Sicredi Ceará inicia gestão ambidestra em parceria com Instituto Fenasbac

Contexto
Em 2022, Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac, palestrou no 14° Concred, um dos maiores eventos do cooperativismo de crédito da América Latina, em Recife. A apresentação chamou a atenção da Sicredi Ceará para o programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito", liderado pela executiva.
Iris Ribeiro, Gerente de Gestão de Pessoas da cooperativa, narrou assim como a parceria teve início:
“Ficamos entusiasmados com o potencial que essa parceria poderia trazer para a Sicredi Ceará, o quanto a ambidestria poderia nos ajudar a potencializar o que temos de melhor, o cooperativismo alinhado ao crescimento sustentável da cooperativa”.
A partir de então, começou o relacionamento entre a Sicredi Ceará e o Instituto Fenasbac, que é uma consultoria vinculada à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
Desafios
O programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito” consiste em um processo de transformação cultural. Diante disso, um grande desafio é engajar colaboradores e cooperados para o fortalecimento da cultura de inovação na cooperativa.
“O cooperativismo é fascinante e quem conhece se apaixona, mas unir as ações de desenvolvimento do cooperativismo linkado ao desenvolvimento e crescimento do negócio é um processo que acontece de forma paulatina. A cada ação realizada vamos ganhando mais força, até alcançarmos a transformação cultural desejada”, argumenta Iris.
Desenvolvimento
O projeto foi iniciado em abril de 2023. “Estamos na fase de concepção da ambidestria, gerando muitos insights a cada encontro com o nosso time, já identificamos os pontos que precisamos evoluir na nossa cultura”. A Sicredi Ceará é a primeira cooperativa de crédito do Nordeste a avançar no programa.
O objetivo é que a cooperativa tenha uma estratégia centrada na ambidestria organizacional - isto é, levando em conta dois fatores:
• Alinhamento: explorar a operação diariamente.
• Adaptação: habilidade de inovar respondendo às demandas do ambiente.
Assim, a Sicredi Ceará pratica o equilíbrio entre a inovação pensando no futuro e o aprimoramento da operação diária. Iris exemplifica:
“Estamos trabalhando fortemente na abertura de conta digital, no qual envolvemos os nossos colaboradores em um evento de apresentação do potencial que esse canal pode ter para o crescimento da cooperativa”.
Além disso, relata a gerente, o comitê de inovação da Sicredi Ceará está recebendo muitas sugestões que possibilitam o olhar para melhoria de processos e execução de novas ideias.
Por fim, Íris ressalta a correlação entre resultado financeiro e impacto social no cooperativismo de crédito. “Unir as duas frentes é desafiador, mas quando deixamos o propósito ativo, sendo colocado sempre à frente de cada ação possibilita um maior engajamento das pessoas”.
Resultados
A gestão ambidestra é uma forma de a cooperativa se manter atualizada perante os novos hábitos, sobretudo das pessoas mais jovens. Com isso, o projeto em parceria com o Instituto Fenasbac está despertando curiosidade e fomentando novas ideias nos colaboradores.
Ademais, ainda que esteja em um estágio inicial, já é possível ver impactos dela na cultura da Sicredi Ceará, relata Iris.
“Até aqui, nós já conseguimos ter um olhar diferenciado para o quanto as ações sociais poderão nos levar a muito mais longe. Também já conseguimos gerar entendimento e comprometimento com os nossos líderes da importância de seguirmos esse caminho, muito embora ele seja desafiador”. Ela completa:
“A implantação é que irá fazer com que a gente sinta a sensação de que estamos indo para outro patamar. Chegaremos lá, com certeza!”
Próximas iniciativas
“A parceria com o Instituto Fenasbac tem sido riquíssima e tenho certeza que eles irão nos ajudar a levar nossa cooperativa para outro patamar”, avalia Iris Ribeiro. “Com isso, estamos ansiosos pela finalização da etapa de concepção do projeto de ambidestria, para definirmos os próximos passos relacionados à implantação”.
A Gerente de Gestão de Pessoas conclui com otimismo sobre o futuro do projeto: “o Instituto é um grande parceiro e tenho certeza que ainda realizaremos trabalhos brilhantes para o desenvolvimento do cooperativismo”.
Contato do responsável:
Iris Ribeiro
Gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Ceará
irislene_santos@sicredi.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Ciclos: cooperativa de plataforma do Sicoob ES
Por meio da Ciclos, agências e cooperados do sistema passam a ter acesso à energia fotovoltaica. Para aumentar a oferta de produtos e serviços aos seus associados, o Sicoob ES lançou a Ciclos, uma cooperativa de plataforma para oferecer serviços de telecom, energia limpa e, em breve, também planos de saúde e marketplace. Para gerar energia limpa, o Sicoob ES inaugurou um complexo composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), que atende tanto às agências do Sicoob no estado quanto aos associados de todas as cooperativas do sistema.

Com Horizontes Hub, Unimed-BH incentiva inovação aberta, parcerias e projetos inovadores
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.

Colégio CEM desenvolve plataforma digital MinicidadeON
Empreendedorismo também passa a fazer parte da matriz curricular. O Colégio CEM, mantido pela Cooperativa de Trabalho Magna, desenvolveu uma plataforma digital e adotou a disciplina de empreendedorismo para melhorar o projeto “Minicidade Cooperativista”. Com a plataforma MinicidadeON, a cooperativa conseguiu resolver problemas antigos e aumentou a participação dos alunos.

Biometria facial para reduzir burocracia na Uniodonto Jundiaí
Cooperativa também conseguiu diminuir impacto ambiental ao eliminar o uso de papel no processo. Para desburocratizar o processo de liberação das guias dos usuários e reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, a Uniodonto Jundiaí decidiu implementar um processo de inovação que eliminasse o uso de papel. O novo projeto contou com a criação de um software de biometria facial para a autorização e assinatura eletrônica de forma mais rápida, segura e de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).