Voltar
Radar da inovação

Ciclos: cooperativa de plataforma do Sicoob ES

Por meio da Ciclos, agências e cooperados do sistema passam a ter acesso à energia fotovoltaica

28/09/2020
Nome da Cooperativa:Sicoob Central ES
Ramo:Infraestrutura, Crédito
Região:Sudeste
Palavras-chave:Inovação de serviço, cooptechs, cooperativa de plataforma
Resumo:

Para aumentar a oferta de produtos e serviços aos seus associados, o Sicoob ES lançou a Ciclos, uma cooperativa de plataforma para oferecer serviços de telecom, energia limpa e, em breve, também planos de saúde e marketplace. Para gerar energia limpa, o Sicoob ES inaugurou um complexo composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), que atende tanto às agências do Sicoob no estado quanto aos associados de todas as cooperativas do sistema.

CONTEXTO

Atualmente, o Sistema Sicoob ES é composto por oito cooperativas singulares e soma mais de 335 mil associados e cerca de R$ 7,5 bilhões em ativos.

Em 2018, a cooperativa passou a olhar com mais atenção para a inovação e criou, em sua sede, um espaço de inovação e integração chamado Ângulo Hub. Foi a partir dessa iniciativa e da necessidade de ofertar novos produtos e serviços aos cooperados que se deu a constituição da Ciclos, uma cooperativa de infraestrutura, consumo e serviços.

O contexto incluiu também a revisão do planejamento estratégico, que é sistêmico, englobando também as cooperativas singulares, para tornar o Sicoob ES mais abrangente na proposta de valor aos cooperados, indo além da oferta de serviços financeiros.

DESAFIOS

Os serviços que o Sicoob ES buscava oferecer eram extremamente regulados: energia compartilhada, telefonia e dados móveis, e planos de saúdes. Segundo a cooperativa, os associados apresentavam dificuldades com tais serviços e o Sicoob ES via nisso uma grande oportunidade.

Mas para aproveitar a oportunidade era preciso superar o desafio de como ofertar tais serviços. A princípio, seria criada uma plataforma tradicional de produtos não-financeiros, mas logo depois o Sicoob ES conheceu o modelo de cooperativismo de plataforma - já difundido nos EUA e na Europa - e foi aí que surgiu a Ciclos. “Pelo que temos de conhecimento, é a primeira cooperativa de plataforma do Brasil”, afirma Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES.

DESENVOLVIMENTO

A Ciclos surgiu dentro do espaço de inovação Ângulo Hub, com apoio da área de desenvolvimento do Sicoob ES e de um grupo de trabalho criado exclusivamente para este fim. Também fizeram parte do desenvolvimento a empresa de tecnologia MindTec, que já prestava serviços à cooperativa, e a startup CleanClic, também criada dentro do Ângulo Hub.

Após a decisão de criar uma cooperativa de plataforma, o Sicoob ES consultou a OCB estadual e teve pleno apoio para seguir com a criação da cooperativa, que inicialmente foi constituída com 37 pessoas e segue em desenvolvimento. Das quatro verticais previstas para a Ciclos, duas já estão em funcionamento. Uma é destinada ao fornecimento de serviços de telefonia e dados móveis, e a outra - a mais consolidada até aqui - é voltada para a geração de energia limpa.

Após a inauguração de um complexo de energia limpa em agosto de 2019, composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), o Sicoob ES passou a produzir energia elétrica para as agências do Sicoob no estado e para os associados de todas as cooperativas do sistema.

Associando-se à cooperativa Ciclos, os cooperados do Sicoob ES podem ter acesso à energia em duas modalidades - veja a seguir. Toda a gestão da geração e distribuição de energia é feita pela startup CleanClic, seguindo a regulamentação da Aneel.

  • Prossumidor Ciclos: os associados compram um parcela de um complexo de energia e conseguem uma redução de até 80% a sua fatura de energia;
  • Assinante Ciclos: os cooperados não precisam realizar um investimento inicial, mas obtêm desconto de 8% a 12% na conta de energia de forma imediata.

RESULTADOS

Hoje, a Ciclos conta com mais de 6 mil cooperados. Além disso, o diretor-executivo do Sicoob ES enaltece o posicionamento da cooperativa no ecossistema de inovação do cooperativismo brasileiro, sendo pioneira na criação de uma cooperativa de plataforma para ofertar novos serviços aos associados.

Os resultados do complexo de energia aferidos entre os meses de outubro e dezembro de 2019 somaram um excedente de 266.792 kWh, que se convertem em aproximadamente R$ 167.834,57 em créditos entregues nas faturas das unidades consumidoras participantes do sistema de compensação.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

A Ciclos se prepara para lançar mais duas verticais da plataforma: a distribuição de planos de saúde no modelo empresarial, prevista para o segundo semestre de 2020; e um marketplace para conectar os associados, em especial os que ainda não estão presentes no mundo digital. Para esta vertical, a ideia é buscar parcerias com iniciativas já existentes.

Além disso, a Ciclos também se prepara para expandir sua atuação geográfica. O primeiro estado, além do Espírito Santo, a receber a Ciclos será o de Minas Gerais.

Contato do responsável:

Nailson Dalla Bernadina

Diretor-Executivo do Sicoob ES

nailson.bernadina@sicoob.com.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta