Voltar
Radar da inovação

Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo

Cooperativas agropecuárias se unem para criar marketplace completo de produtos e serviços para cooperados

20/09/2021
Nome da Cooperativa:Supercampo
Ramo:Agropecuário
Região:Sul
Palavras-chave:marketplace, transformação digital, Inovação de produto, plataforma, Experiência do usuário, intercooperação
Resumo:

A Supercampo é um marketplace que reúne milhares de produtos voltados ao segmento do agronegócio. Com perfil 100% cooperativista, visa atender as principais demandas das cooperativas e de seus cooperados, gerando valor com serviços de qualidade, segurança e agilidade. Atualmente, a plataforma está disponível para mais de 80 mil cooperados e tem como sócias as cooperativas paranaenses Agrária, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Frísia, Integrada e Lar, as catarinenses Cooperalfa e Copercampos, a gaúcha Cotrijal e a paulista Coplacana. Mais informações estão disponíveis no site www.supercampo.com.

CONTEXTO

Em 2018, a Frísia Cooperativa Agroindustrial criou o e-commerce Supercampo para oferecer um local para facilitar as compras de insumos de seus cooperados. Com os bons resultados no início da operação e atenta à tendência de desenvolvimento do comércio eletrônico, a cooperativa decidiu evoluir o projeto para um formato de marketplace.

Foi então que em 2019 um grupo de 11 cooperativas se juntou à Frísia para expandir o Supercampo e torná-lo um marketplace completo acessado pelos cooperados de todas as organizações participantes.

A Supercampo hoje é uma empresa que tem como sócias as seguintes cooperativas: Agrária, Capal, Castrolanda, Cooperalfa, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar.

DESAFIOS

A Supercampo surgiu para atender à demanda de digitalização das cooperativas e também de proporcionar aos cooperados mais segurança, rapidez e praticidade na oferta dos mais diferentes tipos de produtos e serviços para o produtor rural.

Atualmente, a companhia entende que um dos desafios é apoiar a implantação das soluções digitais e de novos hábitos de consumo no dia a dia dos cooperados. Até mesmo porque a Supercampo tem como visão construir e desenvolver a maior plataforma digital do agronegócio brasileiro até 2025.

Hoje, a Supercampo está disponível para mais de 80 mil usuários, que são os associados das 12 cooperativas participantes.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do ambiente tecnológico do Supercampo como marketplace foi bastante favorecido pelo fato de já existir um e-commerce desenvolvido anteriormente. Mudar para marketplace foi uma continuidade do trabalho, porém com uma equipe em crescimento. Em 2021, a organização informou que foram criados mais de 20 cargos internos, o que demonstra essa expansão.

A implantação da plataforma nas cooperativas foi realizada de forma gradual. Na prática, cada cooperativa tem um ambiente de login próprio para seus cooperados, mas com a tecnologia e interface da Supercampo.

Durante o processo de criação do marketplace, a equipe do Supercampo teve o cuidado de escutar os clientes em busca de novas soluções e produtos a serem ofertados. Esse é um dos fatores que faz com que o catálogo de produtos da plataforma esteja em constante expansão.

Mesmo sendo uma plataforma digital, a Supercampo está sempre buscando meios e alternativas para estar próxima aos cooperados. Atualmente, por exemplo, eles estão testando a dinâmica proporcionada pelos armários inteligentes (lockers).

RESULTADOS

Um dos resultados mais importantes e que está diretamente ligado ao desafio da Supercampo com a tecnologia foi levar mais segurança e praticidade aos cooperados.

Estar presente no dia a dia do cooperado e ser um ponto de apoio é uma preocupação constante na Supercampo. Como reflexos dessa visão e resultados da iniciativa, podemos destacar:

  • Mais segurança para o cooperado nas atividades digitais.
  • Plataforma disponível para mais de 80 mil cooperados.
  • Disponibilização de uma ampla gama de produtos e serviços, desde tecnologias de precisão a serviços financeiros, como seguros e financiamentos.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

A Supercampo está sempre incluindo novos lojistas e ampliando o catálogo de produtos ofertados na plataforma. Em paralelo a isso, a cooperativa sempre está aprimorando a experiência do cooperado e buscando fechar novas parcerias.

Em agosto de 2021, por exemplo, a Supercampo firmou parceria com a fintech WTK Agro e começou a ofertar também produtos financeiros. São financiamentos e empréstimos sem garantia atrelada e com taxas atrativas. Além disso, ao contratar o serviço, o cooperado pode contar com o apoio de uma equipe de agrônomos que auxilia no melhor desenvolvimento e desempenho da produção.


Para conhecer um pouco mais deste case, confira a apresentação do Ronald Eikelenboom, diretor de operações da Supercampo:


Contato do responsável:

Lisiane Cunha

coordenadora de marketing

lisiane.cunha@supercampo.com

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta