Voltar
Cases de Inovação

Credicitrus se une ao Onovolab para desenvolver hub de inovação

A iniciativa visa empregar a inovação para potencializar os propósitos do cooperativismo, proporcionando um ambiente propício para a inovação e a construção de oportunidades

09/01/2023
Nome da Cooperativa:Sicoob Credicitrus
Ramo:Crédito
Região:Centro-Oeste, Sudeste
Palavras-chave:Inovação de processo, ecossistema de inovação, Inovação aberta
Resumo:

Uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob Credicitrus se juntou ao Onovolab para construir um hub de inovação em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Inaugurado em 2022, o espaço proporciona um ambiente para o desenvolvimento de projetos inovadores e coloca a cooperativa em contato direto com o ecossistema de startups.

Contexto

A Credicitrus e o Onovolab têm um denominador comum: a inovação. A Credicitrus, fundada em 1983, em Bebedouro (SP), hoje com mais de 160 mil associados e unidades instaladas em mais de 100 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e sempre pautou sua atuação buscando inovar, principalmente nas relações com seus associados.

Assim, foi a primeira a criar um modelo de resgate em parcelas do capital social pelo cooperado, após completar 65 anos de idade, que funciona como uma aposentadoria suplementar. Também foi pioneira no desenvolvimento de um aplicativo de associação 100% digital, criou o primeiro posto de atendimento totalmente digital e a primeira agência móvel, dotada de todos os recursos para servir cooperados e demais interessados em feiras e eventos.

Ainda criou o inédito Market Club, para aproximar cooperados para que realizem negócios entre si e, da mesma forma, estimular organizações não cooperadas a fornecer produtos e serviços aos associados em condições diferenciadas.

E, além de outras iniciativas, criou uma área especificamente dedicada à inovação, que deu um passo ousado em 2019: instalou um escritório em San Jose, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

O Onovolab, por sua vez, foi criado há quatro anos em São Carlos (SP), ocupando o que restava de um edifício fabril desativado, em boa parte em ruínas. A iniciativa foi de dois jovens empreendedores, Anderson Criativo e Leandro Palmieri, que convenceram o proprietário do imóvel a cedê-lo para instalar um espaço dedicado à inovação. Inicialmente, o objetivo era atrair estudantes das universidades da cidade para que compartilhassem ideias criativas e desenvolvessem aplicativos, dando origem a startups.

Superadas as dificuldades iniciais, a ideia se mostrou acertada. A velha fábrica foi recuperada e reformada e se transformou em um centro ocupado não só por jovens universitários, mas igualmente por algumas grandes empresas como Ambev, Cargill, Leroy-Merlin, Saint-Gobain e Santander, além da Credicitrus, que lá instalou seu Innovation Hub pouco antes da pandemia.

Foi a partir desse contato e da experiência positiva vivida nesse ambiente, que as duas organizações decidiram unir esforços e criar o Onovolab powered by Instituto Credicitrus.

Desafios

A oportunidade para essa união se desenhou no final de 2020, quando a Credicitrus incorporou a cooperativa Credicoonai, cujos ativos incluíam o edifício de quatro andares em Ribeirão Preto.

Ao mesmo tempo, o Onovolab, com suas ações já consolidadas em São Carlos, começava a traçar planos de expansão, projetando a instalação de novos hubs, começando por Porto Alegre (RS) e Indaiatuba (SP), onde já está em operação.

Por meio da parceria com a Credicitrus, ficou definida a implantação do hub em Ribeirão Preto, para o qual a cooperativa cedeu o edifício em comodato ao Instituto Credicitrus.

A iniciativa visava empregar a inovação para potencializar os propósitos do cooperativismo, proporcionando um ambiente propício para a inovação e a construção de oportunidades. Para isso, nada melhor do que o empreendedorismo, que gera empregos e impulsiona novas ideias.

Além disso, a parceria para a instalação do hub em Ribeirão Preto também surgiu com o desafio de impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecendo o papel do Instituto Credicitrus com a comunidade local de democratizar a inovação.

Desenvolvimento

Assim, o Instituto Credicitrus e o Onovolab se uniram em um empreendimento conjunto denominado Onovolab powered by Instituto Credicitrus. Trata-se de um hub instalado na região central de Ribeirão Preto (SP), em um edifício de quatro andares pertencente à cooperativa, que foi totalmente reformado e remodelado internamente.

Nasceu, portanto, um ambiente colaborativo, inaugurado em agosto de 2022, concebido para conectar empresas, cooperativas, agronegócio, universidades e startups na criação e no desenvolvimento de soluções inovadoras para os mais variados problemas e necessidades do mundo corporativo.

Isso pode ser materializado de várias formas: geração de ideias para aplicação em empresas já existentes, criação de aplicativos ou ainda por meio da constituição de startups. Em paralelo, ao valorizar a aproximação entre seus usuários, deve possibilitar trocas de experiências e oportunidades de negócios.

Para sua operação, o empreendimento conta com 356 estações de trabalho, salas de reunião, áreas de convivência, cafeteria, refeitório, estúdios de gravação de áudio e vídeo, um auditório com 400 lugares e ainda um espaço reservado, misto de miniauditório e arena de trabalho, para cursos, dinâmicas de grupo e outras ações similares.

O uso do hub acontece mediante locação das estações de trabalho, que são organizadas de diferentes formas. Incluem posições individuais, fixas ou rotativas, e salas privativas com no mínimo quatro lugares, que podem abrigar uma equipe ou até um departamento inteiro de uma organização.

Para estimular conexões, cada posição de trabalho é instalada em mesas coletivas e o ambiente como um todo é climatizado e servido por internet de alta velocidade. A receita de locação dos espaços será aplicada em ações educacionais, culturais, ambientais e sociais conduzidas pelo Instituto Credicitrus junto às comunidades em que a cooperativa está presente.

Resultados

Apesar de estar em operação há poucos meses, o Onovolab já agrega valor à marca da cooperativa, aumentando sua exposição perante a comunidade local, conforme acentua o gerente executivo do Instituto Credicitrus, Gledson Gustavo Viana:

“Consequentemente, a Credicitrus apresenta o cooperativismo a novos públicos que antes não eram alcançados. Temos um posto de atendimento no andar térreo, junto à recepção do hub, por onde todos devem passar, demonstrando que somos uma instituição financeira à disposição desse novo público ligado à inovação”.

O espaço vem recebendo várias visitas desde sua inauguração e nele já foram realizados mais de 20 eventos que mobilizaram a cidade, como o ciclo de palestras “Ribeirão Tech Week”, além de empresas e startups que se instalaram no hub, como a República do Jardim, startup criada por cooperados dedicada à produção orgânica de flores comestíveis e microverdes.

A propósito desta última iniciativa, Gledson Viana comenta: “Nossa cooperativa tem forte tradição no agronegócio. Nesse sentido, um dos focos deste hub é fomentar o desenvolvimento de ideias criativas para esse setor e para o cooperativismo, bem como divulgar de forma prática os benefícios de nosso modelo de negócios”.

Próximos passos

A ideia, agora, é seguir fortalecendo o hub por meio da intensificação de eventos relevantes para impulsionar a inovação e integrar os cooperados nesses processos.

“Nós estamos agora com um programa destinado a levar cooperados das regionais da Credicitrus a visitar o Onovolab, onde terão uma imersão no tema inovação e conhecerão soluções desenvolvidas pelas startups lá instaladas”.

O gerente de inovação da Credicitrus, Tiago Sartori Costa, complementa: “Com o hub, nossa cooperativa consegue acompanhar mais de perto a evolução das startups, e um de nossos objetivos é justamente identificar oportunidade de inovação aberta que possam beneficiar nossos cooperados e, sempre que oportuno, adotá-las”.

 

Contato do responsável:

Gledson Gustavo Viana

Gerente executivo do Instituto Credicitrus

gviana@credicitrus.com.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta