Topbar OCB

Sicoob Primavera ganha cooperados com apoio do “cãolaborador”

Imagem Destaque

2024
Centro-Oeste
Crédito
Não
Sicoob Primavera
criatividade, equipe, inovação de marketing
Inovação de marketing
O pet foi responsável por melhorar o astral da cooperativa e se tornou parte da identidade da organização. Pensando em melhorar o clima da cooperativa e criar uma referência para a organização, o Sicoob Primavera decidiu incluir um pet na equipe. Bud, o “cãolaborador”, foi a solução inovadora que a unidade mato-grossense da cooperativa de crédito encontrou para melhorar o astral do ambiente de trabalho. O cachorro chegou em tempos de pós-pandemia, em que a interação humana ainda estava limitada. O mascote acumula quase 10 mil seguidores nas redes sociais e se tornou parte da identidade da cooperativa, atraindo novos cooperados que apoiam causas animais e outras bandeiras levantadas por Bud em seu perfil.

BAIXAR RESUMO





Contexto

O período pandêmico afetou o clima e a organização dos negócios. Mesmo com a volta do trabalho presencial, o contato humano ficou restrito por muito tempo, afetando o humor dos funcionários. Foi nesse cenário que o Sicoob Primavera decidiu inovar e trazer um pet para a cooperativa, que pudesse animar o ambiente de trabalho e oferecer afeto sem risco para os colaboradores.

A Coordenadora de Investimento Social Estratégico do Sicoob Primavera, Kélyta Franco Oliveira Reis Brito, afirmou que o Bud - nome do mascote da cooperativa - chegou em um momento difícil, com o intuito de melhorar a atmosfera.

“Pensamos: por que não aderir e trazer para dentro da cooperativa um projeto como esse, que vai contemplar as pessoas, melhorar o clima e trazer uma identidade maior para cooperativa?”, ela explicou.

A ideia do projeto surgiu a partir da Mel, pet do Sicoob de Londrina. A equipe da unidade de Primavera entrou em contato com seus colegas do Paraná para entender todo o processo de trazer um amigo de quatro patas para a cooperativa mato-grossense.

Desafios

Apesar de já terem o exemplo de uma unidade que também contava com um “cãolaborador”, a diretoria do Sicoob Primavera ficou um pouco apreensiva com o projeto. A maior preocupação era em relação ao bem estar do Bud.

Pensar em quem iria cuidar do cachorro no dia a dia e nos finais de semana, quando ninguém estivesse na cooperativa, era o maior desafio. A organização queria ter certeza de que o pet teria uma vida confortável, que não fosse deixar o cão estressado.

Outro ponto de preocupação da diretoria era se trazer um mascote para a cooperativa não prejudicaria a imagem da marca, uma vez que poderia ser visto como abuso animal. Por isso, o Sicoob Primavera teve que adaptar a ideia para a realidade da cooperativa, levando em conta desde questões físicas até a divulgação do novo integrante.

Desenvolvimento

Depois que o projeto foi aprovado pela diretoria, chegou a hora de colocar o plano em prática. Kélyta contou que a escolha da raça do Bud foi planejada: o Golden Retriever é conhecido por ser bastante dócil e se relacionar bem com seres humanos.

Mesmo já tendo a raça em mente, a equipe da cooperativa não queria pegar o filhote de um canil que maltratasse os animais. Por isso, foram atrás de cachorros que viessem de um ambiente familiar.

Embora tenham ido até Cuiabá buscar o cão, a Kélyta explicou que o maior problema foi após a chegada do Bud. No início, não havia um lugar fixo para o novo membro, e isso atrapalhava toda a dinâmica da cooperativa.

A equipe teve que preparar um espaço próprio para que o pet pudesse ficar à vontade. Em seu “escritório”, o mascote tem uma cama para dormir e um armário para guardar seus brinquedos, além de ter lugares específicos para fazer suas necessidades e comer. Apesar de ter seu local próprio, o cachorro fica livre para percorrer toda a cooperativa e interagir com os funcionários.

Bud teve que passar por treinamentos para se adaptar ainda melhor ao ambiente da cooperativa. O mesmo instrutor responsável pela sua adestração é quem o leva para passear todos os dias. O treinador também é dono do hotel canino em que o cão fica hospedado durante os finais de semana, quando não tem ninguém trabalhando no escritório.

“O Bud chega na segunda-feira, fica com a gente o dia inteiro e dorme aqui na cooperativa. Todos os dias eles buscam ele para o passeio também. Na sexta-feira, ele fica com a gente até o horário do almoço. Depois o adestrador pega ele e leva para o hotelzinho, onde ele fica o final de semana todo. É quando ele tem o momento de lazer dele com outros cachorros. No pet resort ele tem piscina, tem um momento de descanso, até porque ele trabalhou a semana toda”, Kélyta narra a rotina do mascote.

Além da adaptação física do animal, o Sicoob Primavera teve que apresentar para o mundo o novo membro da equipe. Para isso, eles criaram uma conta para o pet nas redes sociais. O cão se tornou um verdadeiro influencer da cooperativa

Resultados

Com a chegada do Bud, o principal objetivo do projeto foi alcançado: o ambiente de trabalho ficou muito mais alegre. Além de criar uma conexão com os colaboradores, o mascote também conseguiu impactar pessoas de fora da cooperativa.

De acordo com Kélyta, muitas pessoas se associaram à cooperativa só por conta do “cãolaborador”. Desde a chegada do Bud, a adesão anual de cooperados foi de 53 pessoas em 2020 para 291 em 2024.

“O Bud materializou o que é a nossa marca, então a gente conseguiu ter essa conexão com as pessoas. Hoje as pessoas reconhecem a cooperativa pelas causas sociais e pelo Bud. Tem pessoas que abriram conta na cooperativa por conta do Bud, porque vêem que temos um animal e apoiamos essa causa”, conta Kélyta.

Portanto, o golden retriever foi essencial no aumento do engajamento da marca. Como mascote oficial do Sicoob Primavera, Bud se tornou uma referência da organização. Com a fama, o cão participou de campanhas da APAE e sobre defesa dos animais.

O cachorro também é muito requisitado para eventos que ocorrem na região, levando o nome da cooperativa, aumentando ainda mais o reconhecimento da marca.

Próximos passos

O projeto foi tão bem sucedido, que o Sicoob já está pensando no futuro da cooperativa com o pet. Kélyta afirmou que as campanhas e arrecadações envolvendo Bud devem continuar a todo vapor. Sua participação nas redes sociais e em eventos da comunidade também estão nos planos futuros da cooperativa.

A equipe se preocupa com o que farão quando o pet já não puder trabalhar por conta da idade. De acordo com a coordenadora, os funcionários já não sabem mais conviver sem o “cãolaborador”. Por isso, ela contou que já estão pensando em encontrar um “cãostagiário” que possa dar continuidade ao projeto depois da aposentadoria de Bud.



Contato do responsável:


Kélyta Franco Oliveira Reis Brito

Coordenadora de Investimento Social Estratégico do Sicoob Primavera

kelyta.reis@sicoob.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Agência Mais: primeira agência digital do cooperativismo
InovaCoop

Agência Mais: primeira agência digital do cooperativismo

Iniciativa atende mais de 5 mil cooperados, dá suporte digital aos 19,5 mil associados da Unicred União e eleva índice de satisfação para 94%. . Criada em 2016 pela Unicred União, a Agência Mais é a primeira agência digital do cooperativismo de crédito brasileiro - e também finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação. A iniciativa atende mais de 5 mil cooperados que não iam às agências físicas, dá suporte digital aos 19,5 mil cooperados da Unicred União e mantém um índice de satisfação de 94% na cooperativa.

Squads e metodologias ágeis apoiam transformação digital do Sicredi
InovaCoop

Squads e metodologias ágeis apoiam transformação digital do Sicredi

Após adotar metodologias ágeis para planejamento e desenvolvimento de produtos, instituição financeira cooperativa reduziu o tempo entre as decisões estratégicas de negócio e a operação. Processo de transformação digital do Sicredi levou à implantação de metodologias ágeis para desenvolvimento de produtos digitais. A iniciativa promove a transformação do core bancário e coloca a instituição em pé de igualdade com os principais players financeiros do Brasil, além de ter implantado a cultura de inovação, baseada em mudança contínua e o reforço dos princípios do cooperativismo.

Intercooperação leva internet de alta velocidade ao norte da Finlândia
InovaCoop

Intercooperação leva internet de alta velocidade ao norte da Finlândia

Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais. RESUMO CARDSituada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.

Mensakas: plataforma com foco em remuneração justa para entregadores
InovaCoop

Mensakas: plataforma com foco em remuneração justa para entregadores

Após greve, entregadores de aplicativo decidem criar sua própria plataforma, focada na remuneração justa de seu trabalho . A cooperativa Mensakas nasceu em 2018, após a organização de uma grande greve pelos entregadores de um aplicativo britânico na Espanha. A ideia fundamental é que, como cooperativa, a organização não está preocupada em gerar lucro, mas em privilegiar a qualidade de vida das pessoas. “O trabalho por cima do capital” é o grande lema e eixo principal de condução das atividades.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.