Fique por dentro

Logística reversa: cooperativismo é protagonista da produção sustentável

Cooperativas de catadores reduzem desperdícios e devolvem materiais ao ciclo produtivo

TENDÊNCIAS31/05/202310 minutos de leitura

A sustentabilidade é uma pauta cada vez mais preponderante para todos os tipos de negócios. Nesse sentido, o cooperativismo larga na frente, porque é ESG desde sempre. Uma das faces mais necessárias desse movimento é o da logística reversa - e as cooperativas são grandes protagonistas.

Em suma, a logística reversa é um conjunto de procedimentos e ações para realizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos para o ciclo produtivo. Com isso, esses materiais podem ser reaproveitados e reciclados, reduzindo o desperdício. O que não estiver apto a ser reutilizado, porém, pode ser descartado de forma segura, levando em conta os riscos ambientais.

Dessa forma, a logística reversa é uma iniciativa central para a construção de um mundo mais sustentável. Reduzindo o consumo de insumos naturais e a produção de lixo, a logística reversa protege o meio ambiente e diminui a necessidade de extração de matérias-primas. Além disso, esse ciclo pode gerar renda e causar impacto social.

Neste artigo, vamos entender mais sobre a estreita relação que há entre logística reversa e cooperativismo, apresentar cooperativas atuantes nessa atividade, conhecer o programa Pró-Catador e saber mais sobre os seus impactos positivos.

Logística reversa e o cooperativismo

As cooperativas cumprem um papel essencial para o funcionamento das iniciativas da logística reversa em mais de uma maneira. O mais evidente é como as cooperativas de reciclagem representam um pilar fundamental para a coleta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos que retornam para o ciclo produtivo.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010, compreende princípios importantes no incentivo à indústria da reciclagem e fomento no uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados. Assim, a logística reversa é um dos principais pontos da PNRS e seu conjunto de medidas.

Tais medidas dão protagonismo às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que podem até mesmo receber incentivos de políticas públicas. Nesse cenário, as cooperativas cumprem o papel de coletar, separar e tratar os insumos que podem ser reutilizados e reciclados, além de dar um fim adequado ao que será descartado.

Os catadores são atores fundamentais nos programas de logística reversa fomentados pela PNRS, que podem ser instituídos de três jeitos diferentes, que são:

  •  Regulação do poder público
  • Acordos setoriais
  • Termos de compromisso

Cooperativas de catadores fazem a diferença

As cooperativas de reciclagem já fazem a diferença para a logística reversa em muitos lugares. Um exemplo é o da Centcoop, que atua no Distrito Federal. O ConexãoCoop, aliás, contou esse case de sucesso e entrevistou Aline Sousa, diretora-presidente da cooperativa.

A Centcoop (Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal) foi idealizada em 2002 e oficializada em 2006 como uma cooperativa de segundo grau. Com isso, ela reúne 21 cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis que somam mais de mil cooperados.

O papel da cooperativa é realizar a comercialização conjunta dos materiais que as cooperativas recuperam da coleta seletiva por empresas ou pelas próprias cooperativas associadas. A intercooperação é fundamental, revela Aline.

“Nós buscamos parcerias de fortalecimento e intercooperação, e o Sistema OCB é um dos grandes parceiros. Muitas vezes, os catadores estão com dificuldade na gestão. Se a gente for cooperativa, podemos acionar o sistema de aprendizagem que vai nos trazer a qualificação necessária para sanar essa dificuldade”. A Centcoop também integra três programas de logística reversa:

Mais exemplos do cooperativismo na logística reversa

O DF é sede para uma outra cooperativa que se destaca nas iniciativas de logística reversa. É a Recicle a Vida, contratada pelo Governo do Distrito Federal. O trabalho envolve a coleta, a triagem, o transporte e a destinação final de resíduos secos, orgânicos e indiferenciados.

Mônica Mendes Licassali, Coordenadora Administrativa e Financeira da Recicle a Vida, explica a importância das coops para a logística reversa. “Sem as cooperativas de catadores, os diversos produtos não chegariam nas indústrias”, conta.

A cooperativa paraense Concaves foi criada com apoio da Incubadora de Cooperativas da Universidade Federal do Pará. Ela atua no recolhimento de papel, plástico, rider, ferro, cobre, alumínio, vidros, resíduos de madeira, lixo eletrônico e resíduos de óleo alimentício.

Sabe o monte de lixo que fica nas ruas durante as eleições? A Concave se juntou ao TSE local para coletar esses materiais recicláveis, sobretudo papel e papelão, de forma que eles possam voltar à cadeia produtiva. Além disso, a cidade ficou mais limpa e os catadores puderam incrementar a renda.

Logística reversa de lixo eletrônico

Aqui, no InovaCoop, também falamos sobre as cooperativas que lidam com a logística reversa do lixo eletrônico. Esses resíduos geram tanto problemas ambientais quanto para a saúde das pessoas. O perigo é que o descarte de materiais eletrônicos não para de crescer. O cooperativismo, porém, já está atuando para amenizar essa situação.

Os resíduos eletrônicos precisam ser gerenciados de forma ambientalmente adequada, tanto no sentido de reusar e reciclar o que for possível, quanto para o descarte adequado. Portanto, o sistema de logística reversa funciona por meio das seguintes etapas, aponta o SINIR (Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos):

  1. Descarte pelo consumidor dos produtos eletroeletrônicos, em pontos de recebimento;
  2. Recebimento e armazenamento adequado;
  3. Transporte dos produtos eletroeletrônicos dos pontos de recebimento até pontos de consolidação ou destinação final ambientalmente adequada (reutilização, reciclagem, recuperação ou disposição final ambientalmente adequada);
  4. Tratamento dos resíduos;
  5. Disposição final dos rejeitos em aterros.

A cooperativa paulista Coopermiti é uma das maiores referências na logística reversa de resíduos eletrônicos. Pioneira, a coop realiza a logística reversa dos equipamentos eletrônicos com apoio da Prefeitura de São Paulo. Uma das etapas de sua atuação é justamente identificar matérias-primas e componentes aptos ao retorno para a cadeia produtiva.

Também na capital paulista, a associação de cooperativas Rede Sul e a empresa de logística reversa GM&C lançaram o e-Waste. O projeto se propõe a disseminar a importância da reciclagem dos resíduos eletrônicos na cidade.

Pró-Catador reconhece protagonismo de catadores na logística reversa

A importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis foi reconhecida com a recriação do Programa Pró-Catador. Com o decreto, o Governo Federal também instituiu o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica das Catadoras e dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, com a participação de 15 pastas.

A primeira versão do programa surgiu em 2010, mas foi revogada dez anos depois. A nova versão ganha ainda um novo nome - Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular.

O novo programa nasce com o objetivo de colocar os catadores como atores centrais na cadeia de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no país. Além disso, a ideia é mudar o atual modelo de logística reversa e economia circular no Brasil. Com isso, o decreto promove a expansão da coleta seletiva e do reaproveitamento de materiais recicláveis.

Certificados de crédito de reciclagem

O programa abre, ainda, a possibilidade de certificados de crédito referentes à comercialização de produtos ou de embalagens recicláveis. Esses certificados são os seguintes:

  • CCRLR: é um documento emitido por uma entidade gestora a fim de comprovar o retorno de produtos e embalagens ao ciclo produtivo por meio da logística reversa.
  • CERE: emitido por entidade gestora para certificar a titularidade de projeto estruturante de recuperação de materiais recicláveis, comprovando que os materiais foram devolvidos ao setor produtivo.
  • Certificado de Crédito de Massa Futura: possibilita que o cumprimento da meta de logística reversa por uma instituição que investe em projetos estruturantes de recuperação de materiais recicláveis seja auferido antecipadamente.

Sistema OCB reforça laços do cooperativismo com a logística reversa

O Sistema OCB participou da recriação do Programa Pró-Catador. Cleusimar Andrade, Presidente da Central de Cooperativas Rede Alternativa e coordenador da Câmara Temática das Cooperativas de Reciclagem do Sistema OCB, explicou a importância do programa:

“É uma importante política pública que contribuiu para dar dignidade ao trabalho dos catadores com o fortalecimento de suas organizações, tanto do ponto de vista de infraestrutura quanto de redes, visando a comercialização em grupos”.

O Anuário da Reciclagem 2022 registra a existência de 1.996 organizações de catadores e catadoras, presentes em 1.032 municípios brasileiros. Em 2022, 1,3 milhão de toneladas de resíduos sólidos foram recuperados e destinados para a reciclagem de materiais, mas o potencial é ainda maior.

A importância da logística reversa

A logística reversa praticada pelas cooperativas está afinada aos pilares de ESG. Essa é uma prática com grande impacto para a preservação ambiental e atua na economia solidária, distribuindo renda e proporcionando avanços sociais aos catadores cooperados.

Aline Sousa, da Centcoop, sublinha o papel dos catadores no combate às mudanças climáticas. “O trabalho de nós, catadores, minimiza as respostas desse impacto, porque nossa atuação é de recuperação do passivo”.

No contexto social, as cooperativas de reciclagem promovem, além da inclusão econômica, diversos programas para os associados e a comunidade. A Recicle a Vida, por exemplo, procura disponibilizar trabalho para pessoas com baixa qualificação profissional, além de prover cursos de alfabetização e de profissionalização em diferentes setores da economia.

Design circular

No InovaCoop também apresentamos o conceito de design circular, uma forma de projetar e desenvolver produtos pensando, no decorrer de todo o processo, nos impactos ambientais causados pelos materiais utilizados durante a fabricação, bem como as alternativas de reciclagem no pós-uso. Pois o design circular tem tudo a ver com a logística reversa.

Algumas das principais características do design circular são o uso de insumos reciclados para o desenvolvimento de produtos e a reciclagem ou reuso de materiais após o descarte.

Iniciativas de logística reversa no coop

Além das cooperativas de catadores, o cooperativismo produtivo também cumpre um papel muito importante na logística reversa. Esses são alguns exemplos:

  • Coop: a cooperativa de consumo possui uma parceria com a startup Molecoola para operar logística reversa de embalagens e produtos pós-consumo, incentivando a reciclagem. Ademais, há um programa de fidelidade ambiental em que os consumidores podem levar seus recicláveis a pontos de coleta em troca de produtos e serviços.
  • Aurora Coop: a fim de aumentar as taxas de reciclagem das embalagens pós-consumo, a cooperativa integra a Coalizão pela Logística Reversa, que visa melhorar os processos de coleta seletiva e a integração de cooperativas de catadores. A Aurora Coop investe, ainda, no Instituto Recicleiros.
  • Coplacana: pioneira da logística reversa, a cooperativa agropecuária foi a primeira do ramo a implantar uma Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos, ainda em 1994. A iniciativa inspirou, inclusive, a criação da Lei 9.974/00, que trata da logística reversa das embalagens.

Conclusão

A conexão entre logística reversa e o cooperativismo rende frutos valiosos para o meio ambiente, a sociedade e os catadores. Ademais, o fortalecimento das práticas de logística reversa é uma boa oportunidade para a ampliação das fontes de receitas das cooperativas.

Além disso, tudo isso contribui para a construção de uma marca do cooperativismo sustentável. Os novos hábitos de consumo estão valorizando os negócios sustentáveis. A produção ética e o impacto social são diferenciais competitivos cada vez mais importantes.

A fim de apoiar ainda mais esse protagonismo das cooperativas na jornada ESG, o Sistema OCB está lançando o programa ESGCoop, que focará na competitividade e na sustentabilidade dos negócios cooperativistas. Saiba mais sobre o ESGCoop neste guia prático!

O Sistema OCB gostaria de entender os desafios e vantagens da participação das cooperativas de reciclagem nos Programas de Logística Reversa. Participe da Pesquisa, que está aberta até o dia 23 de junho de 2023. Com esse diagnóstico, desenvolveremos estratégias de apoio à inserção e fortalecimento das cooperativas de reciclagem em tais programas, como parte da estratégia sistêmica de apoiar as cooperativas em sua inserção mercadológica.

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta