Topbar OCB

Coperil lança canal com reportagens e podcasts produzidos pelos alunos

Imagem Destaque

2024
Nordeste
Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Coperil
Inovação de produto, programa de inovação, transformação digital
Inovação de produto
Coperil On busca disseminar informações relevantes e de qualidade com a comunidade. Em meio ao mar de desinformação das redes sociais, a Coperil decidiu criar um programa focado em levar conteúdo de qualidade para a comunidade: o Coperil On. O projeto nasceu durante a pandemia e é um sucesso entre os estudantes, que atuam como os apresentadores do programa. Os episódios, disponíveis no Youtube, tratam desde assuntos cotidianos até a cobertura de eventos importantes da região.

BAIXAR RESUMO





Contexto

Junto com a pandemia da Covid-19, veio uma crise de desinformação e de notícias falsas. Nesse cenário, também surgiu a necessidade de buscar maneiras para vencer a barreira do isolamento social, a fim de manter as relações interpessoais.

Pensando nisso, a Coperil, Cooperativa de Trabalho Educacional da cidade de Irecê, na Bahia, decidiu criar um canal no Youtube, o Coperil On, para divulgar conteúdos de qualidade, assim como se aproximar da comunidade e dos alunos em um período tão difícil.

Dentro desse contexto, o Coperil On nasceu com o objetivo de abordar diversos temas que fossem de interesse do corpo social, para além dos assuntos escolares.

“A gente estava se sentindo um pouco distantes das pessoas naquele momento. A escola inicialmente achou que ia ficar apenas 15 dias sem funcionamento, e daí vieram mais 15 e mais 15. Enfim, o resto da história que todo mundo conhece. A ideia foi de proporcionar uma comunicação mais efetiva com a comunidade, levando informações precisas sobre diversos temas”, explicou Alaerte Aronia, presidente e diretora administrativa da Coperil.

Desafios

A ideia principal do Coperil On era ter os alunos como centro do projeto: com a ajuda de coordenadores, eles seriam os idealizadores dos temas tratados e até mesmo os repórteres. Porém, no cenário pandêmico, com restrições quanto à exposição pública e aulas suspensas, atingir esse objetivo se tornou um grande desafio.

Por isso, a cooperativa decidiu começar a iniciativa contando com a participação dos colaboradores. Eles foram os repórteres da vez e se comprometeram a criar conteúdos de qualidade para a comunidade toda.

Alaerte conta que, no início, muitos dos funcionários tinham dúvidas sobre seu papel no projeto, se conseguiriam superar a timidez e enfrentar as câmeras.

Desenvolvimento

Com a volta das aulas presenciais, a iniciativa tomou um novo rumo. Agora sim os alunos, acompanhados de uma equipe, puderam executar o projeto e colocar as mãos na massa. A escola desenvolveu um estúdio, com materiais próprios para realização e edição dos vídeos.

Aline Durães, jornalista e educadora responsável por coordenar o Coperil On, explica que os estudantes são de uma geração familiarizada com a tecnologia e, por isso, se adaptaram bem mais facilmente ao projeto do que os colaboradores.

“Esses jovens já têm mais contato com as câmeras, com vídeos, com o celular. Eles já nascem imersos na imagética e por isso tivemos um número muito elevado de alunos interessados pela linguagem audiovisual, é algo muito próximo à realidade deles”, ela afirma.

Apesar do auxílio de uma extensa equipe pedagógica, jurídica e de comunicação, os próprios estudantes se encarregam de criar conteúdos que sejam relevantes para eles e para a comunidade como um todo.

De acordo com Aline, os jovens trabalham a partir da vivência jornalística - ou seja, buscam assuntos do cotidiano que podem ser pautados em um material para o programa. Os episódios abordam temas diversos, como esporte, meio ambiente, educação financeira e cobertura de eventos. Em 2024, o Coperil On começou a produzir podcasts gravados.

Alaerte reforça que todas as pautas são válidas, desde que tragam alguma informação útil para a comunidade. “A gente sempre destaca a aplicabilidade do sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Por isso não é um programa totalmente fechado na escola, ele é um projeto aberto em que contamos com a participação da sociedade não só aqui da cidade, mas em nível nacional”, ela afirma.

Resultados

Os alunos se engajaram no Coperil On. No primeiro ano do projeto, 50 alunos se inscreveram para colaborar. Já no segundo ano, foram mais de 150 estudantes. A demanda para participar é tanta que a escola precisou criar uma peneira para selecionar os apresentadores e organizar um modelo de rotação para que todos pudessem fazer parte do programa.

Desde 2020, o canal já acumula mais de 500 mil visualizações em seus 194 episódios. O Coperil On também contou com a participação especial de 440 convidados.

Apesar do Instagram da Coperil tratar de diversos assuntos além do programa, Aline conta que o Coperil On ajudou muito na reputação da cooperativa e impactou diretamente nas redes sociais da organização.

Antes da iniciativa, o perfil da escola contava com 2500 seguidores em seu Instagram. Agora, o perfil da cooperativa já acumula mais de 8300 seguidores. Com isso, a Coperil se tornou a escola com mais seguidores de Irecê.

Próximos passos

Com o sucesso do Coperil On na comunidade, a escola pretende expandir ainda mais os conteúdos. A cooperativa pensa em dinamizar e diversificar o material, aos moldes do podcast recém-lançado.

No entanto, a escola ainda não possui os materiais necessários para realizar um podcast no estilo ao vivo. Esse novo modelo ainda está em etapa de teste. Aline conclui:

“Pensamos em um podcast para esse novo momento de inovação. É preciso entender que a comunicação não para e que, assim, precisamos estar sempre atentos para as novas tendências”.



Contato do responsável:


Alaerte Aronia

Presidente e diretora administrativa da Coperil.

dir.adm@coperil.org.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

A iniciativa visa empregar a inovação para potencializar os propósitos do cooperativismo, proporcionando um ambiente propício para a inovação e a construção de oportunidades. Uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob Credicitrus se juntou ao Onovolab para construir um hub de inovação em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Inaugurado em 2022, o espaço proporciona um ambiente para o desenvolvimento de projetos inovadores e coloca a cooperativa em contato direto com o ecossistema de startups.

InovaCoop

Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.

InovaCoop

Unimed Maringá promove bate-papo quinzenal com seus colaboradores para engajar a equipe em temas ligados à inovação. Os encontros, batizados de UP! Talks, acontecem em ambiente online e trazem convidados de dentro e fora da cooperativa para tratar assuntos estratégicos como cultura de dados, Inteligência Artificial e transformação digital. A iniciativa foi lançada em 2023 e se tornou uma importante ferramenta de comunicação interna.

InovaCoop

Sistema de chamada em vídeo possibilitou que o atendimento telefônico convencional fosse associado à presença de um intérprete de Libras. Para atender melhor aos seus cooperados surdos, a CooperJohnson desenvolveu um novo canal de atendimento baseado em tecnologia para chamadas de vídeo. A proposta era aumentar o nível de acessibilidade do atendimento e, assim, promover inclusão de forma prática. Agora, com a solução chamada ICOM, os cooperados surdos têm suporte de uma intérprete de Libras que permite a realização do atendimento junto aos atendentes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.