Topbar OCB

Frimesa é premiada por programa de qualidade na produção de suínos

Imagem Destaque

2025
Sul
Agropecuário
Frimesa Cooperativa Central
cultura de inovação, indicadores, Inovação de processo, métricas
Inovação de processo
O programa Suíno Certificado, uma iniciativa inovadora da Frimesa, foi vencedor do Prêmio Quem é Quem 2025. Com uma robusta avaliação do processo de produção, a cooperativa foca em desenvolver pilares essenciais para o mercado, que são o bem-estar animal, a sustentabilidade, a segurança do alimento, a saúde e segurança do trabalhador e a rastreabilidade.

BAIXAR RESUMO



Contexto

A Frimesa, cooperativa do ramo agropecuário com sede em Medianeira, no Paraná, atua na indústria de derivados de carne suína e laticínios. Seu programa Suíno Certificado, uma iniciativa estratégica para garantir a qualidade dos produtos, foi reconhecido no Prêmio Quem é Quem 2025, que elenca as melhores cooperativas brasileiras de aves e suínos.

Antes da criação do programa, a Frimesa e suas cooperativas filiadas já operavam em um modelo de integração que permitia o controle da cadeia produtiva. No entanto, era necessária uma padronização ainda mais rigorosa e um sistema que trouxesse garantia de qualidade.

Assim, a criação do programa foi impulsionada por uma estratégia e visão de futuro. Internamente, a inovação reflete os valores cooperativistas e a busca por excelência na produção, essenciais para garantir a viabilidade e a competitividade de toda a cadeia integrada.

Pensando no contexto externo, a cooperativa se antecipou às crescentes exigências globais de mercado, especialmente para a exportação, que demandavam a formalização e a comprovação rigorosa de boas práticas de produção, como bem-estar animal, biosseguridade e rastreabilidade, alinhando-se também às novas tendências de consumo por alimentos mais seguros e sustentáveis.

Desafios

O programa não surgiu como uma resposta direta a problemas ou condições precárias específicas anteriores na cooperativa, mas sim para estabelecer uma produção padronizada e uma garantia formalizada de qualidade para se destacar no mercado.

Era necessário uniformizar a produção, de maneira a garantir que todos os animais fossem criados de forma alinhada; atender à demanda do consumidor, que está se tornando mais exigente em relação à origem, qualidade e segurança alimentar do produto; e estar nos padrões do mercado, para conseguir novas oportunidades de exportação atendendo às rigorosas legislações e normas internacionais.

O principal desafio para a implementação do Suíno Certificado foi conscientizar os produtores sobre a importância do programa e demonstrar que os investimentos necessários trariam retorno direto não apenas para a Frimesa, mas também para cada cooperado, tornando o processo mais eficiente.

Além disso, foi preciso explicar como as adequações propostas promoveriam padronização, segurança, melhores condições de trabalho e fortalecimento das práticas de bem-estar animal, ao mesmo tempo que garantiriam o cumprimento das legislações vigentes e atenderiam às exigências dos mercados, beneficiando toda a cadeia produtiva.

Desenvolvimento

O compromisso com o bem-estar animal sempre foi um pilar estratégico central para a Frimesa, formalizado por meio de metas claras, investimentos em infraestrutura e certificações que garantem a ética, a responsabilidade e a sustentabilidade de toda a produção da cooperativa. 

Dessa maneira, o Programa Suíno Certificado surgiu como uma iniciativa para padronizar, monitorar e aprimorar a qualidade e a sustentabilidade na produção de suínos entre os produtores cooperados, abrangendo desde as instalações e controle de pragas até a alimentação e medicação dos animais, garantindo o bem-estar e a conformidade.

A iniciativa avalia propriedades focando em cinco pilares essenciais para o consumidor e o mercado: bem-estar animal, proteção do meio ambiente, segurança do alimento, saúde e segurança do trabalhador e rastreabilidade. Essa estrutura permitiu o controle de toda a cadeia, elevando o padrão de produção.

Foram avaliadas questões como boas práticas agropecuárias, auditorias, checklists, além da alta fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O programa iniciou com um projeto-piloto aplicado em algumas propriedades integradas. A proposta incluía treinamentos, visitas de avaliação e acompanhamento para observar a execução dos procedimentos, além do preenchimento de formulários de registro das atividades que têm influência no processo de produção ou no produto final.

A conquista do Prêmio Quem é Quem 2025 na categoria "Bem-Estar Animal" reconhece a eficácia do trabalho realizado na Frimesa, que implantou práticas avançadas e rigorosas na sua cadeia produtiva.

Resultados

Além da premiação, o sucesso do programa é percebido, principalmente, pelo alto nível de adesão dos produtores e pelo atingimento de metas operacionais.

Primeiramente, a cooperativa alcançou a marca de 80% das granjas integradas seguindo os rigorosos padrões de biosseguridade. Este avanço na adesão, que cumpriu uma das metas estratégicas para 2025, é um indicador fundamental de que a inovação está sendo implementada e aceita na base produtiva.

A melhoria na qualidade e sanidade foi outro impacto positivo. Na prática, houve redução da incidência de doenças entre os animais, o que consequentemente também diminuiu a necessidade de medicamentos e reforçou a produção de alimentos de maior qualidade e segurança.

Por fim, a cooperativa também atingiu o alinhamento estratégico e boas práticas de ESG, exigências do Roadmap Frimesa ESG 2040. Esse documento é o mapa estratégico que guia as ações da cooperativa, com objetivos claros e mensuráveis para sustentabilidade ambiental, social e de governança.

Próximas iniciativas

Depois do grande sucesso, a cooperativa segue com planos para o futuro. A principal expectativa é atingir a meta de certificar 100% das granjas integradas no programa Suíno Certificado até 2026. Atualmente, a iniciativa atingiu 80% da produção.

A conclusão da meta consolida a padronização e a segurança de toda a cadeia, ajudando a cooperativa a fortalecer sua marca e construir um diferencial tanto para o mercado interno quanto para o mercado exportador.

Contato

Elias José Zydek, presidente Executivo da Frimesa. E-mail: elis@frimesa.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Produto da cooperativa amazonense nasceu a partir de um experimento e já representa 20% de sua produção agroindustrial. Em busca de soluções para evitar o desperdício da polpa de cacau, a Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (COOPERAR) recorreu à criatividade e desenvolveu seu vinagre de cacau. O novo produto já representa 20% da produção agroindustrial da cooperativa amazonense, que se prepara para que esse valor siga crescendo. 

InovaCoop

Aplicativo já reúne mais de 20 mil cooperados e tem crescimento exponencial durante a pandemia. RESUMO CARDCom o apoio de startup, Sicredi desenvolve marketplace para todas as cooperativas do Sistema Sicredi e apoia o desenvolvimento de pequenos empreendedores. O aplicativo funciona como motor de expansão do cooperativismo, estando alinhado com o princípio da Intercooperação, e conecta os associados através de uma vitrine virtual de produtos e serviços.

InovaCoop

O Sicoob Credicaf adotou a inovação como foco em seu planejamento estratégico de 2024. Para fortalecer essa prática, a cooperativa criou um Comitê de Inovação, composto por profissionais de diversas áreas. O objetivo do comitê é organizar, desenvolver e implementar iniciativas inovadoras de forma colaborativa.

InovaCoop

Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.