O aprendizado contínuo promove transformações
Inovar virou sinônimo de sobrevivência e as coops estão firmes no propósito de se reinventarem. Conheça a colaboradora da Unimed Curitiba que bebe na fonte do InovaCoop para aprender e buscar soluções inovadoras em seu dia a dia.
Estamos no ar há quase um ano e olha, muita gente já deu pelo menos uma passadinha por aqui para acessar nossos e-books, os cursos ou as novidades sobre inovação no cooperativismo. Uma dessas pessoas foi a Renata de Souza Vitorino, da Unimed Curitiba.
A Renata trabalha há 12 anos na cooperativa e desenvolveu sua carreira em regulação da saúde. Formada em Gestão de Processos Jurídicos, ela se especializou em Inteligência Competitiva, Big Data, Inovação e Gestão Empresarial, e sabe o poder transformador que inovação tem. Completamente apaixonada pelo tema e ciente da sua importância no desenvolvimento das suas funções na área de Operações - dando suporte aos setores por meio da extração de dados, identificando padrões e provendo insights, subsidiando o processo decisório através de estudos técnico-operacionais -, a Renata busca constantemente aprender diferentes formas de otimizar seu trabalho.
Nessa jornada contínua de aprendizado, a Renata encontrou o InovaCoop - um lugar repleto de conteúdos gratuitos, feitos sob medida para quem é cooperativista e quer inovar. E a gente encontrou a Renata por meio das nossas redes sociais, porque além de aproveitar muito bem tudo o que temos por aqui, ela também fez questão de compartilhar com o mundo e despertar em outras pessoas o desejo de explorar o potencial inovador do coop.
Entrevistamos a Renata para saber um pouco mais sobre o seu processo de aprendizagem contínuo, sobre as suas experiências com nossos cursos, ferramentas e como os materiais disponíveis aqui no InovaCoop têm contribuído para a inovação na sua coop. Confira!
O que te motiva continuar aprendendo continuamente?
Renata de Souza Vitorino: Grande parte da minha atividade hoje tem foco em propor ações para otimização, primando pela transformação digital e inovação para atendimento e conformidade nas demandas de escopo regulatório, operacional e técnico, o que exige constante atualização. Ao estudar determinada matéria somos expostos a assuntos direta ou indiretamente relacionados, ganhando assim novas perspectivas sobre problemas e oportunidades. É isto é o que me motiva: a possibilidade de combinar conhecimentos, formar repertório em diversas áreas e me sentir mais confiante e criativa nas propostas. Não necessariamente, claro, um curso pode ter aplicabilidade imediata, mas ter contato com diversas ideias e conceitos possibilita um terreno fértil para insights pela combinação de tudo a que fui exposta.
Como você define a sua trilha de aprendizado?
Eu procuro combinar conhecimento técnico, regulatórios, com novidades e recursos, modernos ou clássicos. Assim tenho intercalado cursos diretamente relacionados à governança, compliance, regulação e gestão de contratos com inovação, técnicas de gestão de processos, projetos e ideação de forma sistemática e estruturada.
Até agora, quais os cursos InovaCoop que você cursou?
O primeiro que realizei foi “Gestão da Mudança”. Com um conteúdo detalhado sobre o que é mudança, como ocorrem as transições e como estruturar a implementação da mudança. Neste curso destaco as técnicas para identificar as possíveis resistências e como agir de forma eficaz. Principalmente no cenário que enfrentamos atualmente essa é uma capacitação imprescindível. Muito se fala sobre o novo normal, mas esquece-se do período entre as duas realidades, o desconforto e a insegurança que são naturais, mas que não podem ser paralisantes. Após eu realizei “Governança Corporativa: Princípios e Boas Práticas” [disponível no CapacitaCoop] que é um tema diretamente relacionado à minha área e foi uma grata surpresa encontrar um curso tão rico disponibilizado aos colaboradores. Na sequência realizei “Pesquisador de Tendências” e este com certeza foi o meu favorito. O curso apresenta metodologia para, de forma estruturada, mapear acontecimentos atuais, fatos que por vezes soam como rotineiros, identificar conexões e prever as mudanças sociais que invariavelmente afetarão produtos e serviços. Por fim, realizei “Mentalidade Ágil” e “Introdução ao Design Thinking”, me capacitando a ter melhor interação com as equipes de projetos da cooperativa.
Como esses cursos têm ajudado na sua atividade profissional?
Importante salientar que todas as aplicações e melhorias que estamos conseguindo realizar só têm sido possível porque sou parte de uma cooperativa que, conjuntamente ao Sistema OCB, busca a inovação, exige a conformidade legal e suporta o colaborador com frequentes capacitação para atingir estes objetivos. Tivemos inúmeras melhorias e algumas ainda estão em estudo, mas gostaria de destacar a mais recente na migração dos processos analógicos para o formato digital, sem perda de prazos, com segurança jurídica e identificando eventuais gaps, oportunidades de padronização e melhorias. A estruturação das minhas propostas, minha capacidade de transmitir ideias de forma mais concisa e tecnicamente fundamentada permitiu gerar confiança à minha chefia direta e aos setores com quem trabalho para realizar mudanças que atendam a alta exigência de qualidade nos processos realizados. Posso afirmar que gerir conscientemente cada etapa só foi possível por dominar técnicas e ferramentas através do conhecimento adquirido.
Recomendaria os cursos oferecidos pelo Sistema OCB?
Tenho recomendado e divulgado constantemente os cursos disponibilizados aos meus colegas, enfatizando a importância da capacitação contínua e a oportunidade que o Sistema OCB disponibiliza aos colaboradores e cooperados de realizar treinamentos com conteúdo especialmente voltado para as cooperativas. A plataforma é de excelente usabilidade, o catálogo de cursos é atual e o material complementar é extremamente rico. Fazer esses cursos é essencial!
Transformação digital
Gostaram do papo com a Renata? Nós gostamos muito e aproveitamos para perguntar quais outros conteúdos e cursos ela gostaria de ver por aqui. Entre as sugestões estava um curso sobre transformação digital.
E como dica boa a gente segue, apresentamos para vocês o mais novo curso do InovaCoop. Com ele, você vai aprender a ler os cenários para não perder o timing das mudanças e como implementar a transformação digital da sua coop!
Acesse gratuitamente o curso aqui.