Topbar OCB
Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo
CONTEXTO
Em 2018, a Frísia Cooperativa Agroindustrial criou o e-commerce Supercampo para oferecer um local para facilitar as compras de insumos de seus cooperados. Com os bons resultados no início da operação e atenta à tendência de desenvolvimento do comércio eletrônico, a cooperativa decidiu evoluir o projeto para um formato de marketplace.
Foi então que em 2019 um grupo de 11 cooperativas se juntou à Frísia para expandir o Supercampo e torná-lo um marketplace completo acessado pelos cooperados de todas as organizações participantes.
A Supercampo hoje é uma empresa que tem como sócias as seguintes cooperativas: Agrária, Capal, Castrolanda, Cooperalfa, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar.
DESAFIOS
A Supercampo surgiu para atender à demanda de digitalização das cooperativas e também de proporcionar aos cooperados mais segurança, rapidez e praticidade na oferta dos mais diferentes tipos de produtos e serviços para o produtor rural.
Atualmente, a companhia entende que um dos desafios é apoiar a implantação das soluções digitais e de novos hábitos de consumo no dia a dia dos cooperados. Até mesmo porque a Supercampo tem como visão construir e desenvolver a maior plataforma digital do agronegócio brasileiro até 2025.
Hoje, a Supercampo está disponível para mais de 80 mil usuários, que são os associados das 12 cooperativas participantes.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do ambiente tecnológico do Supercampo como marketplace foi bastante favorecido pelo fato de já existir um e-commerce desenvolvido anteriormente. Mudar para marketplace foi uma continuidade do trabalho, porém com uma equipe em crescimento. Em 2021, a organização informou que foram criados mais de 20 cargos internos, o que demonstra essa expansão.
A implantação da plataforma nas cooperativas foi realizada de forma gradual. Na prática, cada cooperativa tem um ambiente de login próprio para seus cooperados, mas com a tecnologia e interface da Supercampo.
Durante o processo de criação do marketplace, a equipe do Supercampo teve o cuidado de escutar os clientes em busca de novas soluções e produtos a serem ofertados. Esse é um dos fatores que faz com que o catálogo de produtos da plataforma esteja em constante expansão.
Mesmo sendo uma plataforma digital, a Supercampo está sempre buscando meios e alternativas para estar próxima aos cooperados. Atualmente, por exemplo, eles estão testando a dinâmica proporcionada pelos armários inteligentes (lockers).
RESULTADOS
Um dos resultados mais importantes e que está diretamente ligado ao desafio da Supercampo com a tecnologia foi levar mais segurança e praticidade aos cooperados.
Estar presente no dia a dia do cooperado e ser um ponto de apoio é uma preocupação constante na Supercampo. Como reflexos dessa visão e resultados da iniciativa, podemos destacar:
- Mais segurança para o cooperado nas atividades digitais.
- Plataforma disponível para mais de 80 mil cooperados.
- Disponibilização de uma ampla gama de produtos e serviços, desde tecnologias de precisão a serviços financeiros, como seguros e financiamentos.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A Supercampo está sempre incluindo novos lojistas e ampliando o catálogo de produtos ofertados na plataforma. Em paralelo a isso, a cooperativa sempre está aprimorando a experiência do cooperado e buscando fechar novas parcerias.
Em agosto de 2021, por exemplo, a Supercampo firmou parceria com a fintech WTK Agro e começou a ofertar também produtos financeiros. São financiamentos e empréstimos sem garantia atrelada e com taxas atrativas. Além disso, ao contratar o serviço, o cooperado pode contar com o apoio de uma equipe de agrônomos que auxilia no melhor desenvolvimento e desempenho da produção.
Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Ronald Eikelenboom, diretor de operações da Supercampo:
Contato do responsável:
Lisiane Cunha
coordenadora de marketing
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Pressionada pela exigência de um cliente varejista, a cooperativa paraense Coafra transformou a rastreabilidade em diferencial competitivo e porta de entrada para novos mercados. Em parceria com uma startup de tecnologia, a organização implantou um sistema que registra toda a trajetória do hortifruti, da colheita à gôndola, acessível ao consumidor via QR code. A solução garantiu a manutenção de um cliente estratégico e abriu caminho para uma nova fase do projeto, que passará a monitorar todas as etapas do cultivo desde o plantio.
Iniciativa integra 31 das maiores cooperativas agropecuárias do RS e chega para beneficiar 173 mil produtores responsáveis por metade da safra gaúcha de grãos. A FecoAgro/RS desenvolveu, durante 2 anos, uma plataforma digital completa para tornar mais fácil aos 173 mil produtores associados cuidar de suas propriedades e da produção diária de maneira mais simples, além de conectá-los a um ambiente de negociação e venda coletiva de insumos com maior competitividade.
Projeto “A energia que nos une” financiou uma nova hidrelétrica e venceu o prêmio SomosCoop na categoria Intercooperação. A Certel firmou parceria com cooperativas do Sicredi para financiar a nova hidrelétrica Vale do Leite. O objetivo era fortalecer cada vez mais a prestação do serviço de distribuição de energia e promover a qualidade de vida dos associados através da ampliação da geração de energia renovável e limpa. Como resultado, a iniciativa, chamada “A energia que nos une”, venceu a categoria de Intercooperação do prêmio SomosCoop 2020.
Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais. RESUMO CARDSituada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.