Voltar
Radar da inovação

Intercooperação leva internet de alta velocidade ao norte da Finlândia

Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais

09/07/2020
Nome da Cooperativa:Sieppi Verkko
Ramo:Infraestrutura
Região:Internacional
Palavras-chave:Inovação de produto/serviço
Resumo:

RESUMO CARD

Situada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.



CONTEXTO

Para construir uma estrutura de fibra óptica e levar internet de alta velocidade ao norte da Finlândia, região do Polo Norte, vinte cooperativas de 31 cidades da região aderiram ao projeto Fiber to the North. Uma cooperativa de segundo grau foi criada, a Sieppi Verko, e 3.000 famílias já foram beneficiadas.

Por meio da cooperação, foi possível levar internet rápida à população isolada no extremo norte do continente europeu.


DESAFIOS

A cobertura de internet de alta-velocidade na Finlândia é de 75% nas grandes cidades e apenas de 10% no campo. No Norte do país, em um ambiente em que a densidade populacional cai para apenas dois habitantes em dez quilômetros quadrados, a conectividade é essencial para manter o desenvolvimento da comunidade.

Assim, o projeto nasceu em 2016, com um orçamento de cerca de 300.000 (trezentos mil euros), que combinava recursos de diferentes instituições públicas finlandesas do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. No final do projeto, a entidade havia contribuído com 3,2 milhões de euros a mais, dado o sucesso das primeiras fases do desenvolvimento de redes de banda larga de alta velocidade na Lapônia.

Para implementar o projeto, os membros colocaram a mão na massa. Voluntariamente, os moradores dedicaram mais de 3.200 horas de trabalho para instalação de infraestrutura que permitisse o cabeamento. Os moradores foram visitados, casa por casa, e convidados a aderir ao projeto inovador. A maior parte das residências está hoje conectada na região.


DESENVOLVIMENTO

A ata de fundação da cooperativa Sieppijärvi Kyläverkko foi assinada em 15 de junho de 2017 e ela foi registrada em 26 de junho de 2017. O trabalho de implementação progrediu rapidamente e, no início de 2018, o financiamento do projeto foi aprovado pelo governo local. O trabalho de cabeamento e construção foi concluído no início de setembro de 2018.

Quando o serviço foi inaugurado, a cooperativa já tinha cem membros, que dividiram o trabalho de implementação em tarefas. Eles eram responsáveis ??por diferentes setores, como aspectos técnicos e de cabeamento. Esta dedicação de horas de trabalho foi essencial para manter os custos baixos e fazer o projeto possível.

Com sinal de qualidade e com estabilidade, a população passou a poder realizar reuniões de trabalho e acessar serviços de telemedicina através da internet. O avanço só foi possível graças ao cooperativismo. O projeto também contou com apoio financeiro do governo da Finlândia e da União Europeia.

Conheça mais sobre o projeto neste vídeo, disponível com legendas em inglês.



RESULTADOS

Antes da chegada dos serviços da cooperativa, a internet não excedia a velocidade de 0,2 MB. Agora os moradores acessam a uma velocidade até 10.000 vezes superior. Moradores do campo passaram a ter internet de qualidade similar ou até mesmo superior que a oferecida nas cidades finlandesas.

Os negócios tendem a prosperar com a chegada do serviço de qualidade. Uma dificuldade para os produtores rurais da região era a falta de mão de obra de trabalho. Os cooperados acreditam que com uma melhor conexão de internet seja mais fácil atrair trabalhadores das cidades.

O projeto foi bem-sucedido na avaliação de todos os cooperados. A maioria das adesões foi realizada em janeiro de 2019 e conectada à rede, que foi totalmente concluída em julho de 2019.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

Após oferecer a conexão aos seus membros, a cooperativa pretende diversificar seus serviços aos cooperados. A ideia é proporcionar pequenos créditos para compra de equipamentos agrícolas. Também há a intenção de oferecer aos membros serviços de consultoria para planejamento de negócios locais.

Contato do responsável:

Ari Unga

presidente da Sieppi Verkko

sieppiverkko@gmail.com / +35 8400 466897

 www.sieppiverkko.com


Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta