Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo

CONTEXTO
Em 2018, a Frísia Cooperativa Agroindustrial criou o e-commerce Supercampo para oferecer um local para facilitar as compras de insumos de seus cooperados. Com os bons resultados no início da operação e atenta à tendência de desenvolvimento do comércio eletrônico, a cooperativa decidiu evoluir o projeto para um formato de marketplace.
Foi então que em 2019 um grupo de 11 cooperativas se juntou à Frísia para expandir o Supercampo e torná-lo um marketplace completo acessado pelos cooperados de todas as organizações participantes.
A Supercampo hoje é uma empresa que tem como sócias as seguintes cooperativas: Agrária, Capal, Castrolanda, Cooperalfa, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar.
DESAFIOS
A Supercampo surgiu para atender à demanda de digitalização das cooperativas e também de proporcionar aos cooperados mais segurança, rapidez e praticidade na oferta dos mais diferentes tipos de produtos e serviços para o produtor rural.
Atualmente, a companhia entende que um dos desafios é apoiar a implantação das soluções digitais e de novos hábitos de consumo no dia a dia dos cooperados. Até mesmo porque a Supercampo tem como visão construir e desenvolver a maior plataforma digital do agronegócio brasileiro até 2025.
Hoje, a Supercampo está disponível para mais de 80 mil usuários, que são os associados das 12 cooperativas participantes.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do ambiente tecnológico do Supercampo como marketplace foi bastante favorecido pelo fato de já existir um e-commerce desenvolvido anteriormente. Mudar para marketplace foi uma continuidade do trabalho, porém com uma equipe em crescimento. Em 2021, a organização informou que foram criados mais de 20 cargos internos, o que demonstra essa expansão.
A implantação da plataforma nas cooperativas foi realizada de forma gradual. Na prática, cada cooperativa tem um ambiente de login próprio para seus cooperados, mas com a tecnologia e interface da Supercampo.
Durante o processo de criação do marketplace, a equipe do Supercampo teve o cuidado de escutar os clientes em busca de novas soluções e produtos a serem ofertados. Esse é um dos fatores que faz com que o catálogo de produtos da plataforma esteja em constante expansão.
Mesmo sendo uma plataforma digital, a Supercampo está sempre buscando meios e alternativas para estar próxima aos cooperados. Atualmente, por exemplo, eles estão testando a dinâmica proporcionada pelos armários inteligentes (lockers).
RESULTADOS
Um dos resultados mais importantes e que está diretamente ligado ao desafio da Supercampo com a tecnologia foi levar mais segurança e praticidade aos cooperados.
Estar presente no dia a dia do cooperado e ser um ponto de apoio é uma preocupação constante na Supercampo. Como reflexos dessa visão e resultados da iniciativa, podemos destacar:
- Mais segurança para o cooperado nas atividades digitais.
- Plataforma disponível para mais de 80 mil cooperados.
- Disponibilização de uma ampla gama de produtos e serviços, desde tecnologias de precisão a serviços financeiros, como seguros e financiamentos.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A Supercampo está sempre incluindo novos lojistas e ampliando o catálogo de produtos ofertados na plataforma. Em paralelo a isso, a cooperativa sempre está aprimorando a experiência do cooperado e buscando fechar novas parcerias.
Em agosto de 2021, por exemplo, a Supercampo firmou parceria com a fintech WTK Agro e começou a ofertar também produtos financeiros. São financiamentos e empréstimos sem garantia atrelada e com taxas atrativas. Além disso, ao contratar o serviço, o cooperado pode contar com o apoio de uma equipe de agrônomos que auxilia no melhor desenvolvimento e desempenho da produção.
Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Ronald Eikelenboom, diretor de operações da Supercampo:
Contato do responsável:
Lisiane Cunha
coordenadora de marketing
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Mais 360º: o programa de inovação do Sicoob
Proposta tem como objetivo identificar e desenvolver ideias de colaboradores que tenham potencial para contribuir com o desenvolvimento da cooperativa. Ao despertar para a necessidade de acompanhar as tendências de mercado, a cooperativa criou o programa de inovação Mais 360º com a proposta de conhecer e investir em ideias surgidas em todas as frentes da operação. O sucesso do programa se deu devido ao processo gamificado e à atribuição de sentimento de dono da ideia aos colaboradores.

Vexgo: Nater Coop e Coopetranserrana criam marca para transporte de cargas
Vexgo reúne operações de carga de ambas as cooperativas e permitirá expansão dos negócios. A cooperativa agropecuária Nater Coop, em intercooperação com a Coopetranserrana, lançou no fim de 2023 a marca Vexgo para atuar no transporte de cargas, um setor em que nenhuma das duas estava presente até então. A novidade otimizou a logística da Nater Coop tanto na entrega de insumos aos produtores quanto no escoamento da produção e levou à expansão da receita e do número de cooperados da Coopetranserrana.

Unimed Federação Centro Brasileira estimula inovação interna com programa de ideias
Iniciativa premia as ideias dos colaboradores e os incentiva a criar soluções inovadoras. A Unimed Federação Centro Brasileira reformulou um projeto já existente na cooperativa e lançou o “Inoverso”. Com algumas melhorias, o novo programa permite que os colaboradores expressem suas ideias inovadoras e tenham a chance de implementá-las na cooperativa. Os funcionários também ganham pontuações de milhas por suas ideias e podem trocá-las por produtos.

Coperil lança canal com reportagens e podcasts produzidos pelos alunos
Coperil On busca disseminar informações relevantes e de qualidade com a comunidade. Em meio ao mar de desinformação das redes sociais, a Coperil decidiu criar um programa focado em levar conteúdo de qualidade para a comunidade: o Coperil On. O projeto nasceu durante a pandemia e é um sucesso entre os estudantes, que atuam como os apresentadores do programa. Os episódios, disponíveis no Youtube, tratam desde assuntos cotidianos até a cobertura de eventos importantes da região.