Unimed Maringá desenvolve programa para estruturar inovações

CONTEXTO
A Unimed Regional Maringá possuía iniciativas isoladas para desenvolver melhorias e inovações em produtos e serviços, o que gerava dificuldades para mensurar resultados e dar foco ao que realmente interessava.
Em meio a esse contexto, entre 2018 e 2019, alguns colaboradores da cooperativa participaram do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, oferecido pela OCEPAR em parceria com o ISAE – Escola de Negócios.
Como etapa de conclusão do curso oferecido pela OCEPAR, a cooperativa teve que estruturar o que se esperava dos trabalhos desenvolvidos na organização, criando, assim, o UP! – Unimed Programa de Inovação.
DESAFIOS
Ao mesmo tempo em que os colaboradores recebiam muitos aprendizados de inovação no curso oferecido pela OCEPAR, havia a percepção que as iniciativas desenvolvidas na organização estavam dispersas e sem resultados claros.
João Vítor Ribeiro de Almeida, agente de inovação da Unimed Regional Maringá, lembra que, durante a capacitação, eles entenderam a necessidade de priorizar e avaliar o que realmente entregava valor à cooperativa.
Além disso, a falta de entendimento do que priorizar e do que se esperar da inovação também dificultava a inclusão do tema inovação na estratégia da cooperativa.
DESENVOLVIMENTO
Para a criação do UP! – Unimed Programa de Inovação, o agente de inovação da cooperativa conta que foram horas de capacitação das equipes, entre agentes de inovação e agentes de transformação, para a elaboração de um programa específico às necessidades da organização.
Foi criado, então, o conceito de inovação para a Unimed Maringá, definidos os objetivos gerais e específicos buscados ao implantar um programa, estruturado um setor com colaboradores dedicados ao tema, e definidos os 5 pilares que sustentam a inovação na organização:
- Experiência do usuário: potencializar a experiência do usuário na utilização de produtos e serviços.
- Processos digitais: agilizar os processos e serviços oferecidos por meio de soluções digitais.
- Aumento no número de vidas: soluções que aumentem a percepção de valor da marca convertendo em fidelização e captação de novos clientes.
- Prevenção: buscar soluções para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
- Controle de custos: iniciativas que possibilitem a otimização dos custos e recursos da cooperativa.
Em resumo, esses pilares são usados pela área de inovação da Unimed Maringá para decidir quais projetos e ações serão priorizados.
“Com isso, tornamos a estrutura mais focada na resolução dos principais problemas e oportunidades, o que já gerou resultados, como novos processos internos, mudança de mindset e outros benefícios”, afirma João Vítor.
RESULTADOS
Além de servir como etapa de conclusão do curso oferecido pela OCEPAR, o programa UP! trouxe resultados imensuráveis à Unimed Maringá:
- foi o “start” na mudança de cultura na cooperativa
- estimulou colaboradores a se envolveram na elaboração do programa
- fomentou a inserção da inovação na estratégia da cooperativa
- aproximou aceleradoras e startups
- estimulou a criação de um setor dedicado, criando a partir daí projetos e programas para disseminação da inovação em toda a cooperativa.
Além disso, cases de inovação já foram implementados a partir do UP!, como novos processos de contrato digital, fatura digital, liberação de guias via aplicativo, programa de mudança de mindset, entre outros.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Os próximos passos são disseminar internamente, por meio de um bom plano de comunicação, o UP! – Unimed Programa de Inovação a fim de aumentar o entendimento e participação das equipes no desenvolvimento de inovações, garantindo assim maior alinhamento à estratégia da cooperativa, bem como mantendo sua sustentabilidade e competitividade de mercado por meio de soluções inovadoras.
Contato do responsável:
João Vítor Ribeiro de Almeida
Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá
joao.almeida@unimedmaringa.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Agência Mais: primeira agência digital do cooperativismo
Iniciativa atende mais de 5 mil cooperados, dá suporte digital aos 19,5 mil associados da Unicred União e eleva índice de satisfação para 94%. . Criada em 2016 pela Unicred União, a Agência Mais é a primeira agência digital do cooperativismo de crédito brasileiro - e também finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação. A iniciativa atende mais de 5 mil cooperados que não iam às agências físicas, dá suporte digital aos 19,5 mil cooperados da Unicred União e mantém um índice de satisfação de 94% na cooperativa.

Coogavepe cria sistema para aumentar a transparência da comercialização do ouro
Iniciativa levou mais segurança jurídica para o processo primário de comercialização do ouro entre garimpeiros e DTVMs. Para dar mais transparência e controle na primeira comercialização do ouro, extraído nas áreas pertencentes à Cooperativa, foi desenvolvido um sistema para controle e rastreabilidade do minério de ouro comercializado pelos garimpeiros junto aos postos de compras de ouro das DTVMs.

Ciclos: cooperativa de plataforma do Sicoob ES
Por meio da Ciclos, agências e cooperados do sistema passam a ter acesso à energia fotovoltaica. Para aumentar a oferta de produtos e serviços aos seus associados, o Sicoob ES lançou a Ciclos, uma cooperativa de plataforma para oferecer serviços de telecom, energia limpa e, em breve, também planos de saúde e marketplace. Para gerar energia limpa, o Sicoob ES inaugurou um complexo composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), que atende tanto às agências do Sicoob no estado quanto aos associados de todas as cooperativas do sistema.

Unimed Poços de Caldas usa tecnologia para coletar percepções dos pacientes e melhorar o atendimento
Em parceria com a startup Safety4me, a cooperativa ampliou o canal de comunicação com pacientes e familiares, com informações sobre as metas internacionais de segurança do paciente e o acompanhamento da percepção dos clientes através do Net Promoter . A Unimed Poços de Caldas integrou a tecnologia desenvolvida por uma startup para fortalecer seu processo de segurança do paciente a partir das avaliações dos próprios pacientes. Para isso, é utilizada a metodologia do Net Promoter Score (NPS). A cooperativa coletou dados que mostram uma jornada de evolução em todos os quesitos avaliados.