Topbar OCB
Unimed Vitória amplia atendimento com teleconsulta
CONTEXTO
A exemplo de outras Unimeds e instituições de saúde, a Unimed Vitória - cooperativa do Espírito Santo com 2.431 médicos cooperados - se viu diante de um grande desafio após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar o estado de pandemia, no início de 2020.
Com o estabelecimento de medidas de isolamento social, era preciso ampliar o atendimento com auxílio da tecnologia. Essa decisão foi motivada a partir do anúncio da Portaria 467, do Ministério da Saúde, que regulamentou as ações da telemedicina no Brasil. Era preciso, portanto, desenvolver e oferecer o serviço de teleconsulta na Unimed Vitória.
DESAFIOS
A Unimed Vitória precisava garantir assistência, orientação e monitoramento aos clientes por meio de soluções tecnológicas inovadoras, tanto para os casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19, quanto para queixas simples, mantendo o gerenciamento e coordenação do cuidado.
Dessa forma, buscava-se reduzir as idas presenciais ao pronto socorro da cooperativa, a fim de evitar o agravamento de patologias e, sobretudo, a transmissão de Covid-19 de modo geral.
DESENVOLVIMENTO
Diante dos desafios, a Unimed Vitória implantou o serviço de teleconsulta através de tecnologia desenvolvida internamente. A iniciativa foi adotada no Centro de Especialidades e em 10 consultórios, sendo nove para clínica médica e um para pediatria, estendendo posteriormente para anestesiologia.
O atendimento é realizado por meio da central 0800, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Recentemente, a cooperativa também disponibilizou o serviço via aplicativo e divulgou uma cartilha orientando o uso.
Ao entrar em contato, o beneficiário escolhe a opção teleconsulta, recebe um SMS com um link, acessa o link no horário determinado e recebe a consulta via videoconferência. Caso precise de medicamentos de tarja, ele retira seu receituário no Centro de Especialidades da cooperativa via drive-thru.
O desenvolvimento da iniciativa pode ser resumido nas seguintes etapas:
- desenho de todo o processo
- desenvolvimento nos sistemas de TI
- adequação da infraestrutura de TI
- seleção de médicos com perfil generalista
- treinamento das equipes e parceiros
- engajamento dos envolvidos
- testes em ambiente de homologação
- definição de público restrito como teste para os atendimentos iniciais
- expansão para demais clientes e especialidade de anestesiologia
- atualização contínua nos protocolos clínicos de Covid-19
- comunicação assertiva entre setores envolvidos
- aculturamento do cliente/equipe para atendimento/atuação online
- monitoramento contínuo dos indicadores para dimensionar os recursos necessários ao serviço
Além disso, foram necessários alguns ajustes de rota, como as adequações na URA (unidade de resposta audível) e nos scripts do operador de atendimento e médico, conciliando com as necessidades dos clientes e as orientações jurídicas.
RESULTADOS
Como inovação, a cooperativa destaca principalmente a integração da assistência prestada ao cliente por meio de recursos tecnológicos. Com a realização da consulta médica através de videoconferência, foi possível garantir a continuidade da gestão do cuidado, sobretudo dos pacientes crônicos.
A Unimed Vitória ressalta também a importância da visão generalista do médico, com destaque para a atuação do médico de família. Além de ter parceiros alinhados ao propósito da instituição, sobretudo em momentos de desafios, para o desenvolvimento de iniciativas de forma ágil e eficaz.
Houve também a integração da teleconsulta com a Central Covid, criada com objetivo de orientar e esclarecer o cliente sobre a Covid-19, favorecendo o cuidado integral e reduzindo deslocamento de clientes. Entre abril de 2020 e janeiro de 2021, mais de 29 mil teleconsultas foram realizadas com essa finalidade.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Na Unimed Vitória, a teleconsulta foi estruturada em metodologia de projeto, classificado como estratégico e priorizado para 2021. Após implantar o serviço de teleconsulta no aplicativo Cliente Unimed Vitória, gerando maior facilidade e agilidade, o objetivo da cooperativa é seguir investindo para obter maior segurança e satisfação do cliente.
Contato do responsável:
Kamile de Freitas Cassoli
gerente de unidade da Unimed Vitória
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para eliminar problemas com esquecimentos por parte dos avicultores, cooperativa criou sistema que proporciona melhor planejamento de compras.. Para eliminar problemas com esquecimentos por parte dos avicultores, cooperativa criou sistema que proporciona melhor planejamento de compras.
O app melhora a comunicação entre os produtores e os técnicos envolvidos no Programa Leite Certo. Em 2023, a Nater Coop desenvolveu um aplicativo para o seu programa Leite Certo. Assim, o app Leite Certo foi criado para melhorar a comunicação entre os produtores participantes e a equipe de assistência técnica, a fim de agilizar o processo de coleta de dados e análises. Dessa maneira, os cooperados fornecedores de leite têm acesso a informações precisas, que tornam os resultados da cooperativa mais eficientes.
Cooperativa de saúde cria dois novos programas para se relacionar com startups em estágios iniciais. RESUMO Cooperativa de saúde Unimed VTRP lança programa para aceleração de startups em estágio inicial, o Vibee. Ele se junta a outro programa da cooperativa, o InnovatiON - este, destinado ao relacionamento com startups maduras para solução de desafios de negócios.
Experiência positiva em 2020 motiva a cooperativa a manter o mesmo formato para as próximas assembleias. Sempre preocupada com a experiência do seu cooperado, a Expocaccer viu na assembleia semipresencial o melhor formato para realizar a sua AGO em meio à pandemia. A cooperativa utilizou o aplicativo Curia, da Coopersystem, e pretende manter o formato para as suas próximas assembleias.