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Cases de Inovação

Delorean: Unimed-BH cria programa para identificar tendências de mercado

Iniciativa nasceu da necessidade de antecipar movimentos de mercado para manter a competitividade da cooperativa

08/09/2021
Nome da Cooperativa:Unimed-BH
Ramo:Saúde
Região:Sudeste
Palavras-chave:Inovação de processo, cultura de inovação, tendências, programa de inovação, Inovação de serviço
Resumo:

O Delorean é um programa da área de inovação da Unimed-BH que visa antecipar tendências, prever cenários e criar estratégias de futuro de forma colaborativa. Na prática, a área de inovação sugere temas para os quais deseja aplicar o Delorean a fim de obter uma visão de futuro e visão prospectiva.

CONTEXTO

Foi identificada uma lacuna na forma como era realizado o trabalho de prospecção de tendências, uma atividade que era feita de maneira pontual para atender a demandas específicas. Assim, não era possível mapear todas as oportunidades e ameaças futuras ao negócio da cooperativa, bem como não havia mecanismos para identificar quais dessas tendências tinham potencial de impacto transversal, para mais de uma área da cooperativa.

Assim, a cooperativa e todo seu portfólio de produtos e serviços estavam sujeitos a riscos de perda de competitividade perante à movimentação de outros players, que tinham no radar a antecipação de tendências da qual necessitava a Unimed-BH e já vinham oferecendo propostas diferenciadas de produtos e experiências do mercado de saúde.

DESAFIOS

Ao desenvolver tanto o conceito quanto a aplicação prática do Delorean, a Unimed-BH se deparou com os seguintes desafios principais ao longo de todo o processo:

  • Adequar as metodologias de future thinking - metodologia que tem como finalidade conduzir uma análise estruturada das mudanças que estão previstas para ocorrer nos próximos anos no ambiente de negócios no qual se insere a organização - e aplicá-las ao contexto da cooperativa, definindo assim uma metodologia customizada;
  • Gerar engajamento de todas as áreas internas necessárias, pois há concorrência de tempo e dedicação e prioridades por parte dos colaboradores;
  • Obter como resultado do programa propostas com alto grau de assertividade e aderência com o contexto e a visão estratégica da cooperativa.

DESENVOLVIMENTO

Uma inovação como o Delorean era demandada simultaneamente por duas áreas da cooperativa, principalmente. A Superintendência Geral e a Diretoria de um lado, que consideravam imprescindível contar com uma visão sistêmica confiável sobre as tendências de mercado. De outro lado, a gerência de Marketing, que tem como demanda a aplicação tangencial de tendências na forma de novos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa.

Na prática, a proposta foi da área de inovação com o objetivo de estruturar um programa que tornasse o trabalho de tendências algo sistematizado ao mesmo tempo que trouxesse elementos de transversalidade e boas práticas de inovação aberta. De maneira colaborativa, a proposta esteve sincronizada, então, com a atividade de marketing de elaboração de portfólio e gestão de produtos. Sendo assim, é considerada como um resultado que nasce da colaboração entre estas duas áreas.

Dessa maneira, a agenda de novos produtos foi a primeira a ser beneficiada pelo programa, pois um dos desafios mais urgentes era, justamente, o desenvolvimento de um novo portfólio de produtos e serviços de longo prazo, que pudesse trazer mais competitividade e estivesse orientado e em sintonia com as tendências e os sinais de mudanças do mercado. Foi o Delorean, portanto, que, a partir da consolidação e atingimento de maturidade de produtos e serviços já existentes, permitiu chegar a um ambiente favorável ao desenvolvimento de um novo portfólio.

Ao longo de sua construção, o programa passou pelas fases de desenho, busca de patrocínio, preparação, implementação, apresentação de resultados e lições aprendidas. As principais etapas de validação se deram durante a fase de busca de patrocínio, quando houve apreciação da alta liderança e na etapa de apresentação de resultados obtidos, quando houve apreciação e feedback da alta liderança sobre inclusão ou não das oportunidades e ideias-conceito resultantes do programa no roadmap estratégico da empresa. Já a aplicação, que aconteceu na fase de implementação, contou com análise, mapeamento e escolha de tendências, aplicação da metodologia construída, realização dos encontros de co-criação e construção de oportunidades-conceito.

Atualmente, a partir do momento em que um tema é definido, inicia-se a realização do programa com a aplicação da metodologia, que consiste na realização de encontros mistos com a participação de profissionais externos, como especialistas em áreas específicas do mercado, e colaboradores da cooperativa. Após a série de encontros, o programa desenha uma estratégia para sensibilizar, obter feedback e aprovar a entrada das oportunidades construídas no roadmap estratégico da cooperativa.

RESULTADOS

Como principais resultados decorrentes do desenvolvimento e da aplicação do programa Delorean, a Unimed-BH já chegou aos seguintes resultados:

  • Desenvolvimento de cenários de futuro com maior e menor impacto para a empresa;
  • Identificação de oportunidades e ameaças a longo prazo;
  • Construção de oportunidades-conceito e ideias-conceito que podem vir a ser incluídas no roadmap estratégico da cooperativa;
  • Identificação, antecipação, atualização e aplicação prática das tendências identificadas pelo programa;
  • Atualmente, a cooperativa conta com 8 oportunidades-conceito em seu portfólio de produtos vigente até 2025, todas elas oriundas do programa e da metodologia aplicada;
  • Uma dessas oito oportunidades-conceito já foi implementada: o primeiro plano 100% digital da Unimed-BH, o Bem Digital, que foi lançado em dezembro de 2020 e, hoje, é um produto em fase de crescimento e já foi escolhido por centenas de clientes.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

O programa Delorean é uma iniciativa permanente da Unimed-BH, acionado periodicamente para identificação de tendências futuras que tenham potencial de impactar os negócios da cooperativa.

Contato do responsável:

Rafael Silva

Coordenador de Digital e Inovação da Unimed-BH

rafael.silva@unimedbh.com.br

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em parceria com

Coonecta