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InovaCoop Conexão com Startups: coops iniciam a pré-seleção de startups

A Innoscience, parceira do Sistema OCB no desenvolvimento do programa, apresentou a ferramenta Connection e as startups que estão sendo mapeadas para o desenvolvimento do projeto piloto

GESTÃO DA INOVAÇÃO09/08/20215 minutos de leitura

O programa Inovacoop Conexão com Startups está a todo vapor. Nesta segunda-feira, a Innoscience, empresa de consultoria e parceira do Sistema OCB no desenvolvimento do programa, apresentou às coops participantes a ferramenta Connection, por meio da qual vão conhecer as startups pré-selecionadas para o desenvolvimento do projeto piloto.

A ideia é que as coops iniciem a avaliação para que, durante a programação da Semana de Inovação, que vai ocorrer de 13 a 17 de setembro, possam ter até três boas opções para o Pitch Day, que é quando as startups se apresentam para as coops.

“Essa reunião é essencial para nortear o trabalho da nossa parceira que, além de receber a inscrição de startups interessadas no programa, também estão em busca ativa de outras opções que possam atender a necessidade das coops. Vale ressaltar que as startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir à próxima etapa do programa no Pitch Day. E as startups selecionadas farão parceria com as coops para desenvolvimento de um piloto”, comenta a coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

O objetivo do programa é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam solucionar seus desafios, aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.


BREVE HISTÓRICO

Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.


CONFIRA OS DESAFIOS SELECIONADOS

Prontuário eletrônico e informações em tempo real (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.

Agenda eletrônica unificada e informações em tempo real (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.

Gestão de acessos a áreas restritas no hospital (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.

App de oferta de serviços (marketplace) (Fetrabalho/RS): Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.

Gestão e rastreabilidade da produção de café (Cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.

Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.

App para solução em transporte de cargas (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.

Gestão de ações sociais (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.

Pesquisa de satisfação e relacionamento (Sicoob Central Crediminas + Sicoob Central Paulista ): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.

Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.