Voltar
Radar da inovação

Sicoob Moob: app melhora experiência digital e viabiliza assembleias virtuais

Além de evitar o distanciamento do associado em tempos de pandemia, o aplicativo já viabilizou a realização de quase 300 assembleias digitais

31/03/2021
Nome da Cooperativa:Centro Cooperativo Sicoob - CCS
Ramo:Crédito
Região:Brasil
Palavras-chave:Inovação de processo, marketing, transformação digital, T.I., Experiência do usuário
Resumo:

O Sicoob Moob é uma plataforma de comunicação e mobilização dos cooperados do Sicoob. Com 125 mil cooperados ativos, a ferramenta já recebeu mais de 1.620 eventos online, incluindo as assembleias digitais, que garantiram, para as cooperativas do Sicoob, o processo e o compromisso com a gestão democrática do cooperativismo.

CONTEXTO

Ao longo dos seus mais de 20 anos, o Sicoob sempre buscou acompanhar as tendências mundiais para superar as barreiras tecnológicas no cooperativismo. A cooperativa entende que, para inovar no setor, é preciso ter um olhar cuidadoso, empático e que coloca o cooperado sempre em primeiro lugar.

Dessa forma, as estratégias de uma transformação digital de sucesso no Sicoob preconizam prioritariamente as necessidades das cooperativas, trazendo cada vez mais a comunicação e o empoderamento do usuário como agente primordial para a construção de soluções.

O movimento cooperativo promovido pelo Sicoob visa com que o cooperado vivencie o sistema com pertencimento, como agente transformador de sua própria cooperativa. Ou seja, na condição de dono, precisa ter participação na vida da cooperativa, como estar presente em eventos, causas sociais e atuar na governança da sociedade cooperativa.

Mas como manter o bom relacionamento e uma participação ativa em meio a uma grave pandemia? Era preciso impulsionar ainda mais a transformação digital entre as cooperativas, a fim de não se distanciar dos cooperados.

DESAFIOS

Um dos principais desafios era manter a proximidade do cooperado com a cooperativa e a contínua transmissão de informações, fazendo com que os conteúdos continuassem alcançando o cooperado com eficiência.

Outro desafio, também relacionado à pandemia, era realizar os eventos assembleares nas cooperativas de maneira remota, promovendo transparência e empoderamento dos cooperados nas decisões que são postas em votação.

DESENVOLVIMENTO

A inovação que ajudou o Sicoob a superar esse momento crítico foi o aplicativo Sicoob Moob, lançado no final de 2019 e atualizado no começo de 2020. Portanto, em março, quando veio a pandemia, o Moob já estava praticamente pronto para a nova realidade que se desenhava e contava com uma equipe de sete pessoas trabalhando no desenvolvimento e evolução do sistema.

Em resumo, o Sicoob Moob é mais que um simples app: é uma plataforma de comunicação e mobilização dos cooperados do Sicoob. Além disso, tem se consolidado como solução de grande relevância para as cooperativas aprimorarem o engajamento e relacionamento com os cooperados.

Com foco no cooperado, o sistema fornece um app disponível nas lojas Google Play e App Store, que promove o engajamento em ações de cada cooperativa Sicoob. Essas ações são criadas e gerenciadas pelas próprias cooperativas, por meio de uma retaguarda completa e robusta.

Durante o processo de desenvolvimento, uma das preocupações era permitir a realização das assembleias digitais, inclusive com as votações. O sistema ainda facilita e otimiza o tempo das cooperativas no desenvolvimento de seus processos internos, além de unificar as atividades de divulgação ao cooperado e promover ainda mais a comunicação entre cooperativa e cooperado.

Outro benefício importante que o sistema fornece à cooperativa é a perspectiva do engajamento dos cooperados nas ações promovidas pelas cooperativas. De maneira geral, o Moob foi desenvolvido e atualizado para proporcionar as seguintes vantagens:

  • Rede de comunicação exclusiva do sistema Sicoob, empoderando o cooperado digitalmente;
  • Informatizar a gestão dos eventos, principalmente das assembleias gerais e ordinárias;
  •  Contribuir para a expansão dos negócios de forma confiável;
  • Divulgar campanhas de marketing, treinamentos, notícias e votação;
  • Gerar um relacionamento confiável e transparente com a cooperativa, já que o cooperado pode acessar os resultados, ativos financeiros, prestação de contas etc;
  • Fornecer um espaço totalmente digital para realização de feiras voltadas ao agronegócio com preços reduzidos, fomentando linhas de crédito;
  • Disponibilizar conteúdos educacionais por meio da plataforma Universidade, oferecendo cursos sobre educação financeira e outros assuntos relevantes.

RESULTADOS

Além de atender aos princípios do cooperativismo ao aproximar e facilitar a comunicação e participação do cooperado, o Moob também atendeu antecipadamente ao que foi sugerido na agenda de fomento do Banco Central (Agenda BC#) ao permitir a criação e participação em eventos e votações ao vivo, o que permitiu a continuidade das atividades da cooperativa mesmo em tempos de pandemia.

Veja alguns resultados da iniciativa:

  • Com a pandemia, os números foram ainda maiores com a realização das feiras de agronegócio por meio digital. Foi possível negociar mais de R$ 43 milhões em propostas no 1º evento realizado, com 1.400 produtos ofertados e a participação de 186 fornecedores. Eventos esses que vinham sendo cancelados em todo país devido ao Covid;
  • Durante a pandemia foram realizados mais de 1.620 eventos online, sendo mais de 290 assembleias virtuais que garantiram o processo e o compromisso com a gestão democrática do cooperativismo;
  • O Moob possui mais de 125 mil cooperados ativos, sendo que mais de 112 mil se engajaram após o início da pandemia. Isso reforça que a solução foi primordial para atender à transformação digital, principalmente após a necessidade do isolamento social;
  • Hoje, o aplicativo conta com 3.024 anúncios criados no Comunidade de Negócios; 4.785 eventos (presenciais e online); 2.084 alunos no Universidade; 1.433 posts no Feed de Notícias; 244 Enquetes; 6.411 Votações.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

O Sicoob se prepara agora para disponibilizar mais cursos para os associados com possibilidade de emissão de certificado no próprio app. Além disso, busca a integração de chat próprio aos eventos assembleares. Essas são algumas das atualizações previstas para melhorar ainda mais a experiência digital dos cooperados Sicoob.

Contato do responsável:

Brunno Giordano Mello Silva

superintendente de Sistemas de Informação do Sicoob

brunno.mello@sicoob.com.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta