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Cases de Inovação

Seguros Unimed lança Super App para melhorar a experiência digital dos beneficiários

Iniciativa é resultado da célula de inovação criada para acelerar a transformação digital da seguradora

18/12/2020
Nome da Cooperativa:Seguros Unimed
Ramo:Saúde
Região:Brasil
Palavras-chave:Inovação de processo, transformação digital, disrupção, Inovação de produto, T.I., Inovação de serviço, Experiência do usuário, intercooperação
Resumo:

Recém-lançado, o Super App da Seguros Unimed é uma plataforma criada a partir da cooperação de Stormia, célula de inovação da seguradora, e Unio, empresa de tecnologia do Sistema Unimed. A iniciativa foi premiada no Grow+ Innovation Awards 2020, que destaca as iniciativas mais inovadoras do Brasil.

CONTEXTO

Para facilitar a vida dos seus mais de 6 milhões de beneficiários, a Seguros Unimed, grupo segurador e braço financeiro do Sistema Unimed presente em todo o país, vinha trabalhando na criação de uma plataforma, cujo objetivo era melhorar a experiência dos clientes reunindo todos os serviços em um só lugar.

A busca por melhorar a experiência digital na Seguros Unimed começou ainda em 2016, quando a companhia decidiu criar a Stormia, uma célula de inovação dedicada à experimentação de soluções. Em 2020, depois de vários testes e protótipos, a Seguros Unimed lançou o seu Super App.

Para o diretor-presidente da seguradora, Helton Freitas, o aplicativo “é a transformação do cuidado com a saúde física e financeira das pessoas e instituições para a plataforma mobile. Uma proposta ancorada em nossa estratégia de futuro digital, que chega para aprimorar a experiência dos clientes com os nossos serviços”.

O lançamento, segundo Freitas, está diretamente ligado à atuação independente da Stormia, que é totalmente dedicada à pesquisa e experimentação de soluções digitais.  

DESAFIOS

Além da tecnologia em si, um dos desafios era a proposta diferenciada da plataforma, que vai além dos relacionamentos usuais da cooperativa com o cliente. O aplicativo deveria possuir diversas funcionalidades, o que demandaria vários testes e protótipos.

Em função da pandemia de Covid-19, também era necessário desenvolver uma seção especial com teleorientação médica e odontológica e agendamento de vídeo-consultas com especialistas.

Além disso, precisava disponibilizar acesso aos conteúdos e programas de parceiros da seguradora, além da compra digital de produtos, como seguros de vida ou residencial e planos odontológicos.

DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento do Super App, a Stormia, célula de inovação da Seguros da Unimed, buscou uma parceria tecnológica. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Unio Soluções Tecnológicas, empresa de aplicações abertas do Sistema Unimed.

A Unio é resultado de uma joint venture, ou seja, uma intercooperação, da Unimed Vitória com a Unimed BH. Hoje, cinco sócios ligados ao Sistema Unimed compartilham igualmente sua propriedade: além das Unimeds Vitória e BH, a Unimed Porto Alegre, a Central Nacional Unimed e a Seguros Unimed, cada uma com uma cota de 20% do capital da Unio.

Em resumo, o Super App reúne o design feito pela seguradora, por meio da Stormia, com a tecnologia desenvolvida pela Unio. O aplicativo tem uma proposta diferenciada porque reúne uma diversidade de funcionalidades:

  • Acesso a informações gerais dos produtos contratados;
  • Solicitação e prévia de reembolso;
  • Autorizações;
  • Busca de rede;
  • Carteirinha digital do plano;
  • Seção especial Covid-19, com teleorientação médica e odontológica e agendamento de teleconsulta com especialistas;
  • Acesso aos conteúdos e programas de parceiros da seguradora;
  • Compra digital de produtos;
  • Cuidados da saúde e do bem-estar com um coach virtual e um sistema de metas;
  • ntre outras coisas.

O desenvolvimento do Super App incluiu:

  • + 29 mil horas de desenvolvimento tecnológico, envolvendo Stormia, Unio e Seguros Unimed.
  • + 25 mil horas dedicadas ao design, gerando mais de 1.000 protótipos e 200 componentes.
  • 168 funcionalidades, incluindo 78 para clientes, 11 para funcionários, 59 para todos os usuários (inclusive não clientes), entre outras.

RESULTADOS

Embora tenha sido lançado há poucas semanas, a plataforma foi premiada pelo Grow+ Innovation Awards 2020, que destaca as iniciativas mais inovadoras do Brasil. A seguradora foi reconhecida na categoria Corporate – Inovação Aberta.

O Super App está disponível a todos os clientes da Seguros Unimed e já conta com mais de 120 mil usuários cadastrados.

“O Super App não é apenas a unificação dos nossos demais aplicativos, mas sim uma implantação de mais funções. É a primeira seguradora do Brasil a ter um Super App dessa forma”, afirma Henrique Dias, superintendente de Marketing e Produtos da Seguros Unimed.

Além disso, já existem parcerias estratégicas com as cooperativas Unimed, por livre adesão. “Isso porque há uma corretora digital na plataforma para a venda direta de seguros, gerando receita a todos os players envolvidos”, explica Fábio Gastal, superintendente de Informação, Inovação e Novos Negócios da Seguros Unimed.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Segundo Fábio Gastal, o objetivo agora é disseminar a distribuição gratuita do Super App para as Unimeds, desenvolver mais funcionalidades, como pagamentos, e maximizar as parcerias já existentes no aplicativo, como na área de bem-estar, com soluções fitness, alimentação saudável, cuidados com a saúde mental etc.

Contato do responsável:

Cíntia Andrade Oliveira Savo

analista de Comunicação da Seguros Unimed

cintia.oliveira@segurosunimed.com.br

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