Topbar OCB
Biometria facial para reduzir burocracia na Uniodonto Jundiaí
CONTEXTO
Com quase 40 anos de história, a Uniodonto Jundiaí é responsável por atender cerca de 3 milhões de usuários e pode ser considerada uma das maiores redes de atendimento odontológico do Brasil. Percebendo os efeitos negativos no processo de assinatura e impressão de guias para a autorização das consultas dos beneficiários, a cooperativa decidiu utilizar a inovação para transformar o cenário tradicional em que estava inserida. A utilização do papel neste processo trazia diversos impactos negativos, como a burocracia, a morosidade e o impacto ao meio ambiente.
“Os treinamentos desenvolvidos nas cooperativas sempre ajudam a identificar oportunidades de inovação. Muitas vezes, inclusive, essas inovações se tornaram casos de sucesso, como a da Uniodonto Jundiaí. Fruto de intercooperação, trouxe como principal preocupação o meio ambiente e a agilidade nos processos da cooperativa”, explica o professor Thiago Martins.
Para enfrentar esse desafio, a solução implementada foi a biometria facial. “Um sistema de reconhecimento facial que, sem a necessidade de coletas de assinatura e a utilização de papel, procede com a liberação do procedimento em tempo real, poupando tempo e reduzindo os custos do processo”, complementa o docente.
DESAFIOS
O processo para a liberação das guias dos beneficiários era burocrático, moroso e utilizava uma quantidade significativa de papel, tornando o processo pouco eficiente e com impacto negativo no meio ambiente.
Frente a essas características, os desafios eram:
- Tornar a liberação de guias dos beneficiários mais ágil e sem papel.
- Eliminar as guias de papel utilizadas nos processos de liberação de consultas.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto pode ser resumido em 5 etapas, que envolveram desde um planejamento para a implementação da inovação até a homologação e implementação do sistema na rotina dos cooperadores.
- Etapa 1: a ideia partiu da necessidade de maior controle sobre as pessoas atendidas, eliminação de burocracia, economia e preservação ambiental.
- Etapa 2: reuniões com colaboradores, cooperados e fornecedores de softwares que proporcionem a viabilidade da autorização e assinatura eletrônica através da Biometria Facial, de acordo com as normas da ANS.
- Etapa 3: elaboração e adequação através de um programa “beta”, exaustivamente testado e posteriormente aprovado pelos stakeholders.
- Etapa 4: homologação do processo, treinamento da equipe interna, treinamento dos cooperados e criação do manual do prestador.
- Etapa 5: implantação do processo de biometria facial na rotina dos cooperados.
RESULTADOS
De acordo com a cooperativa, dentro do programa de inovação há o incentivo pela participação de colaboradores em eventos com foco em inovação e pela busca de insights inovadores. A demanda de intercorrências e aparecimento de gargalos no dia a dia, levam os colaboradores a terem insights de alto potencial inovador. O reconhecimento pelos colaboradores, cooperados e mercado, é um estímulo relevante para a percepção de valor da inovação e para a geração de novas ideias na cooperativa.
De forma objetiva, ocorreram:
- ganhos de eficiência;
- redução de custos nos processos de liberação de guias dos beneficiários;
- mais agilidade no atendimento aos cooperados;
- mais segurança na operação;
- mais economia no processo;
- mais sustentabilidade ambiental com a não utilização de papel no processo;
- intercooperação com outras singulares.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
- Reuniões setoriais para discussão de melhorias contínuas dentro dos processos operacionais e criação de inovações;
- Criação do grupo de inovação;
- Utilização de benchmark com o mercado de planos médicos e odontológicos;
- Apresentação das novas ideias para a diretoria e conselho de administração;
- Análise da viabilidade administrativa, econômico-financeira, legal, operacional, comportamental e política. Estudo das ameaças e oportunidades, verificando fatores internos e externos, tudo, através de técnicas interativas, dinâmicas e objetivas.
Contato do responsável:
José Clóvis Tomazzoni de Oliveira
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
De uma área de inovação no setor de Tecnologia da Informação para um hub de inovação, a Vitall surge com o desafio de acelerar a transformação digital e fomentar a cultura de inovação nas Unimeds do estado de São Paulo. Para isso, um modelo de atuação foi estruturado e parcerias com startups são firmadas constantemente. Atualmente, a organização conta com 20 parceiros e participa dos investimentos de seis instituições.
Coopersystem inova com plataforma para gerenciamento de assembleias digitais e automatização das presenciais.. RESUMOCoopersystem desenvolve o Curia, aplicativo para gerenciamento de assembleias digitais. Nele as cooperativas e entidades podem registrar a presença do cooperado nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.
Hub aproxima cooperados às novas tecnologias do agro e desenvolve cultura de inovação na cooperativa. . Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa, finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados da Coplacana, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa.
Federação promove a adoção de novas tecnologias e desenvolve formato de subsídio à compra de sementes mais modernas. Com o objetivo de aumentar a produção de milho em Santa Catarina, insumo básico para fabricação de ração, e, assim, aumentar a renda dos cooperados, a Fecoagro promoveu a adoção de novas tecnologias entre os pequenos agricultores. Para tanto, foi necessário desenvolver um formato de subsídio à compra de sementes mais modernas e promover a conscientização dos produtores. Como resultado, além do aumento da produtividade e da renda dos agricultores, o programa denominado Terra Boa levou à redução na evasão de tributos.