Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo

CONTEXTO
Em 2018, a Frísia Cooperativa Agroindustrial criou o e-commerce Supercampo para oferecer um local para facilitar as compras de insumos de seus cooperados. Com os bons resultados no início da operação e atenta à tendência de desenvolvimento do comércio eletrônico, a cooperativa decidiu evoluir o projeto para um formato de marketplace.
Foi então que em 2019 um grupo de 11 cooperativas se juntou à Frísia para expandir o Supercampo e torná-lo um marketplace completo acessado pelos cooperados de todas as organizações participantes.
A Supercampo hoje é uma empresa que tem como sócias as seguintes cooperativas: Agrária, Capal, Castrolanda, Cooperalfa, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar.
DESAFIOS
A Supercampo surgiu para atender à demanda de digitalização das cooperativas e também de proporcionar aos cooperados mais segurança, rapidez e praticidade na oferta dos mais diferentes tipos de produtos e serviços para o produtor rural.
Atualmente, a companhia entende que um dos desafios é apoiar a implantação das soluções digitais e de novos hábitos de consumo no dia a dia dos cooperados. Até mesmo porque a Supercampo tem como visão construir e desenvolver a maior plataforma digital do agronegócio brasileiro até 2025.
Hoje, a Supercampo está disponível para mais de 80 mil usuários, que são os associados das 12 cooperativas participantes.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do ambiente tecnológico do Supercampo como marketplace foi bastante favorecido pelo fato de já existir um e-commerce desenvolvido anteriormente. Mudar para marketplace foi uma continuidade do trabalho, porém com uma equipe em crescimento. Em 2021, a organização informou que foram criados mais de 20 cargos internos, o que demonstra essa expansão.
A implantação da plataforma nas cooperativas foi realizada de forma gradual. Na prática, cada cooperativa tem um ambiente de login próprio para seus cooperados, mas com a tecnologia e interface da Supercampo.
Durante o processo de criação do marketplace, a equipe do Supercampo teve o cuidado de escutar os clientes em busca de novas soluções e produtos a serem ofertados. Esse é um dos fatores que faz com que o catálogo de produtos da plataforma esteja em constante expansão.
Mesmo sendo uma plataforma digital, a Supercampo está sempre buscando meios e alternativas para estar próxima aos cooperados. Atualmente, por exemplo, eles estão testando a dinâmica proporcionada pelos armários inteligentes (lockers).
RESULTADOS
Um dos resultados mais importantes e que está diretamente ligado ao desafio da Supercampo com a tecnologia foi levar mais segurança e praticidade aos cooperados.
Estar presente no dia a dia do cooperado e ser um ponto de apoio é uma preocupação constante na Supercampo. Como reflexos dessa visão e resultados da iniciativa, podemos destacar:
- Mais segurança para o cooperado nas atividades digitais.
- Plataforma disponível para mais de 80 mil cooperados.
- Disponibilização de uma ampla gama de produtos e serviços, desde tecnologias de precisão a serviços financeiros, como seguros e financiamentos.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A Supercampo está sempre incluindo novos lojistas e ampliando o catálogo de produtos ofertados na plataforma. Em paralelo a isso, a cooperativa sempre está aprimorando a experiência do cooperado e buscando fechar novas parcerias.
Em agosto de 2021, por exemplo, a Supercampo firmou parceria com a fintech WTK Agro e começou a ofertar também produtos financeiros. São financiamentos e empréstimos sem garantia atrelada e com taxas atrativas. Além disso, ao contratar o serviço, o cooperado pode contar com o apoio de uma equipe de agrônomos que auxilia no melhor desenvolvimento e desempenho da produção.
Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Ronald Eikelenboom, diretor de operações da Supercampo:
Contato do responsável:
Lisiane Cunha
coordenadora de marketing
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Resonate: inovação no modelo de cobrança de streaming
Cooperativa formada por artistas define modelo inovador para cobrar fãs pelo número de vezes que escutam uma canção. Partindo da percepção de que o streaming não é um modelo sustentável nem justo com os artistas, o músico e web developer Peter Harris criou a plataforma cooperativa Resonate em 2015. Sua ideia era estabelecer um modelo de cobrança baseado na quantidade de vezes que um usuário escuta uma canção – e não em um modelo de assinatura, como Spotify e Deezer.

Mais 360º: o programa de inovação do Sicoob
Proposta tem como objetivo identificar e desenvolver ideias de colaboradores que tenham potencial para contribuir com o desenvolvimento da cooperativa. Ao despertar para a necessidade de acompanhar as tendências de mercado, a cooperativa criou o programa de inovação Mais 360º com a proposta de conhecer e investir em ideias surgidas em todas as frentes da operação. O sucesso do programa se deu devido ao processo gamificado e à atribuição de sentimento de dono da ideia aos colaboradores.

Sicredi adota WhatsApp Enterprise para melhor atendimento
Integração da ferramenta ao CRM da cooperativa ajuda a identificar cooperado, facilitando a interação. RESUMO CARDSicredi adota o WhatsApp Enterprise para apoiar os colaboradores no atendimento dos associados de forma mais ágil e simples. Com uma conta comercial oficial do Sicredi validada pelo Facebook, o canal aproxima os associados da sua cooperativa incentivando um relacionamento seguro e fomentando novos negócios de forma digital.

Coprel desenvolve projetos inovadores a partir de parceria com o Hub Aliança
Cooperativa busca fomentar o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul e ampliar seu ecossistema de inovação. Para desenvolver soluções criativas e começar a inovar, a Coprel firmou parceria com o Instituto Aliança Empresarial. A cooperativa se tornou uma das investidoras do Hub Aliança, um hub de inovação focado em conectar instituições e fomentar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico na região norte do Rio Grande do Sul. A colaboração entre Coprel e Hub Aliança já gerou três iniciativas inovadoras e ampliou o ecossistema de inovação da cooperativa.