Nater Coop realiza programa de inovação aberta

Contexto
Com o propósito de unir famílias que alimentam famílias por meio do cooperativismo, a Nater Coop, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (antiga Coopeavi), é uma das principais cooperativas agropecuárias do Espírito Santo. Hoje, ela possui mais de 19 mil associados e mil colaboradores distribuídos em suas dezenas de filiais no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
A Nater Coop atua por toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária. A cooperativa é dona de marcas conhecidas, como Veneza Lácteos, Pronova Coffee Stories, Ovos Liva, Rações Coope, Rede Coope Supermercados e Posto Rede Coope.
A cooperativa tem o compromisso de proporcionar soluções inovadoras para seus horizontes de relacionamento com o cooperado, insumos agropecuários, alimentos, café, produção, supermercados e postos.
Nessa seara, em janeiro de 2023, a Nater Coop lançou um modelo novo para seu Programa de Inovação Aberta, junto à aceleradora Azys Inovação. Através da inovação aberta, elas buscam soluções inovadoras, duradouras e significativas para seus diversos públicos, atendendo às suas necessidades únicas e contribuindo para o sucesso das operações agrícolas.
Diferente das metodologias tradicionais de inovação aberta, os desafios são lançados ao longo do ano de 2023, e não todos de uma vez. Assim, com mais de 12 desafios, a marca da Nater Coop ficará em evidência por mais tempo, além de permitir que a entrada de empresas na fase de validação seja melhor distribuída.
O programa, que é aberto ao público nacional e tem desafios além da vertical agrotech, recebe inscrições de inovadores de empresas, startups, instituições de ensino e demais agentes do setor produtivo.
Desafios
Uma cooperativa que tem diversas frentes, como a Nater Coop, enfrenta desafios de diferentes naturezas para a execução de suas operações. Além disso, os desafios enfrentados não estão apenas relacionados às temáticas específicas do agro. Diferentes verticais da inovação também podem solucionar os desafios apresentados pela Nater Coop.
Os mais de 12 desafios trabalhados no programa de inovação aberta estão alinhados ao planejamento estratégico da cooperativa. Assim, eles são relevantes tanto para o alcance de resultados mais pontuais quanto de resultados macros da Nater Coop.
As temáticas dos desafios vão da coleta e otimização de dados à melhoria no cultivo do café, por exemplo. Serão beneficiados seis segmentos:
- Relacionamento com o cooperado;
- Insumos Agropecuários;
- Alimentos;
- Café;
- Produção;
- Supermercados e Postos.
Desenvolvimento
Após a escolha dos desafios que serão trabalhados, o desenvolvimento de cada um dos desafios de inovação aberta no programa segue os seguintes rituais:
- Período de inscrição: tem duração de três semanas para que inovadores de empresas, startups, instituições de ensino e demais agentes do setor produtivo possam submeter suas propostas.
- Período de Seleção: composto por duas etapas. A primeira delas é responsável por averiguar a concordância da inscrição com as regras do regulamento e selecionar aqueles que mais se destacam para a segunda fase. A segunda etapa é quando os proponentes escolhidos apresentam suas soluções para a banca avaliadora, que selecionará um proponente para implementar sua solução.
- Período de Validação: é o momento em que as soluções escolhidas serão implementadas na Nater Coop com o acompanhamento da Azys Inovação. Mesmo para soluções mais maduras, o período de setup é crucial para o sucesso da empreitada.
Ao final das implementações, haverá uma premiação que escolherá os melhores proponentes, independente de segmento, e, por meio de um ranking, premiará os três primeiros colocados.
Resultados
Levando em conta que o programa de Inovação aberta da Nater Coop está em execução desde janeiro de 2023, os resultados ainda estão embrionários.
A divulgação conseguiu alcançar as cinco regiões do Brasil por meio dos líderes locais de inovação. As inscrições dos dois primeiros desafios partiram de nove estados, com diferentes soluções para resolver uma mesma oportunidade.
Com este processo, a cooperativa entendeu que a indicação e o hunting são as melhores formas de comunicação e propagação dos desafios. A associação com uma empresa de inovação que proporciona capilaridade na divulgação faz com que o alcance da marca Nater Coop seja amplamente reconhecido.
Próximas iniciativas
Os desafios continuam sendo liberados no site da Azys Inovação e seus lançamentos podem ser acompanhados clicando neste link. Um deles, inclusive, está com inscrições abertas até dia 20/03/23!
Todas as informações necessárias para a inscrição estão disponíveis nas páginas específicas de cada desafio e no regulamento.
Contato do responsável:
Fábio Braga, gerente executivo-administrativo (fabio.braga@coopeavi.coop.br)
Wayne Gardner Pellacani, gerente de comunicação e marketing (wayne.pellacani@coopeavi.coop.br)
Conteúdo elaborado pela equipe do

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