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Gestão de pessoas: na era da IA, os colaboradores humanos são essenciais

Apesar do avanço da tecnologia, existem características humanas que não podem ser substituídas


A inteligência artificial é uma ferramenta fundamental quando o assunto é inovação. Com enorme potencial de aplicação, a tecnologia atua na automação de processos, economizando tempo e potencializando os resultados de algumas tarefas. Na área de gestão de pessoas, a história não é diferente.

Para quem liga com recursos humanos, a IA otimiza e permite uma atuação mais estratégica na gestão de pessoas, com ferramentas que permitem uma tomada de decisão mais assertiva. De acordo com a pesquisa da TIC Empresas, 22% das organizações pequenas e 37% das grandes já adotaram a inteligência artificial na sua rotina, com a implementação de softwares de RH e gestão.

Apesar da atuação relevante da IA na gestão de pessoas, a atividade humana na área continua sendo essencial. Algumas qualidades como empatia, criatividade e ética são exclusivas do ser humano e não podem ser mimetizadas por nenhuma tecnologia. Veja como humanos e máquinas se complementam para a gestão de pessoas!

O papel fundamental do ser humano

Quem já assistiu a filmes de ficção científica, com certeza tem medo de uma distopia em que as máquinas tomam o lugar dos humanos. Trazendo esse temor para uma realidade mais plausível, muitas pessoas acreditam que a IA possa substituir os seres humanos no mercado de trabalho.

Porém, a importância da humanidade é indiscutível. Especialistas enxergam um futuro em que a inteligência artificial e os seres humanos trabalham em conjunto, mas nunca que as máquinas ocuparão o espaço das pessoas.

Qualidade únicas humanas

A certeza da insubstituibilidade humana vem da complexidade de emoções e pensamentos dos indivíduos. Algumas qualidades são essenciais para processos criativos, interpretação de situações e tomada de decisões, mas a inteligência artificial não consegue replicá-las. Dentre elas estão:

• Criatividade

• Intuição

• Senso de ética e moral

• Empatia

• Adaptação a novos cenários

• Interação social

• Propósito de vida

IA gera oportunidades para a gestão de pessoas

Como visto, a inteligência artificial não deve ser vista como uma inimiga e sim como uma ferramenta para auxiliar nos processos do dia a dia. Pensando na gestão de pessoas, já existem softwares que conseguem encontrar padrões nos comportamentos de colaboradores. A partir dos resultados obtidos, essa ferramenta cruza dados e ajuda em análises importantes feitas pelo RH.

Por meio da mesma tecnologia de dados, a IA consegue relacionar informações de vagas em aberto com currículos recebidos pela organização, levantar necessidades de treinamentos e até desenvolver uma engenharia de cargos.

É possível também utilizar a inteligência artificial em processos de aprendizagem automatizados, que atuam em treinamentos e no onboarding de novos talentos. Outra aplicação é utilizar chatbots para recolher feedbacks constantes dos colaboradores.

Inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção

Ferramentas de gestão comportamental são muito úteis quando o assunto é recrutamento e seleção. A inteligência artificial consegue cruzar dados de comportamento e habilidades de um candidato com as competências necessárias para um cargo em aberto na cooperativa.

Além de garantir assertividade nas escolhas, essa análise preditiva reduz o custo e o tempo do processo de seleção. Outra possibilidade é a utilização de algoritmos inteligentes para a análise e triagem de currículos, ou até utilizar chatbots para a realização de uma entrevista inicial e tirar dúvidas dos candidatos.

Benefícios do uso da IA no gerenciamento humano

Com desafios como orçamento limitado e falta de profissionais interessados na análise de dados, o RH muitas vezes sofre com a falta de recursos que auxiliem na execução de alguns processos. Nesse momento, a inteligência artificial surge como um grande aliado do setor.

Como visto, existem diversas aplicações da IA na rotina da gestão de pessoas, que não apenas diminuem o custo e o tempo das operações, mas também tornam as decisões mais inteligentes e baseadas em informações concretas, eliminando o paradigma de que os profissionais do RH atuam apenas baseados na intuição.

Gestão de pessoas e desenvolvimento dos colaboradores em tempos de IA

O suporte oferecido pela inteligência artificial vai além da área de recursos humanos. Dada a importância da colaboração dos funcionários com a tecnologia, realizar workshops e treinamentos com os profissionais também torna-se essencial para o desenvolvimento individual e da organização como um todo.

Humanismo digital e a colaboração entre IA e seres humanos

O humanismo digital é uma filosofia que valoriza o papel humano em meio à transformação digital, colocando as pessoas no centro e levando em conta suas habilidades e necessidades. Ou seja, a ideia é que a inteligência artificial e os indivíduos devem trabalhar juntos, ao invés de competirem.

Para que a inteligência artificial e o ser humano se completem e cooperem, assim como proposto no humanismo digital, é importante que as organizações valorizem ambas as partes. Além de apostar no investimento em tecnologia, ter uma abordagem humanizada permite criar um ambiente de trabalho estimulante e acolhedor, onde os profissionais se sentem valorizados e instigados.

Benefícios de treinamentos sobre inteligência artificial

Em meio à expansão da IA nas rotinas de trabalho, torna-se essencial aprender a manuseá-la. Capacitar seus colaboradores para que saibam operar essa ferramenta não só contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, mas também garante que a organização esteja alinhada às tendências mundiais de tecnologia.

Além de permitir o engajamento e a interação entre os colaboradores, realizar treinamentos sobre a inteligência artificial permite conscientizar a equipe sobre a importância dessa tecnologia e desenvolver novas habilidades.

Rumo ao sucesso na gestão de pessoas com a IA

Muitas organizações já adotaram a inteligência artificial na rotina de gestão de pessoas - e obtiveram resultados positivos. Com a automação de alguns processos, as instituições conseguiram otimizar resultados e tomar decisões mais assertivas.

Assistente virtual encontra os melhores matches para vagas

O site Vagas.com, por exemplo, adotou uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para conectar seu banco de talentos com a plataforma de recrutamento e seleção para pequenos e médios negócios. A ARIA (Assistente de Recrutamento por IA) foi lançada em 2023 e navega por mais de 25 milhões de perfis para encontrar o match ideal para cada vaga.

A tecnologia foi pensada para acelerar um dos processos mais demorados do recrutamento: a primeira seleção de candidatos. Os recrutadores definem o perfil que querem contratar e a ARIA cria uma lista com 10 profissionais em até 72 horas. Feita de forma manual, essa primeira etapa pode demorar até 45 dias.

GAIA, a inteligência artificial da Gupy

A Gupy, plataforma de recrutamento, foi além da seleção de currículos e encontrou mais uma função para a IA. Desde 2016, a plataforma utiliza a GAIA, uma inteligência artificial responsável pela validação de documentos no processo de admissão digital.

Apenas a automação dessa etapa já reduz em 50% o tempo gasto por profissionais do RH em processos de admissão. A tecnologia é alimentada com informações da plataforma há mais de sete anos e passa por avaliações constantes para garantir a qualidade.

Conclusão

O avanço da inteligência artificial é inevitável, inclusive na gestão de pessoas. Porém, devido a características únicas humanas, a tecnologia não será capaz de substituir a atuação dos indivíduos.

O que tende a acontecer é o fortalecimento de conceitos como humanismo digital e a IA como extensão dos seres humanos. As pessoas precisam aprender a dominar a tecnologia para obterem os melhores resultados possíveis, economizando tempo e esforços desnecessários.

Dada a expansão iminente da inteligência artificial, o InovaCoop preparou um guia prático sobre como usar inteligência artificial na prática. Nele, você aprenderá a dominar o Chat PT e outras formas de aplicar a IA na rotina da sua cooperativa! 

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