Fique por dentro

Encerrada a 2ª edição do programa Conexão com Startups

O programa encerra sua segunda edição com a apresentação das soluções dos desafios propostos.

GESTÃO DA INOVAÇÃO08/09/20223 minutos de leitura

A 2ª edição do Programa Conexão com Startups, do Sistema OCB, realizou a apresentação de três soluções de desafios de cooperativas, nesta terça-feira (06/09). O evento ocorreu de forma virtual e é uma parceria entre o Sistema OCB e o Silo Hub (Hub de inovação originado da parceria entre a Embrapa e a Neo Ventures). As cooperativas Cemil (MG), Coplana (SP) e Santa Clara (RS) foram selecionadas nesta segunda edição do programa, que é voltado para inovações no Ramo Agro. 

O desafio da CEMIL era prever os preços do leite longa vida (UHT) desse o início da produção até a chegada ao varejo para ter mais competitividade. A Startup UpTech aceitou o desafio e desenvolveu um sistema integrado para precificação que utiliza também Inteligência Artificial. O sistema consiste na utilização de modelos matemáticos e métodos de IA para gerar relatórios de validação e garantir a assertividade de 95% na precisão dos preços.  

A Coplana buscava estimar e prever a colheita de amendoim devido a particularidade da sua cultura, tendo em vista como as vagens são formadas no inteior do solo, a percepção visual da produtividade da lavoura é dificultada. A Daedalus, startup selecionada para resolver o desafio, apresentou um APP capas de calcular a estimativa por meio do processamento de imagens registrado pelos agrônomos diretamente na plataforma. O Aplicativo identifica a imagem coletada pelo produtor e faz a contagem automática de amendoins detectando quantas das vages estão presentes na imagem, então é realizado a estimativa de sacas por hectares, por produção e até mesmo perdas para os produtores. 

Como fracionar produtos de pesos e formas variadas em pedaços exatos era o desafio da Santa Clara. Para resolver esse problema, e Eixo Consultoria, startup empresa júnior de Recife, optou pelo desenvolvimento de uma máquina cortadora de queijo para fracionar os produtos. A máquina, que também utiliza inteligência artificial e lâmina ultrassônica adequada as normas regulatórias vigentes, está em fase de construção e irá proporcionar à cooperativa, além da automação do corte do queijo, a diminuição de desperdícios e perdas consideráveis que ocorrem com o processo de corte atual. 

Fabíola Motta, Gerente Geral da OCB, destacou a importância dessa segunda edição do programa. “Esta edição voltada ao agro é para viabilizar desenvolvimento, aumentar a eficiência e reduzir custos. O Conexão com Startups é mais um programa que vem ao encontro do desafio de gerar R$ 1 trilhão em prosperidade e congregar 30 milhões de cooperados, em cinco anos. A inovação certamente vai nos ajudar a chegar lá”. 

Com isso, a segunda edição do Conexão com Startups foi encerrada apresentando soluções inovadoras para o agro, apontando a capacidade dos projetos em atender diversas cooperativas e levar a inovação cada vez mais longe.  

O Conexão com Startups  

O programa buscou conectar as cooperativas com as startups por meio da resolução de problemas com soluções inovadoras. Na primeira etapa, as startups participantes conheceram os desafios e puderam se inscrever para resolvê-los. Em seguida, foi feita a triagem das startups. As selecionadas se apresentaram em formato de Pitch e as melhores soluções foram escolhidas para seguir para a fase de parceria com as coops. 

Concluído o processo seletivo, foi iniciado a fase de execução do projeto piloto, que contou com um período de imersão entre startup e cooperativa, fase em que também foi firmado o contrato para prestação de serviços. Por fim, foi realizada a reunião de avaliação de resultados do piloto e possível parceria comercial. 

 

Conteúdo elaborado pela equipe do

Sistema OCB