Unimed VTRP consolida relacionamento com startups

CONTEXTO
A cooperativa de saúde Unimed VTRP atua em uma área de 59 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo e da região do Jacuí, no Rio Grande do Sul. Com sede no município de Lajeado, conta com escritórios regionais em Charqueadas, Encantado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Taquari, Teutônia e Venâncio Aires.
A cooperativa conta com mais de 700 médicos cooperados, de mais de 47 especialidades médicas, com mais de 250 laboratórios e 30 hospitais parceiros.
A jornada de inovação de forma mais estruturada na cooperativa começou em 2015, quando o tema foi introduzido como pilar estratégico da Unimed VTRP.
Os primeiros passos nessa jornada foram a introdução de metodologias ágeis no dia a dia da cooperativa e a criação de um programa interno para criação e desenvolvimento de ideias. Mas a Unimed VTRP queria ir além.
DESAFIOS
Apesar de terem proporcionado melhorias na operação, apenas as metodologias ágeis e o programa de ideias não eram o suficiente para resolver problemas mais estratégicos da cooperativa. Foi então que surgiu o InnovatiON, em 2019, um programa de conexões com startups maduras para resolver desafios pré-determinados de negócio.
O programa está em sua segunda edição e é voltado para startups já estabelecidas. Em duas edições, cerca de 350 projetos de startups foram analisados. Cinco startups já foram contratadas como fornecedoras de produtos ou serviços da Unimed VTRP.
“O Innovation foi um sucesso, tanto que é que colocamos a plataforma de telemedicina em funcionamento dois dias após a liberação porque já estávamos tratando desse assunto com uma startup selecionada”, conta Rafael Zanatta, líder do Hub de Inovação da cooperativa.
Por conta do sucesso do InnovatiON, a Unimed VTRP decidiu dar um passo além em sua jornada de inovação e se conectar também com startups em fases iniciais de desenvolvimento. “Das discussões do InnovatiON veio o questionamento: o que poderíamos fazer para estar em contato com as startups que estão na fase pré-Innovation?”, explica Zanatta.
DESENVOLVIMENTO
A solução veio com a criação de um novo programa na cooperativa, lançado em julho de 2020: o Vibee. O nome do programa nasceu da união de duas palavras: vibe (vibração, em Inglês) e bee (abelha, em Inglês). A abelha é um dos símbolos do cooperativismo, e representa também, na natureza, um importante agente de fertilização, pois poliniza flores nos locais onde passa.
O Vibee é um hub de inovação para identificar novas oportunidades na área da saúde com foco no relacionamento com startups em fases iniciais. Na prática, ele é um ambiente que conecta empreendedores fundadores de startups com profissionais e empresas da saúde, universidades da região, mentores e potenciais investidores. O espaço físico fica localizado na sobreloja da sede da Unimed VTRP, em Lajeado (RS).
Os programas de aceleração do Vibee estão estruturados em três pilares: inspiração, capacitação e networking. As startups selecionadas passam por um intenso processo mentoria.
Os mentores acompanham a evolução das soluções de cada uma delas e propõem ações para impulsionar o desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com o grau de maturidade e dimensões do negócio – técnico, gestão ou comercial. As startups também são auxiliadas em seu processo de networking, de forma a realizarem conexões assertivas com o ecossistema da região.
A jornada de aceleração Vibee combina, em um modelo híbrido, uma trilha base de ações com um acompanhamento personalizado. O objetivo é entender quais são os gaps que a startup acelerada precisa superar para poder dar os próximos passos. Este modelo permite que o empreendedor utilize sua energia no que é essencial e foque seus esforços no desenvolvimento do negócio.
Os programas da Vibee estão divididos em duas categorias, de acordo com o grau de maturidade da startup:
- Vibee Start: Voltado para startups em fases iniciais, o objetivo é ajudar na validação da ideia de negócio e construção do MVP (Mínimo Produto Viável). Nessa fase ainda existe a necessidade de avaliar o problema que está sendo resolvido, avaliar se a solução é adequada e se existe um tamanho de mercado que justifique a criação da startup.
- Vibee Go: Destinado à aceleração de startups que já têm um MVP validado e buscam crescimento rápido no mercado de saúde. É o caso de startups que já possuem alguns integrantes da equipe trabalhando em tempo integral e já contam com os primeiros clientes utilizando seus produtos ou serviços.
?
RESULTADOS
Entre julho e agosto de 2020 o Vibee abriu a inscrição para startups interessadas de todo o Brasil. Foram 123 inscritas no total e 25 pré-selecionadas para pitches individuais para o Comitê Técnico do Vibee.
A proposta inicial era escolher no máximo 10 das pré-selecionadas para compor a primeira turma, mas a qualidade das startups fez com que o Comitê escolhesse 12 para iniciarem os trabalhos. As cinco Regiões do Brasil foram representadas na seleção.
Conheça a seguir as 12 startups selecionadas, divididas por programa:
Vibee Start
- Lica Health – Sistema para busca/agendamento de consultas e gestão das informações do paciente com armazenamento dos exames em nuvem
- Biotimize Soluções em Bioprocessos – Produção de insumos para kits de diagnóstico
- Dl4Med Inteligência Artificial Para Medicina LTDA – Tecnologia para verificar se a mama está corretamente posicionada no momento da mamografia
- Meu Cuidador – Marketplace de cuidadores profissionais para pessoas em casa
- Magic Care – Sistema focado em clínicas médicas para que todas as informações do paciente estejam digitalizadas e acessíveis por tablets
- VanellusRad – Dosímetro de radiação que informa a dose de radiação absorvida pelo profissional durante o dia
- dod – Inteligência Artificial – Utilização de câmeras e sensores térmicos para monitoramento a partir de inteligência artificial
Vibee Go
- SimpleID – Soluções para identificação biométrica (facial e impressão digital)
- Cori – Plataforma para monitoramento constante de pacientes fragilizados
- 3fy – Plataforma online para gestão do plano de saúde empresarial
- Cor.Sync – Solução para o diagnóstico do infarto no atendimento de emergência hospitalar através de equipamento de medição
- Fix it – Soluções inovadoras e personalizadas em imobilização articular utilizando a manufatura da impressão 3D com polímero próprio
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Os dois programas de aceleração, Vibee Start e Vibee Go, iniciaram os trabalhos oficialmente no dia 25 de setembro de 2020, de forma remota por conta da pandemia de covid-19.
O processo de aceleração terá duração de 6 meses. O foco do trabalho nesse período será o desenvolvimento das ideias e soluções. O primeiro passo é um diagnóstico individual para avaliar quais são os gaps que precisam ser superados. Em seguida, cada startup contará com mentorias, capacitações e relacionamento com a rede de saúde.
Contato do responsável:
Rafael Zanatta
líder do hub de inovação Vibee Unimed, da Unimed VTRP rafael.zanatta@unimedvtrp.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Coopera: muito além de um programa de pontos
Após reformulação, iniciativa passa a oferecer marketplace e lojas virtuais para os cooperados. Sicoob reformula programa de pontos e inclui novas funcionalidades para melhorar a experiência dos seus mais de 5,1 milhões de cooperados. Além do resgate de pontos, o Sicoob Coopera disponibiliza marketplace e lojas virtuais.

Sicredi Conecta: marketplace para os pequenos empreendedores
Aplicativo já reúne mais de 20 mil cooperados e tem crescimento exponencial durante a pandemia. RESUMO CARDCom o apoio de startup, Sicredi desenvolve marketplace para todas as cooperativas do Sistema Sicredi e apoia o desenvolvimento de pequenos empreendedores. O aplicativo funciona como motor de expansão do cooperativismo, estando alinhado com o princípio da Intercooperação, e conecta os associados através de uma vitrine virtual de produtos e serviços.

Unimed Federação Rio: sucesso da AGO virtual
Em decorrência da pandemia, Unimed envolveu diversas áreas para viabilizar uso de novas tecnologias e garantir segurança e acesso a votações a distância. Com 19 cooperativas federadas, totalizando 1,3 milhões de clientes, a Federação das Unimeds do Rio de Janeiro montou um grupo multidisciplinar para criar estratégia e viabilizar, em tempo bastante curto, a migração da Assembleia Geral para o ambiente virtual.

Sicredi Fronteira Sul implementa gestão da inovação
Cooperativa colocou em prática o Coop Innovation Framework, ferramenta criada pela Escoop que faz a gestão da inovação considerando as particularidades do cooperativismo. Em meio à pandemia de Covid-19, a cooperativa Sicredi Fronteira Sul decidiu enfrentar um dos seus maiores desafios: a implementação da gestão da inovação. O processo contou com a criação de um grupo de trabalho e uso do Coop Innovation Framework, ferramenta para despertar a cooperativa para a inovação a partir das peculiaridades do cooperativismo.