Topbar OCB

Biometria facial para reduzir burocracia na Uniodonto Jundiaí

Imagem Destaque

2021
Sudeste
Saúde
Não
Uniodonto Jundiaí
cultura de inovação, Inovação de processo, programa de inovação
Inovação de processo
Cooperativa também conseguiu diminuir impacto ambiental ao eliminar o uso de papel no processo. Para desburocratizar o processo de liberação das guias dos usuários e reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, a Uniodonto Jundiaí decidiu implementar um processo de inovação que eliminasse o uso de papel. O novo projeto contou com a criação de um software de biometria facial para a autorização e assinatura eletrônica de forma mais rápida, segura e de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Com quase 40 anos de história, a Uniodonto Jundiaí é responsável por atender cerca de 3 milhões de usuários e pode ser considerada uma das maiores redes de atendimento odontológico do Brasil. Percebendo os efeitos negativos no processo de assinatura e impressão de guias para a autorização das consultas dos beneficiários, a cooperativa decidiu utilizar a inovação para transformar o cenário tradicional em que estava inserida. A utilização do papel neste processo trazia diversos impactos negativos, como a burocracia, a morosidade e o impacto ao meio ambiente.

“Os treinamentos desenvolvidos nas cooperativas sempre ajudam a identificar oportunidades de inovação. Muitas vezes, inclusive, essas inovações se tornaram casos de sucesso, como a da Uniodonto Jundiaí. Fruto de intercooperação, trouxe como principal preocupação o meio ambiente e a agilidade nos processos da cooperativa”, explica o professor Thiago Martins.

Para enfrentar esse desafio, a solução implementada foi a biometria facial. “Um sistema de reconhecimento facial que, sem a necessidade de coletas de assinatura e a utilização de papel, procede com a liberação do procedimento em tempo real, poupando tempo e reduzindo os custos do processo”, complementa o docente.

DESAFIOS

O processo para a liberação das guias dos beneficiários era burocrático, moroso e utilizava uma quantidade significativa de papel, tornando o processo pouco eficiente e com impacto negativo no meio ambiente.

Frente a essas características, os desafios eram:

  • Tornar a liberação de guias dos beneficiários mais ágil e sem papel.
  • Eliminar as guias de papel utilizadas nos processos de liberação de consultas.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do projeto pode ser resumido em 5 etapas, que envolveram desde um planejamento para a implementação da inovação até a homologação e implementação do sistema na rotina dos cooperadores.

  • Etapa 1: a ideia partiu da necessidade de maior controle sobre as pessoas atendidas, eliminação de burocracia, economia e preservação ambiental.
  • Etapa 2: reuniões com colaboradores, cooperados e fornecedores de softwares que proporcionem a viabilidade da autorização e assinatura eletrônica através da Biometria Facial, de acordo com as normas da ANS.
  • Etapa 3: elaboração e adequação através de um programa “beta”, exaustivamente testado e posteriormente aprovado pelos stakeholders.
  • Etapa 4: homologação do processo, treinamento da equipe interna, treinamento dos cooperados e criação do manual do prestador.
  • Etapa 5: implantação do processo de biometria facial na rotina dos cooperados.

RESULTADOS

De acordo com a cooperativa, dentro do programa de inovação há o incentivo pela participação de colaboradores em eventos com foco em inovação e pela busca de insights inovadores. A demanda de intercorrências e aparecimento de gargalos no dia a dia, levam os colaboradores a terem insights de alto potencial inovador. O reconhecimento pelos colaboradores, cooperados e mercado, é um estímulo relevante para a percepção de valor da inovação e para a geração de novas ideias na cooperativa.

De forma objetiva, ocorreram:

  • ganhos de eficiência;
  • redução de custos nos processos de liberação de guias dos beneficiários;
  • mais agilidade no atendimento aos cooperados;
  • mais segurança na operação;
  • mais economia no processo;
  • mais sustentabilidade ambiental com a não utilização de papel no processo;
  • intercooperação com outras singulares.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

  • Reuniões setoriais para discussão de melhorias contínuas dentro dos processos operacionais e criação de inovações;
  • Criação do grupo de inovação;
  • Utilização de benchmark com o mercado de planos médicos e odontológicos;
  • Apresentação das novas ideias para a diretoria e conselho de administração;
  • Análise da viabilidade administrativa, econômico-financeira, legal, operacional, comportamental e política. Estudo das ameaças e oportunidades, verificando fatores internos e externos, tudo, através de técnicas interativas, dinâmicas e objetivas.


Contato do responsável:


José Clóvis Tomazzoni de Oliveira

clovis@uniodonto.coop.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unifop: plataforma viabiliza atendimento de saúde na cooperativa
InovaCoop

Unifop: plataforma viabiliza atendimento de saúde na cooperativa

Adoção da solução permitiu não apenas a manutenção, mas a expansão do atendimento para outros pacientes, independentemente da sua localização. A pandemia de Covid-19 inviabilizou, do dia para a noite, o atendimento presencial por parte dos profissionais de saúde cooperados à Unifop. Para contornar a situação, garantindo a segurança das pessoas e o faturamento da cooperativa, foram feitos investimentos em tecnologia para criar o canal de telessaúde. Os resultados foram a retomada dos atendimentos e o ganho de possibilidade de expansão geográfica da base de clientes.

Dental Uni: inovação em ato complementar
InovaCoop

Dental Uni: inovação em ato complementar

Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.

Unimed Poços de Caldas usa tecnologia para coletar percepções dos pacientes e melhorar o atendimento
InovaCoop

Unimed Poços de Caldas usa tecnologia para coletar percepções dos pacientes e melhorar o atendimento

Em parceria com a startup Safety4me, a cooperativa ampliou o canal de comunicação com pacientes e familiares, com informações sobre as metas internacionais de segurança do paciente e o acompanhamento da percepção dos clientes através do Net Promoter . A Unimed Poços de Caldas integrou a tecnologia desenvolvida por uma startup para fortalecer seu processo de segurança do paciente a partir das avaliações dos próprios pacientes. Para isso, é utilizada a metodologia do Net Promoter Score (NPS). A cooperativa coletou dados que mostram uma jornada de evolução em todos os quesitos avaliados.   

Driver’s Seat: empoderamento e remuneração a motoristas de app
InovaCoop

Driver’s Seat: empoderamento e remuneração a motoristas de app

Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.