Fique por dentro

SXSW 2023: 7 destaques do principal evento de inovação do mundo

Encontro discute o futuro da internet, inteligência artificial, uso de dados e privacidade, sem abrir mão de questões ambientais e sociais. Saiba mais!

TENDÊNCIAS23/03/20238 minutos de leitura

A edição de 2023 do maior festival de inovação e tecnologia no mundo, o South by Southwest (SXSW), aconteceu entre 10 e 19 de março, em Austin, no Texas. Foram 10 dias com diversos painéis, palestras e debates que reuniram pessoas do mundo inteiro para discutir as tendências e novas tecnologias que podem contribuir para um futuro inovador.

Entre os assuntos mais discutidos estão os avanços da Inteligência Artificial, a privacidade digital, e a necessidade, cada vez maior, de uma agenda pautada em boas práticas de ESG. Ou seja, que leve em conta as questões climáticas e sociais.

Reunimos, a seguir, 7 temas que foram destaques durante o evento. Confira e fique por dentro das principais tendências!

1. Avanços na IA

Os avanços da Inteligência Artificial (AI) vão influenciar radicalmente a maneira como nos relacionamos e como consumimos informação. O ChatGPT é o mais recente exemplo de ferramenta baseada em IA que promete revolucionar o modo de vida de cada um de nós, assim como já ocorre com os algoritmos.

Diante disso, a pergunta que fica é: você é quem busca informação ou você é a informação? Veja algumas perspectivas sobre a IA que foram debatidas no SXSW 2023.

Previsões de Amy Webb

Para a fundadora e CEO do Future Today Institute, Amy Webb, “a internet como a conhecemos hoje acabou”. Em tempos de ambientes totalmente conectados e inteligentes, tudo é dado. E a Inteligência Artificial Generativa busca esses dados para se desenvolver.

A partir dessa premissa, Amy chega à seguinte conclusão: em vez de sermos apenas buscadores de informação, seremos, cada vez mais, fontes de dados para a IA.

Outra grande consequência dessas tecnologias é de que estamos condenados a nunca mais pensar sozinhos, mas sim contarmos com o apoio das novas ferramentas. Esse cenário cria a necessidade, portanto, de ensinar o mundo de hoje a trabalhar e usar essas tecnologias da melhor forma possível. E você já pode começar a aprender lendo o nosso guia prático sobre o ChatGPT!

As lições da Adobe

A SXSW 2023 trouxe, ainda, a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial no processo criativo. Atualmente, diversas ferramentas são capazes fazer criações e manipulações de imagens altamente complexas e de forma totalmente automatizada.

Brooke Hopper, Lead Designer da Adobe, pontuou que essa facilidade colabora para a democratização do processo criativo, mas que ainda há problemas a serem enfrentados. Um deles é, por exemplo, a questão de autoria e de vieses raciais presentes em imagens criadas por IA.

Os riscos das promessas vazias

Em seu painel, a escritora e engenheira de software Molly White adotou um tom mais crítico sobre a Inteligência Artificial. Segundo a especialista, a indústria da tecnologia, influenciada pelo sucesso de ferramentas como o ChaGPT, acaba, de modo exagerado, ampliando as expectativas sobre as potencialidades da IA, para além do que ela realmente é capaz.

2. Ativismo de marca

As ideias de “branding activism” ou “corporate activism” - algo como “ativismo de marca” - tornaram-se termos inevitáveis para o mundo corporativo. O posicionamento de uma marca sobre os temas mais diversos é cada vez mais cobrado por seus consumidores.

Nesse sentido, não cabe mais inércia ou passividade. É preciso que as marcas assumam seus papéis de responsabilidade social e considerem as expectativas sociais que os consumidores possuem em relação a elas, portanto.

Para Tracy Sturdivant, presidente e CEO da The League, “falar sobre ativismo de marca não significa desmantelar o capitalismo, mas abrir espaços para as marcas atuarem no campo social". Ou seja: uma tendência que tem tudo a ver com o cooperativismo.

3. Ciência e narrativa em prol da inovação

A divisão de parques da Disney passa por um momento desafiador de reestruturação para a retomada do pós-pandemia. Para superar as dificuldades, a gigante do entretenimento está voltando às origens de uma startup, contou Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, no SXSW 2023.

Com isso, a companhia está adotando inovações tecnológicas para tornar a experiência dos visitantes cada vez mais real. Assim, robótica, IA e outros avanços se misturam para proporcionar dinâmicas inovadoras nos parques.

“As experiências são cada vez mais imersivas ricas em histórias e principalmente conexões. Não é sobre tecnologia ou narrativas, mas tudo isso conectado com cada momento que os fãs de nossos personagens vivem em nossos parques. Essas experiências precisam envolver vários sentidos e isso só é possível por meio de tecnologia, desenvolvimento de produtos, design e muita, mas muita inovação”, conta D’Amaro.

4. Crise climática e agenda ESG

Contudo, assumir posicionamentos nem sempre é o suficiente. Para os líderes dos fundos de investimentos e banco “Patagonia, Ben & Jerry’s”, Yvon Chouinard e Ryan Gellert, quando o assunto é crise climática, a questão não é apenas de marca, mas de negócio.

Não à toa, uma das pautas fortemente discutidas é o mercado de carbono. “É por isso que as metas de descarbonização começam em 2030. Nos próximos 7 anos, precisamos acelerar o desenvolvimento e financiamento de inovação climática”, disse Jennifer Place, diretora no fundo de venture capital Fifth Wall.

Por isso, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) tornou-se modelo para uma gestão de negócios atenta às questões ambientais, sociais e de governança. São, afinal, temas inseparáveis e vitais para qualquer negócio que pretende ter um futuro inovador.

5. As novas realidades da privacidade digital

Amy Webb já previu: na internet do futuro, os dados dos usuários superconectados serão explorados a fundo pela Inteligência Artificial Generativa. Mas, como fica a privacidade nesse contexto?

O entendimento dos especialistas que estiveram no SXSW 2023 é de que haverá uma mudança de abordagem sobre os dados compartilhados, visando gerar valor sobre aquele dado, sem comprometer a privacidade do usuário.

A tendência, dessa forma, é que as pessoas possuam uma autonomia muito maior no controle sobre as informações compartilhadas, oferecendo a privacidade como uma funcionalidade, e não apenas “para cumprir regra”. Muito provavelmente, assim como para os serviços de streaming, faremos questão de pagar para ter um serviço de privacidade digital.

6. Pessoas e diversidade para a longevidade dos negócios

Pessoas: para Vishal Sunak, co-fundador e CEO da LinkSquares, esse é o primeiro pilar de crescimento dos negócios. Garantir um time sólido de pessoas é essencial para resistir ao tempo e obter a tão sonhada longevidade - o que nem sempre é uma tarefa fácil.

No entanto, o uso estratégico de dados pode ser fonte para as ações que visem criar o sentimento de pertencimento e o alinhamento de expectativas. Através de lógicas com métricas e metas, é possível promover a diversidade, inclusão e equidade entres os funcionários.

A certeza que a SXSW 2023 traz, então, é a de que o futuro da gestão de pessoas está no uso inteligente de dados para intensificar o potencial humano nas organizações.

7. As tendências do agro

Um dos maiores setores da economia mundial e do cooperativismo, o agronegócio não poderia ficar de fora do SXSW 2023. As discussões estiveram em torno da segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. Para isso, a tecnologia torna-se uma grande aliada.

Através de ferramentas de georreferenciação e monitoramento climático é possível fazer a gestão sustentável de água e energia. Além disso, diante da necessidade de redução de emissões de gases do efeito estufa, discute-se a possibilidade de uma carne de carbono neutro, através de mudanças na alimentação dos animais e nos sistemas de produção.

Outro ponto levantado pelos especialistas presentes no SXSW 2023 foi o potencial da agrotecnologia no combate à fome, em especial no continente africano. Segundo a VP Sênior da Heifer International, Adesuwa Ifedi, a única região em que o setor de startup de tecnologia cresceu em 2022 foi na África. No entanto, o setor agrotech representa apenas 4% desse crescimento.

Conclusão

Entre a pluralidade de temas, ideias e visões que o South by Southwest sempre traz, a edição de 2023 reforçou a importância da tecnologia e inovação alinhada às necessidades ambientais e sociais do planeta. O desafio proposto é explorar todo o potencial dos avanços tecnológicos na criação de um futuro inovador e sustentável.

Assim como na SXSW 2022, temas como metaverso, inteligência artificial e uso de dados seguem imprescindíveis. A preocupação com a privacidade digital, com a crise climática, a gestão de pessoas, a segurança alimentar, ativismo corporativo e modelos de negócios ESG são exemplos de que pensar tecnologia e inovação para o futuro é pensar também no ser humano.

Atento às tendências tecnológicas e às grandes questões ambientais e sociais da atualidade, o cooperativismo tem grande potencial para se destacar.

Quer continuar por dentro de todas as tendências de inovação que impactam diretamente o Coop? Toda semana tem novidade aqui!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta