Voltar
Radar da inovação

Sicoob Transcredi cria evento para estimular inovação

Missão 360º foi fundamental para transformar a mentalidade da cooperativa e transformar ideias em projetos

27/07/2021
Nome da Cooperativa:Cooperativa de Crédito de Empresários Sicoob Transcredi
Ramo:Crédito
Região:Sul
Palavras-chave:cultura de inovação, Inovação organizacional, programa de inovação, criatividade
Resumo:

Para apoiar sua ferramenta interna “Pratique Inovação”, o Sicoob Transcredi desenvolveu o evento Missão 360º, que contou com palestras e uma maratona de 36h para a defesa de pitches e implementação de ideias ligadas à inovação. O projeto teve como objetivo estimular os colaboradores a defenderem as suas ideias, além de, indiretamente, transformar o mindset da organização.

CONTEXTO

Ao enxergar a necessidade de acesso a recursos financeiros mais baratos, em agosto de 2000, na cidade de Concórdia (SC), a iniciativa de 102 sócios-fundadores deu início à criação da cooperativa de crédito Sicoob Transcredi. Hoje, a cooperativa conta com mais de 130 funcionários.

Com uma forte busca pela implementação de uma cultura inovadora, o Sicoob Transcredi trabalha, atualmente, com uma ferramenta chamada Pratique Inovação, na qual os colaboradores podem registrar as suas ideias. Observando as ideias registradas nesta plataforma, a organização chegou à conclusão que precisava impulsionar ainda mais o lado inovador, pois tinha boas ideias, mas a maioria delas não era desenvolvida.

Para apoiar este desenvolvimento, surgiu o Missão 360º, o primeiro evento de inovação interna realizado na cooperativa. O evento tinha o compromisso de estimular essa virada de chave, ou seja, a mudança de mindset e o fomento de uma mentalidade voltada para uma inovação mais estratégica.

DESAFIOS

Depois de entender a necessidade de evolução e desenvolvimento das ideias dos colaboradores enviadas para a ferramenta Pratique Inovação, a companhia enxergou que, entre seus desafios, era preciso:

  • Estimular os colaboradores a praticarem a inovação além da idealização, incentivando a execução
  • Transformar o mindset da cooperativa evoluindo para uma cultura de inovação contínua
  • Apoiar o desenvolvimento das ideias ligadas à inovação para que os colaboradores pudessem se aprofundar em seus projetos
  • Auxiliar na implementação de projetos que poderiam apoiar esta nova cultura de inovação dentro da organização, incentivando e gerando autoconfiança também nos colaboradores

DESENVOLVIMENTO

Inspirado em boas ideias vindas do Centro Corporativo do Sicoob (CCS), o Sicoob Transcredi desenvolveu o Missão 360º, um evento de inovação interna focado em projetar uma atmosfera diferente e rica com a utilização de diversas temáticas, criando uma experiência de imersão e profundidade para a prática da inovação.

O Missão 360º foi dividido em duas etapas que contou com algumas estratégias pré-definidas para estimular os colaboradores:

  • A primeira etapa contou com a participação de palestrantes importantes que puderam guiar os participantes e contar as suas experiências. O primeiro momento foi através de uma palestra do Arthur Igreja e o presidente do Sicoob, Marco Aurélio de Almada, para os 130 colaboradores envolvidos no evento.
  • Após a palestra, o segundo passo foi um desafio dado aos participantes do evento. Os colaboradores da cooperativa tiveram o prazo de 15 dias para inscrever seus pitches para a maratona de 36h. O objetivo, além de incentivar a inovação, foi criar um olhar diferente para os pilares do planejamento estratégico do Sicoob Transcredi.

Ao total, foram contabilizadas mais de 70 ideias enviadas. Destas, após um processo de avaliação, seis ideias foram selecionadas pela diretoria da cooperativa para a maratona de 36h. As 6 pessoas donas das ideias convidaram mais 3 colaboradores para formarem um time, totalizando 24 colaboradores.

Ao final, os três melhores projetos foram premiados com R$ 4 mil cada e os outros três projetos foram premiados pela participação com R$ 2 mil reais cada.

RESULTADOS

O Missão 360º, que ocorreu em outubro de 2020, foi considerado um marco histórico para o Sicoob Transcredi, que sempre teve como meta apoiar e incentivar a inovação dentro da própria organização para seus serviços e entre seus colaboradores.

Entre os resultados mensurados, ao final da maratona de 36h, a cooperativa conseguiu transformar algumas ideias dos seus colaboradores em projetos passíveis de implementação e execução.

Entre eles, foi possível definir: um projeto rodando em modelo piloto, dois projetos que seis meses após o evento já foram implementados, e outros três projetos em fase de implementação.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

A cooperativa considerou o Missão 360º um sucesso e um marco histórico. Após este bom desempenho, o trabalho agora é de definição de alguns passos para:

  • manter o processo de inovação de forma contínua no Sicoob Transcredi
  • analisar a estratégia do projeto e o novo mindset de inovação criado a partir dele

Para isso, os próximos passos serão acompanhar e auxiliar na implementação dos projetos que ainda estão sendo executados; avaliar os pitches enviados que não participaram da maratona de 36h e dar o retorno para esses colaboradores; avaliar o Missão 360º de 2020 e definir novas estratégias para que o evento tenha um bom desempenho novamente.

Contato do responsável:

Talita Won-Müller Mortar

analista de TI do Sicoob Transcredi

talita@sicoobtranscredi.com.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta