Unimed Vitória amplia atendimento com teleconsulta

CONTEXTO
A exemplo de outras Unimeds e instituições de saúde, a Unimed Vitória - cooperativa do Espírito Santo com 2.431 médicos cooperados - se viu diante de um grande desafio após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar o estado de pandemia, no início de 2020.
Com o estabelecimento de medidas de isolamento social, era preciso ampliar o atendimento com auxílio da tecnologia. Essa decisão foi motivada a partir do anúncio da Portaria 467, do Ministério da Saúde, que regulamentou as ações da telemedicina no Brasil. Era preciso, portanto, desenvolver e oferecer o serviço de teleconsulta na Unimed Vitória.
DESAFIOS
A Unimed Vitória precisava garantir assistência, orientação e monitoramento aos clientes por meio de soluções tecnológicas inovadoras, tanto para os casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19, quanto para queixas simples, mantendo o gerenciamento e coordenação do cuidado.
Dessa forma, buscava-se reduzir as idas presenciais ao pronto socorro da cooperativa, a fim de evitar o agravamento de patologias e, sobretudo, a transmissão de Covid-19 de modo geral.
DESENVOLVIMENTO
Diante dos desafios, a Unimed Vitória implantou o serviço de teleconsulta através de tecnologia desenvolvida internamente. A iniciativa foi adotada no Centro de Especialidades e em 10 consultórios, sendo nove para clínica médica e um para pediatria, estendendo posteriormente para anestesiologia.
O atendimento é realizado por meio da central 0800, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Recentemente, a cooperativa também disponibilizou o serviço via aplicativo e divulgou uma cartilha orientando o uso.
Ao entrar em contato, o beneficiário escolhe a opção teleconsulta, recebe um SMS com um link, acessa o link no horário determinado e recebe a consulta via videoconferência. Caso precise de medicamentos de tarja, ele retira seu receituário no Centro de Especialidades da cooperativa via drive-thru.
O desenvolvimento da iniciativa pode ser resumido nas seguintes etapas:
- desenho de todo o processo
- desenvolvimento nos sistemas de TI
- adequação da infraestrutura de TI
- seleção de médicos com perfil generalista
- treinamento das equipes e parceiros
- engajamento dos envolvidos
- testes em ambiente de homologação
- definição de público restrito como teste para os atendimentos iniciais
- expansão para demais clientes e especialidade de anestesiologia
- atualização contínua nos protocolos clínicos de Covid-19
- comunicação assertiva entre setores envolvidos
- aculturamento do cliente/equipe para atendimento/atuação online
- monitoramento contínuo dos indicadores para dimensionar os recursos necessários ao serviço
Além disso, foram necessários alguns ajustes de rota, como as adequações na URA (unidade de resposta audível) e nos scripts do operador de atendimento e médico, conciliando com as necessidades dos clientes e as orientações jurídicas.
RESULTADOS
Como inovação, a cooperativa destaca principalmente a integração da assistência prestada ao cliente por meio de recursos tecnológicos. Com a realização da consulta médica através de videoconferência, foi possível garantir a continuidade da gestão do cuidado, sobretudo dos pacientes crônicos.
A Unimed Vitória ressalta também a importância da visão generalista do médico, com destaque para a atuação do médico de família. Além de ter parceiros alinhados ao propósito da instituição, sobretudo em momentos de desafios, para o desenvolvimento de iniciativas de forma ágil e eficaz.
Houve também a integração da teleconsulta com a Central Covid, criada com objetivo de orientar e esclarecer o cliente sobre a Covid-19, favorecendo o cuidado integral e reduzindo deslocamento de clientes. Entre abril de 2020 e janeiro de 2021, mais de 29 mil teleconsultas foram realizadas com essa finalidade.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Na Unimed Vitória, a teleconsulta foi estruturada em metodologia de projeto, classificado como estratégico e priorizado para 2021. Após implantar o serviço de teleconsulta no aplicativo Cliente Unimed Vitória, gerando maior facilidade e agilidade, o objetivo da cooperativa é seguir investindo para obter maior segurança e satisfação do cliente.
Contato do responsável:
Kamile de Freitas Cassoli
gerente de unidade da Unimed Vitória
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sistema OCB/GO encontra soluções em desafio de inovação
O Ideation Innovation Challenge premia ideias inovadoras dos colaboradores. O Sistema OCB/GO lançou o Ideathon Innovation Challenge, um desafio interno que surgiu da inspiração de colaboradores após visitarem o ecossistema de inovação do Vale do Silício. A primeira edição visou estimular a criatividade e colaboração interna, direcionando talentos para a resolução de questões enfrentadas pelo sistema e cooperativas goianas. Dado o êxito e engajamento excepcionais, planos para edições futuras já estão em andamento, consolidando a inovação como um compromisso contínuo.

Intercooperação leva internet de alta velocidade ao norte da Finlândia
Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais. RESUMO CARDSituada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.

Missão 21: Sicoob Unicoob dissemina e enraíza inovação
Programa capacitou equipes de 15 cooperativas para gerenciar inovação local e difundiu as novas práticas entre centenas de colaboradores. RESUMO CARDSicoob Unicoob cria programa de inovação com definição de equipes próprias em cada cooperativa, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma cultural local de inovação. O programa, batizado de Missão 21, gerou três ideias de inovação selecionadas por um comitê externo, a serem aceleradas em etapa posterior, e permitiu a disseminação da cultura de inovação entre as cooperativas do sistema.

InPulse Ailos: seleção de startups para desafios do sistema
Sistema Ailos cria programa de chamadas de startups, incentivadas a apresentar soluções tecnológicas para as necessidades das cooperativas. Como parte de seu foco em inovação permanente, a Central Ailos criou um programa aberto de inovação, cujo objetivo central é aproximar a Central e suas cooperativas singulares do ecossistema de startups brasileiras. O programa surgiu da ideia de que o Laboratório de Inovação do Ailos não poderia executar todas as soluções internamente, de modo que parceiros externos seriam necessários para entregar alternativas às cooperativas e aos cooperados. O InPulse Ailos já resultou na contratação de três startups como parceiras da Central e continua recebendo pitches em ciclo contínuo.