Coperil lança canal com reportagens e podcasts produzidos pelos alunos

Contexto
Junto com a pandemia da Covid-19, veio uma crise de desinformação e de notícias falsas. Nesse cenário, também surgiu a necessidade de buscar maneiras para vencer a barreira do isolamento social, a fim de manter as relações interpessoais.
Pensando nisso, a Coperil, Cooperativa de Trabalho Educacional da cidade de Irecê, na Bahia, decidiu criar um canal no Youtube, o Coperil On, para divulgar conteúdos de qualidade, assim como se aproximar da comunidade e dos alunos em um período tão difícil.
Dentro desse contexto, o Coperil On nasceu com o objetivo de abordar diversos temas que fossem de interesse do corpo social, para além dos assuntos escolares.
“A gente estava se sentindo um pouco distantes das pessoas naquele momento. A escola inicialmente achou que ia ficar apenas 15 dias sem funcionamento, e daí vieram mais 15 e mais 15. Enfim, o resto da história que todo mundo conhece. A ideia foi de proporcionar uma comunicação mais efetiva com a comunidade, levando informações precisas sobre diversos temas”, explicou Alaerte Aronia, presidente e diretora administrativa da Coperil.
Desafios
A ideia principal do Coperil On era ter os alunos como centro do projeto: com a ajuda de coordenadores, eles seriam os idealizadores dos temas tratados e até mesmo os repórteres. Porém, no cenário pandêmico, com restrições quanto à exposição pública e aulas suspensas, atingir esse objetivo se tornou um grande desafio.
Por isso, a cooperativa decidiu começar a iniciativa contando com a participação dos colaboradores. Eles foram os repórteres da vez e se comprometeram a criar conteúdos de qualidade para a comunidade toda.
Alaerte conta que, no início, muitos dos funcionários tinham dúvidas sobre seu papel no projeto, se conseguiriam superar a timidez e enfrentar as câmeras.
Desenvolvimento
Com a volta das aulas presenciais, a iniciativa tomou um novo rumo. Agora sim os alunos, acompanhados de uma equipe, puderam executar o projeto e colocar as mãos na massa. A escola desenvolveu um estúdio, com materiais próprios para realização e edição dos vídeos.
Aline Durães, jornalista e educadora responsável por coordenar o Coperil On, explica que os estudantes são de uma geração familiarizada com a tecnologia e, por isso, se adaptaram bem mais facilmente ao projeto do que os colaboradores.
“Esses jovens já têm mais contato com as câmeras, com vídeos, com o celular. Eles já nascem imersos na imagética e por isso tivemos um número muito elevado de alunos interessados pela linguagem audiovisual, é algo muito próximo à realidade deles”, ela afirma.
Apesar do auxílio de uma extensa equipe pedagógica, jurídica e de comunicação, os próprios estudantes se encarregam de criar conteúdos que sejam relevantes para eles e para a comunidade como um todo.
De acordo com Aline, os jovens trabalham a partir da vivência jornalística - ou seja, buscam assuntos do cotidiano que podem ser pautados em um material para o programa. Os episódios abordam temas diversos, como esporte, meio ambiente, educação financeira e cobertura de eventos. Em 2024, o Coperil On começou a produzir podcasts gravados.
Alaerte reforça que todas as pautas são válidas, desde que tragam alguma informação útil para a comunidade. “A gente sempre destaca a aplicabilidade do sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Por isso não é um programa totalmente fechado na escola, ele é um projeto aberto em que contamos com a participação da sociedade não só aqui da cidade, mas em nível nacional”, ela afirma.
Resultados
Os alunos se engajaram no Coperil On. No primeiro ano do projeto, 50 alunos se inscreveram para colaborar. Já no segundo ano, foram mais de 150 estudantes. A demanda para participar é tanta que a escola precisou criar uma peneira para selecionar os apresentadores e organizar um modelo de rotação para que todos pudessem fazer parte do programa.
Desde 2020, o canal já acumula mais de 500 mil visualizações em seus 194 episódios. O Coperil On também contou com a participação especial de 440 convidados.
Apesar do Instagram da Coperil tratar de diversos assuntos além do programa, Aline conta que o Coperil On ajudou muito na reputação da cooperativa e impactou diretamente nas redes sociais da organização.
Antes da iniciativa, o perfil da escola contava com 2500 seguidores em seu Instagram. Agora, o perfil da cooperativa já acumula mais de 8300 seguidores. Com isso, a Coperil se tornou a escola com mais seguidores de Irecê.
Próximos passos
Com o sucesso do Coperil On na comunidade, a escola pretende expandir ainda mais os conteúdos. A cooperativa pensa em dinamizar e diversificar o material, aos moldes do podcast recém-lançado.
No entanto, a escola ainda não possui os materiais necessários para realizar um podcast no estilo ao vivo. Esse novo modelo ainda está em etapa de teste. Aline conclui:
“Pensamos em um podcast para esse novo momento de inovação. É preciso entender que a comunicação não para e que, assim, precisamos estar sempre atentos para as novas tendências”.
Contato do responsável:
Alaerte Aronia
Presidente e diretora administrativa da Coperil.
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Ampled: plataforma cooperativa de streaming de música
Cooperativa coloca músicos em contato direto com fãs, que podem dar apoio recorrente a eles pela plataforma. A plataforma Ampled foi criada em 2018 por um grupo de artistas e especialistas em tecnologia para funcionar como um canal direto entre músicos e público, permitindo o apoio direto a cantores e grupos por meio de pagamentos recorrentes. Do ponto de vista organizacional, a Ampled é uma cooperativa, o que significa que, em oposição a outras iniciativas do mesmo tipo, seu objetivo não é funcionar na lógica do Vale do Silício, com concentração dos ganhos gerados pelo streaming nas mãos de poucos. Pelo contrário: a ideia é ajudar os artistas a terem uma receita sustentável e previsível.

CoopCycle: federação e software para cooperativas de plataforma
Para apoiar entregadores de aplicativo, federação tem como proposta fornecer infraestrutura tecnológica para dar origem a novas cooperativas. Sediada na França, a CoopCycle é uma federação de cooperativas de entregadores que desenvolveu uma infraestrutura tecnológica para apoiar a criação de cooperativas de plataforma. A iniciativa, que já conta com 67 cooperativas associadas, tem como propósito melhorar a distribuição dos resultados da operação aos associados, tornando a remuneração mais condizente com a carga de trabalho e proporcionando um trabalho mais digno.

Expocacer é a primeira coop do mundo a conquistar selo de agricultura regenerativa
Cooperativa mineira foi certificada pela auditoria internacional Regenagri. A cooperativa cafeeira Expocacer, que atua no cerrado mineiro, é a primeira no mundo a conquistar selo de agricultura regenerativa, com aprovação de 100% em todos os critérios avaliados por uma auditoria internacional. Os cafés certificados estão sendo distribuídos para 50 países por uma marca italiana.

Cocamar investe em previsão climática para tomar melhores decisões na produção
A Cocamar, buscando aprimorar a tomada de decisão de seus cooperados e contribuir para o desenvolvimento agrícola, está investindo em um sistema de previsão climática de alta precisão. Diante da imprecisão das previsões existentes no mercado, a cooperativa decidiu criar uma rede própria de estações meteorológicas e, atualmente, busca oferecê-las à população. Para isso, a Cocamar está buscando parcerias com o poder público e empresas privadas.