Voltar
Radar da inovação

Up&Go: serviços de limpeza por meio de uma cooperativa de plataforma

Saiba como uma cooperativa de Nova Iorque, com apoio de uma ONG, opera em conjunto uma plataforma digital que garante melhores condições de trabalho a seus associados


09/07/2020
Nome da Cooperativa:Up&Go
Ramo:Trabalho Produção de Bens e Serviços
Região:Internacional
Palavras-chave:cooperativismo de plataforma, transformação digital, inovação no modelo de negócio
Resumo:

RESUMO

A cooperativa de plataforma Up&Go, sediada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi criada em 2017 para que trabalhadoras domésticas, normalmente imigrantes, ofereçam seus serviços por meio de uma plataforma digital. Na prática, por meio de um aplicativo, a cooperativa oferece os serviços de faxina de suas cooperadas. A plataforma permite que as cooperadas recebam 95% do valor pago pelos clientes, eliminando as comissões antes pagas pelas trabalhadoras a intermediadores.


CONTEXTO

Em Nova Iorque, trabalhadoras imigrantes da América Latina são maioria na prestação de serviços de faxinas. Muitas vezes elas encontram grandes dificuldades para entrar no mercado de trabalho: o domínio da língua e as altas comissões cobradas pelas agências de trabalho são algumas delas.

A cooperativa de plataforma Up&Go surgiu com o objetivo de organizar trabalhadoras urbanas de forma a propiciar a elas a valorização de seu trabalho. Para isso, criou um canal confiável, que as conecta com contratantes de seus serviços e elimina os intermediários.

Para enfrentar um problema contemporâneo, a cooperativa já nasceu digital. Uma organização não governamental propôs a um grupo de trabalhadoras a ideia da criação de uma cooperativa de plataforma gerenciada e de propriedade das próprias trabalhadoras.

Em parceria com a incubadora de uma universidade e com o apoio de especialistas em economia digital, a cooperativa desenvolveu um aplicativo em que comercializa os serviços de faxina de suas cooperadas. A cooperativa detém a propriedade intelectual do aplicativo, lhe garantindo independência e maior renda às cooperadas.


DESAFIOS

Em todo mundo, há um o avanço da precarização do trabalho nas grandes metrópoles. O mercado de serviço de limpezas domésticas é um exemplo deste fenômeno contemporâneo que gera pobreza e desigualdade.

Na cidade de Nova Iorque não é diferente. Existe um grande número de imigrantes hispânicas oferecendo serviços de faxina na cidade. Frequentemente, com pouca instrução e limitado conhecimento do idioma local, as trabalhadoras comumente procuram agências de limpeza para oferecer seus serviços. Estas agências tendem a ficar com altos percentuais do valor pago pela faxina, chegando a reter 50% dos pagamentos.

Foi neste contexto que surgiu a Up&Go. Por meio do aplicativo, clientes cadastrados podem agendar faxinas e pagar por elas. Do valor combinado, 95% é destinado à faxineira e o restante é voltado para a manutenção da plataforma. Veja depoimentos das cooperadas neste vídeo.


DESENVOLVIMENTO

A ideia do aplicativo nasceu de uma organização não governamental chamada Center for Family Life (CFL). Trata-se de uma ONG que trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade na região do Brooklin, na cidade de Nova Iorque.

Desde o ano de 2006, como forma de auxiliar a comunidade na inserção no mercado de trabalho, a organização apresenta a trabalhadores urbanos imigrantes o modelo de negócios cooperativista, por meio do Cooperative Development Program (CDP).

Visando proporcionar emprego e renda a um grupo de trabalhadoras imigrantes, a CFL estimulou que elas se organizassem em cooperativas e oferecessem seus serviços de forma digital. O projeto foi apoiado pela incubadora de uma universidade parceira, que financiou o primeiro investimento de capital na iniciativa para desenvolvimento do aplicativo e site.

As 23 trabalhadoras membros da Up&Go estão divididas em três cooperativas que atuam como agências de limpeza. Estas três cooperativas são as detentoras da plataforma que disponibiliza os serviços.

Na prática, o cliente contrata e paga pelos serviços através da plataforma. Trabalhadoras e clientes têm segurança na contratação, além de melhores condições financeiras. As cooperadas são avaliadas pelos clientes e quaisquer situações impróprias causadas pelos clientes durante a realização do serviço podem ser denunciadas. A plataforma também evita escolha dos clientes baseada em fotos ou perfil da trabalhadora. Os pedidos recebidos no aplicativo são distribuídos entre as cooperadas em ordem rotativa, de acordo com a localidade do cliente.

As cooperativas detêm uma parceria com a CFL, que apoia o grupo de trabalhadoras na divulgação digital dos serviços e na manutenção da plataforma digital. Uma consultora da CFL também organiza a agenda de faxinas para as trabalhadoras.

A tomada de decisões, no entanto, está totalmente controlada pelas trabalhadoras cooperadas. O valor da faxina, assim como expansão dos negócios e entrada de novas trabalhadoras é decidido em assembleias virtuais ou encontros entre as famílias, que são realizados regularmente. Veja na imagem o modelo de governança da Up&Go.


Para conhecer mais sobre a construção da Up&Go e do movimento do cooperativismo de plataforma, assista uma mesa redonda sobre o tema gravada durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em 2019 neste vídeo.


RESULTADOS

Além de conseguirem uma base de clientes de forma mais rápida, com a criação da plataforma cooperativa, o valor pago pelas faxinas cresceu entre 50% e 85% para as cooperadas e a renda final das trabalhadoras cresceu 20% no primeiro ano de atuação da Up&Go. Sylvia Morse afirma que em alguns casos, trabalhadoras informais que ganhavam 10 dólares a hora, passaram a receber 22 dólares a hora ao se unir à cooperativa.

Além do aumento significativo na renda, passaram a trabalhar uma quantidade de horas adequadas, com controle de horários e equipamentos necessários. Também puderam conhecer seus direitos trabalhistas e se protegeram de situações de abuso e vulnerabilidade no exercício de sua profissão. Ganhos como aprender a usar a tecnologia a favor do seu negócio, permitir pagamentos on-line e contar com uma taxa de cancelamento são também mudanças imediatas e tangíveis sentidas pelas cooperadas que no mercado informal sofriam com fraudes. A cooperativa tem crescido em número de cooperadas e clientes, interessados no impacto social que produz.

Para ver os impactos da Up&Go na vida de suas cooperadas, veja este vídeo.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

A cooperativa trabalha atualmente para aumentar o número de cooperadas, desenvolver um modelo de assinatura e coopera para a formação de outras cooperativas de plataforma no país. Sua experiência é amplamente divulgada como caso de sucesso por organismos internacionais.

Contato do responsável:

Sylvia Morse

Consultora da Up&Go

smorse@sco.org

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta