Voltar
Radar da inovação

Unimed BH: criação de cultura de inovação cooperativa

Existente desde 2014, programa de inovação da cooperativa de saúde tem gerado resultados tanto para o ambiente administrativo quanto para os clientes finais


09/07/2020
Nome da Cooperativa:Unimed Belo Horizonte
Ramo:Saúde
Região:Sudeste
Palavras-chave:Inovação organizacional, intraempreendedorismo, inovação no modelo de negócio, programa de inovação
Resumo:

RESUMO CARD

O Movimento Juntos Inovamos é uma Iniciativa da Unimed BH que estimula a geração de ideias e atitudes criativas por parte dos colaboradores da cooperativa. Baseia-se na realização de eventos, manutenção de espaço dedicado à inovação e disponibilização de plataforma digital para exposição e seleção de ideias. Além disso, promove ocasiões para atração de startups com soluções para desafios internos.


CONTEXTO

Em 2014, a Unimed BH criou um Centro de Inovação que funcionava fora das instalações da cooperativa. Em 2017, a liderança trouxe o centro para dentro da operação no intuito de disseminar internamente a cultura de inovação. O centro envolvia universidade corporativa, pesquisa, desenvolvimento, inovação e consultoria.

A partir da criação desse centro, a inovação se tornou um elemento relevante para a cultura organizacional da cooperativa.

O Movimento Juntos Inovamos surgiu durante essa transição com o intuito de funcionar como catalisador das iniciativas internas e como fomentador da cultura de inovação. Sua primeira missão foi colocar todos os colaboradores e a liderança da cooperativa na mesma página, equalizando o entendimento geral sobre inovação.

De maneira geral, a finalidade do programa é gerar impactos positivos e aprendizados que venham a aprimorar soluções aplicadas para o negócio e, consequentemente, possam ser disseminados por toda a estrutura interna da cooperativa.


DESAFIOS

Um dos primeiros desafios enfrentados quando da criação do Movimento Juntos Inovamos foi conciliar a experimentação inerente a um programa de inovação à gestão de riscos inerentes à atividade da cooperativa. Assim, até mesmo o uso da palavra “erros” na declaração de inovação exigiu negociações com a diretoria.

A proposta somente foi aceita quando houve claro entendimento de que a proposta não seria aceitar erros em qualquer processo e atividade, mas justamente levar à criação de um ambiente controlado e propício à experimentação, que não afetasse negativamente a atividade corrente da cooperativa.

Além disso, a liderança do Movimento enfrenta o desafio constante de promover o alinhamento de todas as lideranças para que todos defendam o desenvolvimento do projeto. Outro desafio é promover o engajamento constante das pessoas para que as ideias saiam do papel.


DESENVOLVIMENTO

O Movimento Juntos Inovamos se desenvolve em três etapas:

  1. Inspiração: expressa por meio da realização de eventos, como meetups de inovação e voltada ao envolvimento das pessoas. Já está na terceira edição. Na ocasião ocorre a premiação de duas ideias inovadoras todos os anos, uma com foco na otimização do atendimento médico e outra voltada à melhoria administrativa
  2. Atração: promovida pela criação de um espaço de inovação chamado Kriptown e da adoção de oficinas criativas de fomento à inovação, denominadas Mosaico Criativo. Tem como finalidade consolidar o Movimento Juntos Inovamos
  3. Sustentação: para geração de ideias por meio de plataforma colaborativa, desenvolvimento de trilha de educação e criação do Prêmio Juntos Inovamos. Representado pela criação de uma plataforma de inovação em que as pessoas postam ideias para avaliação por parte dos demais colaboradores. Com isso o Movimento descentralizou a responsabilidade pela promoção da inovação, que antes ficava restrito e sob responsabilidade exclusiva do centro de inovação.

Além disso, o programa de inovação da Unimed BH tem uma frente de aproximação com startups chamada Link One. A cada edição, é definido um tema de interesse para a cooperativa.

Em seguida, são abertas as inscrições para as startups seguida da seleção das iniciativas. O Link One é feito em parceria com um fundo de investimentos chamado KPTL (anteriormente chamado de Inseed).

O Link One já passou por duas edições, sendo a primeira voltada à atração de startups com soluções para os processos administrativos da cooperativa. A edição 2019 se voltou ao desenvolvimento de soluções relacionadas à experiência do cliente. A edição 2020 está prevista para o segundo semestre.


RESULTADOS

O Movimento Juntos Inovamos tem levado à criação e consolidação da cultura de inovação interna da cooperativa. A cooperativa registrou um relevante impacto na cultura organizacional, com mudança de mindset das pessoas participantes do processo. Isso levou a um entendimento de há alternativas para acelerar o endereçamento dos desafios já existentes. Mais do que isso, gerou sentimento de pertencimento entre os colaboradores.

Além disso, ao longo das duas primeiras edições o Link One endereçou desafios internos relacionados a eficiência, sustentabilidade, gestão do negócio e gestão de talentos profissionais, além de ter contribuído com o desenvolvimento da experiência do cliente e eficiência assistencial.

A Unimed BH já contratou três startups que participaram do Link One. A escolhida da segunda edição, realizada em 2019, tem proporcionado ótimos retornos, pois viabiliza o atendimento psicológico online.

Um dos resultados positivos não previstos inicialmente é o fato de a iniciativa da Unimed BH servir de referência para outras Unimeds. Dessa maneira, há startups que não foram contratadas pela Unimed BH, mas que estão prestando serviço para outras cooperativas.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Para 2020, a Unimed tem a intenção de criar uma maneira de as pessoas conseguirem rastrear as ideias propostas para saber como estão sendo desenvolvidas. Assim, o autor da ideia vai poder continuar a contribuir com ideias que eventualmente tenha dado para outras frentes da cooperativa.

Para estimular ainda mais a participação dos colaboradores e otimizar o processo de geração e desenvolvimento de ideias, a Unimed BH vai criar diretrizes de inovação. A expectativa é que as lideranças da cooperativa indiquem as principais dores enfrentadas em seus processos. Daí, os colaboradores serão orientados a pensar em soluções para as demandas específicas.

Contato do responsável:

Rafael Silva

Coordenador de Inovação da Unimed BH

rafael.silva@unimedbh.com.br


Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta