Topbar OCB

Biometria facial para reduzir burocracia na Uniodonto Jundiaí

Imagem Destaque

2021
Sudeste
Saúde
Uniodonto Jundiaí
cultura de inovação, Inovação de processo, programa de inovação
Inovação de processo
Cooperativa também conseguiu diminuir impacto ambiental ao eliminar o uso de papel no processo. Para desburocratizar o processo de liberação das guias dos usuários e reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, a Uniodonto Jundiaí decidiu implementar um processo de inovação que eliminasse o uso de papel. O novo projeto contou com a criação de um software de biometria facial para a autorização e assinatura eletrônica de forma mais rápida, segura e de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Com quase 40 anos de história, a Uniodonto Jundiaí é responsável por atender cerca de 3 milhões de usuários e pode ser considerada uma das maiores redes de atendimento odontológico do Brasil. Percebendo os efeitos negativos no processo de assinatura e impressão de guias para a autorização das consultas dos beneficiários, a cooperativa decidiu utilizar a inovação para transformar o cenário tradicional em que estava inserida. A utilização do papel neste processo trazia diversos impactos negativos, como a burocracia, a morosidade e o impacto ao meio ambiente.

“Os treinamentos desenvolvidos nas cooperativas sempre ajudam a identificar oportunidades de inovação. Muitas vezes, inclusive, essas inovações se tornaram casos de sucesso, como a da Uniodonto Jundiaí. Fruto de intercooperação, trouxe como principal preocupação o meio ambiente e a agilidade nos processos da cooperativa”, explica o professor Thiago Martins.

Para enfrentar esse desafio, a solução implementada foi a biometria facial. “Um sistema de reconhecimento facial que, sem a necessidade de coletas de assinatura e a utilização de papel, procede com a liberação do procedimento em tempo real, poupando tempo e reduzindo os custos do processo”, complementa o docente.

DESAFIOS

O processo para a liberação das guias dos beneficiários era burocrático, moroso e utilizava uma quantidade significativa de papel, tornando o processo pouco eficiente e com impacto negativo no meio ambiente.

Frente a essas características, os desafios eram:

  • Tornar a liberação de guias dos beneficiários mais ágil e sem papel.
  • Eliminar as guias de papel utilizadas nos processos de liberação de consultas.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do projeto pode ser resumido em 5 etapas, que envolveram desde um planejamento para a implementação da inovação até a homologação e implementação do sistema na rotina dos cooperadores.

  • Etapa 1: a ideia partiu da necessidade de maior controle sobre as pessoas atendidas, eliminação de burocracia, economia e preservação ambiental.
  • Etapa 2: reuniões com colaboradores, cooperados e fornecedores de softwares que proporcionem a viabilidade da autorização e assinatura eletrônica através da Biometria Facial, de acordo com as normas da ANS.
  • Etapa 3: elaboração e adequação através de um programa “beta”, exaustivamente testado e posteriormente aprovado pelos stakeholders.
  • Etapa 4: homologação do processo, treinamento da equipe interna, treinamento dos cooperados e criação do manual do prestador.
  • Etapa 5: implantação do processo de biometria facial na rotina dos cooperados.

RESULTADOS

De acordo com a cooperativa, dentro do programa de inovação há o incentivo pela participação de colaboradores em eventos com foco em inovação e pela busca de insights inovadores. A demanda de intercorrências e aparecimento de gargalos no dia a dia, levam os colaboradores a terem insights de alto potencial inovador. O reconhecimento pelos colaboradores, cooperados e mercado, é um estímulo relevante para a percepção de valor da inovação e para a geração de novas ideias na cooperativa.

De forma objetiva, ocorreram:

  • ganhos de eficiência;
  • redução de custos nos processos de liberação de guias dos beneficiários;
  • mais agilidade no atendimento aos cooperados;
  • mais segurança na operação;
  • mais economia no processo;
  • mais sustentabilidade ambiental com a não utilização de papel no processo;
  • intercooperação com outras singulares.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

  • Reuniões setoriais para discussão de melhorias contínuas dentro dos processos operacionais e criação de inovações;
  • Criação do grupo de inovação;
  • Utilização de benchmark com o mercado de planos médicos e odontológicos;
  • Apresentação das novas ideias para a diretoria e conselho de administração;
  • Análise da viabilidade administrativa, econômico-financeira, legal, operacional, comportamental e política. Estudo das ameaças e oportunidades, verificando fatores internos e externos, tudo, através de técnicas interativas, dinâmicas e objetivas.


Contato do responsável:


José Clóvis Tomazzoni de Oliveira

clovis@uniodonto.coop.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

De uma área de inovação no setor de Tecnologia da Informação para um hub de inovação, a Vitall surge com o desafio de acelerar a transformação digital e fomentar a cultura de inovação nas Unimeds do estado de São Paulo. Para isso, um modelo de atuação foi estruturado e parcerias com startups são firmadas constantemente. Atualmente, a organização conta com 20 parceiros e participa dos investimentos de seis instituições.

InovaCoop

Coopersystem inova com plataforma para gerenciamento de assembleias digitais e automatização das presenciais.. RESUMOCoopersystem desenvolve o Curia, aplicativo para gerenciamento de assembleias digitais. Nele as cooperativas e entidades podem registrar a presença do cooperado nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.

InovaCoop

Hub aproxima cooperados às novas tecnologias do agro e desenvolve cultura de inovação na cooperativa. . Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa, finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados da Coplacana, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa.

InovaCoop

Federação promove a adoção de novas tecnologias e desenvolve formato de subsídio à compra de sementes mais modernas. Com o objetivo de aumentar a produção de milho em Santa Catarina, insumo básico para fabricação de ração, e, assim, aumentar a renda dos cooperados, a Fecoagro promoveu a adoção de novas tecnologias entre os pequenos agricultores. Para tanto, foi necessário desenvolver um formato de subsídio à compra de sementes mais modernas e promover a conscientização dos produtores. Como resultado, além do aumento da produtividade e da renda dos agricultores, o programa denominado Terra Boa levou à redução na evasão de tributos.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.