Fique por dentro

6 iniciativas de diversidade e inclusão para se inspirar

Equipes diversas proporcionam soluções inovadoras. Confira exemplos de dentro e de fora do cooperativismo que fortalecem a inclusão e a adoção de novas perspectivas

GESTÃO DA INOVAÇÃO21/03/202311 minutos de leitura

Muita gente acha que inovação é um processo ligado somente à tecnologia. Só que não é bem assim: na verdade, são as pessoas que impulsionam a inovação. Não existe uma fórmula mágica para inovar, mas há formas de impulsionar o desenvolvimento de novas ideias. Assim, uma das principais maneiras de incentivar a inovação é construir equipes diversas e inclusivas.

A inovação, afinal, surge a partir do encontro de novas perspectivas de mundo. Por mais que todo indivíduo seja naturalmente diferente do outro, é importante que haja uma gama de experiências, estilos de vida e habilidades. Para que isso seja potencializado, a diversidade e a inclusão são fundamentais.

Valores, culturas, etnias, religiões, gêneros, orientações sexuais, idade, nacionalidade, condição socioeconômica… Tudo isso tem a ver com diversidade. Acontece que muitos grupos nem sempre têm as mesmas oportunidades de acesso à educação ou ao mercado de trabalho, por adversidades sociais ou preconceitos. É aí, então, que entra o papel da inclusão.

Times diversos desenvolvem soluções inovadoras

O impacto positivo da diversidade e da inclusão nos negócios é comprovado por estudos e dados. O instituto Humanizadas, ligado à Universidade de São Paulo (USP), apurou que as organizações mais diversas têm mais capacidade de inovação.

Outro levantamento que ajuda a demonstrar a força da diversidade foi produzido pela Accenture. Os resultados indicam que o investimento em diversidade aumenta o retorno em inovação. A dinâmica é a seguinte: organizações inclusivas proporcionam um ambiente em que os colaboradores não têm medo de errar e compartilhar suas ideias - e isso produz inovação.

Além disso, a consultoria McKinsey também descobriu que organizações que investem em diversidade de gênero, raça e orientação sexual têm melhores performances financeiras. Esse resultado tem ligação, justamente, com a capacidade de inovar.

Bom, como vimos, indícios não faltam: equipes diversas e poder de inovação andam lado a lado. Agora, como as cooperativas estão lidando com a diversidade e a inclusão, então?

Diversidade e inclusão no cooperativismo

A pluralidade está no coração do cooperativismo, que tem uma natureza inclusiva. Entretanto, as cooperativas não estão isoladas da sociedade e também reproduzem desigualdades. Apesar disso, há evolução.

Por exemplo: em 2021, as mulheres ocupavam 40% dos quadros sociais das cooperativas, mas ocupam somente 20% dos cargos de liderança, mostra o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. Há uma evolução nesse quesito - em 2020, essa proporção foi de 17% - mas o caminho ainda é longo.

“Termos cooperativas mais diversas é extremamente importante. Isso assegura a sustentabilidade do nosso movimento na medida em que ele se preocupa com as pessoas, e garante seu alinhamento com uma agenda que é não só politicamente correta, mas que comprovadamente traz melhores resultados para as organizações que efetivamente acreditam nesses valores”, explica Divani Ferreira de Souza Matos, analista do Sistema OCB.

Neste artigo, iremos mostrar seis iniciativas de diversidade e inclusão para inspirar a sua cooperativa. Os exemplos são plurais e mostram que podemos aprender tanto olhando para dentro quanto para fora do cooperativismo. Confira, então, essas 6 iniciativas de diversidade e inclusão para impulsionar a inovação!

1. CooperJohnson: inovação em prol da inclusão de cooperados surdos

A tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para ampliar a inclusão e a diversidade no quadro social das cooperativas. Veja esse exemplo: a cooperativa de crédito CooperJohnson identificou, em 2019, que precisava aumentar a acessibilidade para os cooperados com deficiência auditiva. Onde, então, encontrar soluções?

A CooperJohnson buscou, assim, soluções tecnológicas capazes de realizar o atendimento por meio de chamada de vídeo, incluindo tanto o atendente quanto o intérprete de Libras. Dessa forma, a cooperativa chegou até a tecnologia do ICOM, uma central de Libras com tradução simultânea em tempo real. 

Implementado, o sistema funciona da seguinte maneira: por meio de uma vídeo chamada o sistema faz a comunicação entre o intérprete, o surdo e o ouvinte. Ou seja, ao receber a ligação de um cliente surdo, o atendente aciona a central de tradução simultânea e estabelece a comunicação por vídeo. A partir daí, o intérprete faz a intermediação da conversa.

A iniciativa deu resultados e a cooperativa registrou um aumento na quantidade de contatos feitos por cooperados com deficiência auditiva. Esse estudo de caso, contado no Radar da Inovação, mostra como um dos papéis da inovação no cooperativismo é encontrar alternativas para promover a inclusão e a pluralidade no quadro social.

2. Frimesa: oportunidades a imigrantes e refugiados

Muitas pessoas saem de seus países em busca de uma vida melhor e encontram o cooperativismo como uma porta para o acolhimento, o trabalho e o crescimento pessoal. Assim, a Frimesa, uma cooperativa agropecuária sediada no Paraná, pratica uma política de contratação e inclusão de imigrantes desde 1986.

Em 2021, a cooperativa contava com 328 colaboradores estrangeiros vindos de diversos países - o quadro de funcionários da cooperativa reúne refugiados venezuelanos, paraguaios, haitianos, cubanos, colombianos e sul-africanos. Além de ser positivo para os contratados, a iniciativa também é positiva para a cooperativa.

“Acolher esses imigrantes tem sido uma experiência muito positiva. Nós temos na nossa essência a prática da responsabilidade social e é justamente uma oportunidade de trabalhar com a inclusão e diversidade. Também é uma forma de inserir novas culturas e eles podem contribuir muito nas atividades com os talentos que trazem, e assim gerar resultados positivos para a cooperativa”, explica Elisa Fredo, gerente de Gestão de Pessoas da Frimesa.

Yadira Del Vale deixou a Venezuela em direção ao Brasil e agora trabalha na área de produção de frios da Frimesa. Ela explicou, para a revista Saber Cooperar, que os benefícios são mútuos: por um lado, os estrangeiros ganham uma oportunidade de recomeçar; por outro, a cooperativa agrega colaboradores que trazem inovação e novas perspectivas para a resolução de problemas.

3. Sicredi: salto na representatividade feminina

Já vimos que a inclusão feminina é um desafio para as cooperativas, e a cooperativa de crédito Sicredi também percebeu, internamente, o problema. Até 2017, a presença feminina nos Conselhos das Cooperativas Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro era de apenas 6%.

Diante desse número preocupante, a cooperativa traçou uma estratégia para atingir as metas estabelecidas pelo Pacto Global da ONU. O objetivo é ter 30% de mulheres em cargos de alta liderança até 2025 e, de forma opcional, 50% até 2030.

Em 2022, os esforços da cooperativa já mostraram progressos notáveis: a participação feminina nos conselhos quase quadruplicou, atingindo a marca de 22%. A governança nas Cooperativas Sicredi também tem se tornado mais diversa com a crescente presença das novas gerações.

“Talvez mudar o mundo pode parecer muito distante para nós, mas se começarmos alterando o que está à nossa volta, em nossa localidade e ajudando a nossa cooperativa a fazer esse trabalho de impacto positivo nas comunidades, nós estamos contribuindo para essa agenda que é global”, afirmou Alyne Moreira Lemes, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi.

4. Magalu: formando lideranças negras

A Magalu, uma das maiores redes varejistas do país, identificou uma discrepância em suas equipes: por mais que os times fossem, sim, diversos, a representatividade não era reproduzida nos cargos de liderança. Um censo interno feito em 2019 ajudou a deixar isso ainda mais explícito - dentre as lideranças, somente 16% eram pessoas negras.

Uma das iniciativas da Magalu para enfrentar essa desigualdade nos cargos de liderança foi a realização de programas de trainee voltados somente para pessoas negras. Além disso, o programa deixou de ter o domínio do inglês como um de seus critérios.

“Requisitos como inglês e faculdade de primeira linha afastam boa parte da população desses programas, principalmente o negro, por ter menos acesso a essas oportunidades. O trainee é a porta de acesso para a alta liderança. Por isso é tão importante esse olhar para as ações afirmativas”, declarou Raphael Vicente, coordenador-geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

5. PrograMaria: mais diversidade no mercado de TI

O mercado de programação, TI e tecnologia está aquecido e atraindo o interesse de muitos jovens talentos. Durante a pandemia de Covid-19, a contratação de profissionais da área foi impulsionada pelo crescimento da demanda por serviços e produtos digitais. Contudo, esse meio ainda apresenta uma baixa participação feminina.

Com isso, de olho na importância de fomentar essa inclusão, a startup PrograMaria começou a oferecer formação, conexões e conteúdos para inserir as mulheres na área de tecnologia e aumentar a representatividade no setor. Ao todo, a iniciativa soma mais de 21 mil mulheres e oferece programas, cursos, eventos e ações.

Além de oferecer formação técnica, a startup atua para fazer a ponte entre os profissionais e as instituições que buscam formar times mais diversos.

“As empresas precisam mostrar que estão comprometidas com a diversidade, preparadas para agir em caso de assédio e dedicadas a construir um ambiente seguro, no qual as mulheres não só possam desempenhar plenamente as funções para as quais foram contratadas, como, também, desenvolver seu potencial e carreira”, argumenta Iana Chan, fundadora da startup.

6. SOMA: organizações se unem para promover a inclusão trans no mercado de trabalho

De acordo com dados levantados pela Antra, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, 90% das mulheres transexuais estão em situação de informalidade profissional. Isto é: as situações de violência e preconceito que este grupo enfrenta também geram reflexos na vida profissional, o que produz uma espécie de ciclo vicioso.

Para combater essa situação, as companhias BASF, LinkedIn, Natura e Visa se uniram a fim de promover a inclusão social de pessoas trans e travestis por meio do trabalho, cultura, saúde e bem-estar. A iniciativa ganhou o nome de SOMA (Somos Mais Fortes em Conjunto).

O programa conta com uma grade disciplinar com dez semanas de foco em treinamento e desenvolvimento online. As participantes também recebem apoio para a busca de oportunidades no mercado de trabalho, com direito a mentorias individuais.

“Queremos apoiar essas pessoas a se desenvolverem com autoconhecimento, recebendo ferramentas práticas para encontrar oportunidades de desenvolvimento, despertando um senso de autonomia e pertencimento”, disse Carlos Henrique Almeida, coordenador de experiências do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF.

Dicas para promover a diversidade e inclusão

Um grande desafio dessa jornada é a diversidade e inclusão na prática de forma efetiva. Políticas inclusivas devem estar integradas de fato à estrutura da cooperativa de forma que não basta somente usar a inclusão como uma estratégia de marketing.

A diversidade é uma demanda crescente do mercado, dos consumidores e dos órgãos reguladores. Além disso, as iniciativas de inclusão se encaixam no pilar social dentro das políticas de ESG.

Um outro ponto importante é que não basta contratar pessoas sem empoderá-las, dar oportunidade de crescimento e adequar, também, as lideranças. A inclusão precisa acontecer em todos os níveis hierárquicos. O cooperativismo, afinal, é plural e diverso, e isso precisa refletir nas lideranças.

Promovendo diversidade e inclusão na prática

Por isso, a gestão das iniciativas de diversidade e inclusão implica em ações contínuas e consistentes. Dessa forma, ações internas também podem ser eficientes para a promoção da diversidade e da inclusão. Isso é o que mostra a pesquisa “O valor da diversidade racial nas empresas”.

Confira as dicas para promover a diversidade na sua cooperativa:

  • As políticas de inclusão devem contar com o envolvimento de dirigentes, lideranças e conselheiros
  • Criar um comitê ou conselho de diversidade;
  • Realizar treinamentos internos e externos, incluindo fornecedores;
  • Iniciar diálogos e criar parcerias com entidades do terceiro setor e outras empresas sobre promoção de diversidade;
  • Buscar alinhamento entre ações externas e ações internas na promoção da diversidade;
  • Mensurar o número de minorias no quadro de funcionários;
  • Estabelecer metas específicas de longo prazo para aumentar a presença dessas minorias na empresa em todos os níveis;
  • Oferecer incentivos financeiros aos gestores para cumprirem essas metas;
  •  Adotar ações afirmativas;
  • Envolver a área de Governança nas iniciativas de promoção à inclusão;
  • Promover políticas e programas de combate à discriminação e ao assédio - afinal, não basta atrair pessoas diversas, é preciso retê-las. 

Conclusão

Diversidade e inovação têm uma ligação estreita e cooperam em prol da prosperidade dos negócios. Com a inclusão, as cooperativas ampliam o acesso a perspectivas e, assim, podem encontrar novas formas de inovar que, de outro modo, passariam despercebidas.

Contudo, a jornada para construir equipes diversas não pode se limitar ao recrutamento. Essas pessoas precisam ter voz ativa, possibilidade de crescimento e integração. Ou seja: uma inclusão de fato na estrutura da cooperativa.

Para conhecer mais sobre como praticar diversidade e inclusão na sua cooperativa, confira o curso de Liderança Inclusiva, no CapacitaCoop. Nele, você vai entender o papel da liderança em integrar as diferenças e conhecer os primeiros passos na jornada rumo à inclusão.

Confira também o e-book Gestão de Equipes: Como engajar seu time para inovar, aqui no InovaCoop. No material, conheça estratégias e dicas para apoiar suas equipes e disseminar o conceito de inovação na sua coop.

Mais importante ainda é olhar para dentro e entender que a diversidade é papel de cada um de nós. Quando enxergamos e enfrentamos nossos preconceitos enraizados, nos tornamos agentes de mudança em direção a um mundo mais justo e igualitário.

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta