Pergunta:
Como superar a resistência à inovação dentro de cooperativas, especialmente em grupos que possuem forte apego a modelos tradicionais?
Resposta:
Gustavo Mendes, diretor de Conteúdo da Coonecta, destaca a importância de entender a fundo as causas dessa resistência. “É preciso ir além de respostas cômodas e superficiais como uma suposta falta de um ‘mindset inovador’ dos envolvidos”.
O primeiro passo, portanto, é investigar as condições estruturais que impedem o engajamento da equipe, como falta de orçamento, tempo ou clareza nos objetivos da inovação.
Além disso, Gustavo recomenda iniciar projetos de inovação com pequenas mudanças que gerem ganhos rápidos, mostrando aos envolvidos que a inovação pode melhorar, por exemplo, os processos de trabalho. Por fim, vale lembrar que no caso de uma cooperativa, o foco deve ser sempre em gerar valor para os cooperados e para a comunidade, garantindo que as inovações propostas façam sentido dentro do contexto da cooperativa.
Para ter um contexto geral do tema, vale a leitura desta pesquisa do Sistema OCB sobre os avanços e desafios da inovação nas cooperativas.