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Cases de Inovação

Unimed Federação Centro Brasileira estimula inovação interna com programa de ideias

Iniciativa premia as ideias dos colaboradores e os incentiva a criar soluções inovadoras

31/07/2024
Nome da Cooperativa:Unimed Federação Centro Brasileira
Ramo:Saúde
Região:Centro-Oeste
Palavras-chave:Inovação organizacional, cultura de inovação, programa de inovação
Resumo:

A Unimed Federação Centro Brasileira reformulou um projeto já existente na cooperativa e lançou o “Inoverso”. Com algumas melhorias, o novo programa permite que os colaboradores expressem suas ideias inovadoras e tenham a chance de implementá-las na cooperativa. Os funcionários também ganham pontuações de milhas por suas ideias e podem trocá-las por produtos.

Contexto

A inovação é um processo protagonizado pela criatividade das pessoas. A Unimed Federação Centro Brasileira percebeu como dar voz aos colaboradores pode ser valioso para inovar e, assim, lançou o programa Inoverso.

O projeto tinha como objetivo dar voz aos colaboradores e fomentar a cultura de inovação dentro da cooperativa. De acordo com Arthur Rezende, analista de inteligência de mercado e inovação da Unimed Federação Centro Brasileira, a iniciativa aproxima os funcionários da cooperativa e torna o ambiente de trabalho mais estimulante.

“A inovação é uma necessidade para que o negócio permeie com o tempo. E a gente até poderia falar que inovação é tecnologia ou inteligência artificial, mas na verdade não é só sobre isso. As pessoas têm que estar envolvidas na inovação e é por isso que o Banco de Ideias surgiu: para que os colaboradores estejam perto da gente e que possamos ouvir suas ideias”, conta Rezende.

Desafios

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Unimed Federação Centro Brasileira foi implementar a cultura de inovação, visando estimular o interesse dos colaboradores em participar do banco de ideias.

O analista de inovação da cooperativa afirma que, ainda que parte do projeto envolva treinamentos para o desenvolvimento da criatividade e outras habilidades, a atitude de inovar precisa partir do colaborador.

“Muitos funcionários pensam: ‘Por que eu vou fazer além do que já estou habituado a fazer? Por que eu vou entregar algo a mais?’. Mas a inovação traz muito desse princípio, porque as pessoas têm que se desenvolver e se reinventar a cada dia que passa para serem inovadoras. E é justamente nessa tecla que a gente bate, fazemos oficinas, conscientizações, reuniões, tudo para que as pessoas percebam a importância da inovação”, explica Rezende.

Desenvolvimento

O Inoverso surgiu a partir de aperfeiçoamentos feitos em um projeto já existente na Unimed Federação Centro Brasileira. O antigo Programa de Melhorias era também um espaço em que os colaboradores podiam sugerir soluções inovadoras, mas a organização sentiu que tinham algumas falhas estruturais que comprometiam a eficiência da iniciativa.

“Em 2021 tivemos o início do Programa de Melhorias, que era um processo em que as pessoas podiam ir no nosso sistema gerencial e dar suas ideias. Com o passar do tempo, no entanto, percebemos alguns gaps na iniciativa. Notamos que deixar o programa sem direcionamento, sem temas específicos, até permitia que surgissem ideias boas, mas algumas ideias surgiam apenas como reclamações”, narra Rezende.

Além disso, o Programa de Melhorias, que funcionava a partir de um sistema de pontos, só premiava os três primeiros colocados. Isso acabava desestimulando os participantes que ficavam em outras posições.

Com a articulação da superintendente Fabiana Daniel, do diretor administrativo e financeiro Sérgio Baiocchi e do diretor de integração e desenvolvimento institucional Éder Cássio, o programa foi substituído pelo Inoverso em 2024.

Nesse novo programa, as ideias inovadoras são segmentadas por temas alinhados às necessidades do momento da cooperativa. O projeto também funciona com uma pontuação por ideias no estilo de milhas, em que todos os colaboradores podem resgatar prêmios.

A versão atual foca no desenvolvimento da cultura de inovação na cooperativa como um todo, com treinamentos focados em metodologias ágeis para gestores. Além disso, o Inoverso conta com um acompanhamento intenso dos participantes, com uma mentoria do comitê gestor de inovação.

“O modelo antigo era centralizador de ideias, porque o comitê avaliava e as pessoas não tinham chance de explicar suas ideias, era apenas de acordo com a interpretação do comitê. Agora, nós vamos até ter um pitch day mais para frente para que as pessoas consigam apresentar e defender suas ideias”, diz o analista.

Resultados

Em pouco tempo de projeto, 50% das ideias apresentadas foram aprovadas e implementadas. Para além dos resultados quantitativos, uma mudança significativa pode ser observada na cooperativa: o estabelecimento da cultura de inovação.

De acordo com Rezende, a Unimed Federação Centro Brasileira já estabeleceu um ambiente mais disruptivo no cotidiano dos colaboradores. Desde reuniões até conversas descontraídas, o pensamento inovador está se espalhando pelos funcionários.

“As pautas de inovação estão sempre sendo citadas nas reuniões. A gente consegue perceber no dia a dia dos colaboradores que essa cultura de inovação está se enraizando”, afirma Arthur Rezende.

“O projeto de inovação tem esse objetivo, que além de desenvolver a cultura de inovação individualmente, também traz essa cultura para o coletivo. Até porque esse é um dos princípios do cooperativismo, estar junto com os outros sempre. Então eu diria que esse é o objetivo principal do projeto de inovação, desenvolver o indivíduo, mas também participar e trabalhar no coletivo”, adiciona.

Próximos passos

Dado o sucesso do projeto, a cooperativa já tem um planejamento completo para os próximos meses. Além do pitch day, a Unimed Federação Centro Brsileira quer ter 20 ideias aprovadas pelo comitê de inovação até final de 2024 e implementar dois projetos inovadores propostos pelos colaboradores até o final de 2025.

Outro grande plano da Unimed Federação Centro Brasileira é integrar o sistema de inovação com suas cooperativas federadas. Assim, as ideias sugeridas pelos colaboradores podem ser aplicadas em larga escala em outras federadas que tenham necessidades parecidas.

“Talvez uma ideia que foi gerada na Unimed Anápolis pode ser uma ideia que é super legal de implantar na Unimed Catalão, por exemplo. Ou uma ideia que nasceu na Unimed Federação pode ser levada para todas as nossas federadas”, Rezende conclui.

Contato do responsável:

Arthur Rezende

Analista de inteligência de mercado e inovação da Unimed Federação Centro Brasileira.

arthur.oliveira@unimedcb.coop.br

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