Topbar OCB

Pergunta:

Por onde iniciar para conseguir construir um SGI?

Resposta:

Construir um Sistema de Gestão da Inovação (SGI) requer planejamento e organização. Aqui estão os dez passos essenciais para dar início a essa jornada:

  1. Sensibilize a alta direção: Engaje presidente, diretores e gerentes para que apoiem a inovação como patrocinadores estratégicos.

  2. Engaje o conselho: Insira a inovação na missão, visão, valores e planejamento estratégico, garantindo orçamento adequado.

  3. Estruture a governança: Defina papéis e responsabilidades para que a inovação seja sistêmica e integrada a todas as áreas.

  4. Crie um comitê estratégico: Formalize um grupo com regras claras para desenvolver a política, estratégia e objetivos de inovação.

  5. Organize a área de inovação: Estabeleça ou fortaleça um setor que coordene iniciativas e articule internamente e externamente.

  6. Realize um diagnóstico de maturidade: Avalie o nível de inovação da unidade para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

  7. Desenvolva um portfólio de iniciativas: Documente ações realizadas, projetos em andamento e ideias futuras para organizar prioridades.

  8. Estabeleça indicadores: Defina métricas para monitorar e medir o progresso das iniciativas e do SGI como um todo.

  9. Elabore o plano do SGI: Estruture programas, ações e projetos específicos para disseminar a cultura de inovação.

  10. Implemente estratégias de comunicação: Utilize canais e mídias internas para engajar colaboradores e divulgar informações sobre o SGI.

Seguindo esses passos, vocês estarão preparados para consolidar uma cultura de inovação contínua e sistemática.

Esse tema foi abordado em outra pergunta enviada, na qual você pode explorar o vídeo com a resposta do nosso consultor parceiro do ISAE, Professor Hélio Gomes de Carvalho: Clique aqui para assistir!

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.