Topbar OCB
Frimesa reduz custos com padronização de lavagem de uniformes
Contexto
Historicamente, cada unidade da cooperativa agropecuária paranaense Frimesa realizava a aquisição de produtos químicos para lavanderia de forma descentralizada, selecionando fornecedores distintos e utilizando diferentes produtos. Essa prática resultava em altos custos operacionais, falta de padronização na qualidade dos uniformes e dificuldades na gestão dos estoques.
Com a ampliação das operações e a necessidade de otimizar a gestão dos insumos, a cooperativa percebeu que poderia consolidar a demanda e obter melhores condições comerciais ao estruturar um BID (Bidding Process). Dessa forma, além de buscar melhores preços, a Frimesa garantiria uniformidade nos processos de lavagem.
Outro ponto importante foi a necessidade de reforçar a comunicação entre as unidades e os fornecedores, garantindo que todos os requisitos técnicos fossem atendidos. Era preciso construir parcerias estratégicas e manter um trabalho contínuo com os fornecedores.
Desafios
A implementação do BID exigiu um planejamento minucioso para garantir sua viabilidade. Um dos principais desafios foi avaliar a qualidade dos produtos químicos e assegurar que as mudanças não comprometessem a higienização dos uniformes.
O resultado levaria meses, já que mudanças na qualidade dos uniformes só poderiam ser avaliadas a médio e longo prazo. Além disso, a cooperativa precisava entender e contornar os riscos da dependência de um único fornecedor ou da dificuldade da rastreabilidade entre múltiplos fornecedores.
Era preciso uma escolha estratégica que proporcionasse qualidade e um bom alinhamento com fornecedores para garantir que os insumos selecionados atendessem aos padrões estabelecidos e oferecessem vantagens logísticas e econômicas.
Desenvolvimento
Para viabilizar o projeto, a equipe iniciou um levantamento detalhado das necessidades de cada unidade, mapeando que o processo de lavagem industrial de cada equipe era praticamente o mesmo.
Esse estudo possibilitou a criação de um modelo estratégico de aquisição, garantindo melhores condições comerciais e maior controle sobre os insumos utilizados.
A estruturação do BID foi baseada na seleção de fornecedores que atendessem às exigências de qualidade e custos. Após um processo rigoroso de avaliação, a Frimesa optou por dividir a demanda entre diferentes fornecedores estratégicos, reduzindo os riscos de dependência e garantindo um fornecimento contínuo e confiável.
A implementação do BID envolveu também um trabalho de comunicação interna para que todas as unidades estivessem alinhadas com as novas diretrizes de compras.
Resultados
O novo modelo de aquisição resultou em um maior controle de qualidade e uma relação mais eficiente com os fornecedores e times, otimizando a operação como um todo.
O projeto gerou impactos positivos significativos, consolidando a estratégia de gestão de compras de produtos químicos para a Frimesa. Dentre os principais resultados alcançados, o modelo trouxe uma economia que superou R$ 650 mil em 12 meses.
Além disso, a padronização dos processos de lavagem em todas as unidades garantiu maior qualidade e eficiência operacional. O projeto trabalhou na criação de um escopo estratégico para futuras aquisições em todas as unidades da Frimesa, facilitando a tomada de decisões e otimizando as negociações com fornecedores.
Nesse processo, não apenas houve um fortalecimento das parcerias com os fornecedores, mas também uma melhora na comunicação interna e externa, garantindo transparência e maior integração entre todos os setores envolvidos no processo.
Próximas iniciativas
A Frimesa segue com acompanhamentos contínuos para avaliar o desempenho dos fornecedores e garantir a manutenção, sempre que necessário, da qualidade dos uniformes e dos produtos utilizados na higienização.
A experiência adquirida na formulação do projeto promoveu uma cultura organizacional focada na melhoria contínua das operações. O exemplo continua incentivando times na busca da Frimesa por inovações e eficiência.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Fruto da atuação conjunta de Castrolanda, Frísia e Capal, marca Unium promoveu sinergia de esforços em detrimento de concorrência por mercados similares. Criada em 2017, a Unium é resultado da união entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, iniciativa de intercooperação com um modelo inovador que vem otimizando recursos proporcionando aumento anual de cerca de 20% no faturamento conjunto das três cooperativas nos segmentos de lácteos, suínos e trigo. A marca Unium, que representa as três cooperativas, completou 3 anos em 2020 e tem faturamento anual de cerca de R$ 7 bilhões.
Unimed Maringá promove bate-papo quinzenal com seus colaboradores para engajar a equipe em temas ligados à inovação. Os encontros, batizados de UP! Talks, acontecem em ambiente online e trazem convidados de dentro e fora da cooperativa para tratar assuntos estratégicos como cultura de dados, Inteligência Artificial e transformação digital. A iniciativa foi lançada em 2023 e se tornou uma importante ferramenta de comunicação interna.
O Sicoob criou a Sipag 2.0, sua plataforma de pagamentos, para ter mais autonomia e melhores resultados no setor de adquirência. A implementação foi desafiadora, mas a plataforma se destaca pela tecnologia, segurança e funcionalidades inovadoras. A Sipag 2.0 impulsiona o crescimento das cooperativas do sistema e fomenta a inclusão financeira, sendo premiada em 2024 durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito.
Empreendedorismo também passa a fazer parte da matriz curricular. O Colégio CEM, mantido pela Cooperativa de Trabalho Magna, desenvolveu uma plataforma digital e adotou a disciplina de empreendedorismo para melhorar o projeto “Minicidade Cooperativista”. Com a plataforma MinicidadeON, a cooperativa conseguiu resolver problemas antigos e aumentou a participação dos alunos.