Topbar OCB
Boas práticas
Conte-nos sua história
O Sicoob Costa do Descobrimento cria projeto para otimizar os fluxos de crédito e cadastro ao aproximar de forma sistemática as agências e a unidade de crédito da matriz. A iniciativa, batizada de ICrédito, prevê visitas periódicas da matriz aos doze pontos de atendimento, focadas tanto em esclarecer dúvidas e apresentar novidades, quanto em ouvir as dificuldades da equipe e desenvolver soluções conjuntas. O resultado já pode ser mensurado em dados como cooperados mais ativos na carteira e redução dos índices de inadimplência e provisões.
Aumentar o engajamento do público jovem e preparar os futuros líderes do cooperativismo: este é o objetivo do projeto Jovens Cooperativistas, lançado pelo Sicoob Costa do Descobrimento, cooperativa de crédito do Sul da Bahia. A iniciativa promoveu um encontro de capacitação em 2024, premiou projetos desenvolvidos pelos participantes e, agora, prevê a criação de um comitê permanente para aproximar os jovens do dia a dia do negócio.
O Sicoob Costa do Descobrimento desenvolveu um sistema próprio para centralizar processos de crédito e cadastro, aumentando a agilidade e a eficiência das análises. O sistema unifica a comunicação entre matriz e agências, automatiza tarefas e elimina o uso de plataformas terceirizadas, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
O projeto BID de Produtos Químicos para Lavanderia foi implementado para estruturar um modelo de compras mais estratégico, padronizando a aquisição de produtos utilizados na higienização de uniformes industriais. A iniciativa resultou na escolha estratégica de fornecedores, gerando economia e promovendo maior eficiência no processo.
Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais. RESUMO CARDSituada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.
Combinando impacto social e preservação ambiental, o projeto Batalhão do Bem transforma fardas militares em desuso em novas peças, gerando renda para mulheres em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que já capacitou dezenas de artesãs e evitou o descarte de toneladas de resíduos têxteis, oferece cursos de costura e customização, agora levados às comunidades por meio de um caminhão-escola do Senai.