Contexto
A Aurora Coop atua há mais de 50 anos na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais, pescados e insumos para nutrição animal. A cooperativa central conta com 14 cooperativas singulares localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Em 2021 a cooperativa detectou a necessidade de inovar e contratou a Inventta Consultoria para auxiliar na criação de um programa de inovação e intraempreendedorismo, o Inova Aurora. O objetivo era estruturar os processos de inovação da companhia, difundir uma cultura inovadora, capacitar os times e identificar projetos que entregassem valor concreto em pouco tempo, o que a consultoria chama de “quick-wins” (“vitórias rápidas” em tradução livre).
“Este programa rodou nas áreas comercial e de logística, com a participação de 3,5 mil pessoas”, relata Jean Pierre Kurtz, coordenador de inovação da Aurora Coop.
A cooperativa definiu seis desafios relevantes para as áreas comercial e de logística e os participantes foram convidados a apresentar ideias e soluções para os problemas. Um total de 1,7 mil ideias foram cadastradas, das quais diversas foram implementadas, entre elas, a criação de uma nova linha de refeições prontas com proposta fitness dentro da marca Aurora Bem Leve.
A marca já existia anteriormente e contava com uma linha de frios saudáveis, feitos com lombo suíno e peito de frango e com menor teor de sódio e gordura. O objetivo com as novas opções de refeições prontas era atender às tendências de um público que busca uma alimentação mais saudável, mas com praticidade.
Desafios
Conforme explica Jean Pierre Kurtz, o grande desafio da iniciativa era justamente alinhar a atividade da empresa às tendências de mercado que apontavam para uma vida mais equilibrada e saudável, como mostram os dados coletados pelo departamento de marketing.
“O primeiro desafio foi o convencimento de que, dentro do portfólio de produtos que a gente tinha, seria possível nos desafiarmos com uma linha um pouco diferente”, revela Kurtz. A linha Aurora Bem Leve foi desenvolvida a fim de oferecer refeições balanceadas com uma proporção de 50% de vegetais, 25% de proteínas e 25% de carboidratos.
Desenvolvimento
Inicialmente, foi desenvolvido um projeto piloto com mil unidades do novo produto. A cooperativa fez uma análise sensorial junto a três fornecedores, um em Santa Catarina, um no Rio Grande do Sul e um em São Paulo. O fornecedor catarinense foi selecionado para produzir as unidades piloto, que foram então colocadas à venda em um supermercado de São Paulo.
“Coletamos o feedback dos consumidores que compraram o produto e, com base nisso, fizemos alguns ajustes nas versões dos pratos, nos sabores”, conta o coordenador de inovação da cooperativa. Concluído o piloto, a Aurora fechou uma parceria com a empresa goiana Brasil Gourmet - especializada em cozimento a vácuo - para produzir a nova linha em maior escala.
Hoje a linha Aurora Bem Leve conta com seis opções de pratos prontos. Cada refeição completa pesa entre 310g e 340g. Um exemplo é o prato pronto de peito de frango recheado com espinafre, acompanhado de purê de batata-doce, brócolis e cenoura.
Além dos pratos, a Aurora Bem Leve também oferece seis opções de sachês onde cada ingrediente é acondicionado individualmente, permitindo que o consumidor componha seu prato como preferir. Cada sachê pesa entre 100g e 200g. O cliente pode combinar, por exemplo, um sachê de filé de tilápia com manteiga de limão, um sachê de legumes a vapor e um sachê de arroz 11 grãos.
Todos os produtos são preparados com o método sous vide (expressão francesa que significa “a vácuo”), no qual o alimento é selado a vácuo e cozido em baixa temperatura por um longo tempo, o que conserva a textura, o sabor e mantém a integridade dos nutrientes. Após a cocção, os pratos e sachês passam por um processo de ultracongelamento.
“Este método preserva todas as características organolépticas do alimento, por isso conseguimos entregar um produto com mais frescor e com os aspectos nutricionais preservados”, afirma Kurtz.
Para que o consumidor aqueça a refeição, basta colocar o produto ainda congelado no microondas, tirando o rótulo, mas mantendo a película da embalagem, e em poucos minutos o prato está pronto para ser servido.
Resultados
A linha de pratos prontos Aurora Bem Leve foi lançada em maio de 2022 na Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (APAS). De acordo com o coordenador de inovação da Aurora Coop, Jean Pierre Kurtz, as vendas vêm crescendo mensalmente desde então.
Em 2023, a linha Aurora Bem Leve ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) pelo desenvolvimento de “Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos”, em parceria com a indústria de embalagens SEE.
As refeições prontas da marca são acondicionadas com o sistema Cryovac, tecnologia de vácuo “skin” que protege o interior dos alimentos, removendo todo o ar e fornecendo uma película protetora firme sobre o produto.
O filme Cryovac traz benefícios como maior vida útil, alta resistência contra perfurações e vazamentos, aparência de frescor, evita formação de cristais de gelo, entre outros. Além disso, a embalagem tem tecnologia Self-Venting, que promove a expansão do filme e eliminação do vapor ao fim do processo de forma automática, sem necessidade de qualquer ação do consumidor antes do aquecimento no microondas.
Essa função garante que o alimento congelado aqueça por igual, eliminando o risco de explosão da embalagem e protegendo o consumidor contra queimaduras por vapor ou superaquecimento das bordas.
Próximas iniciativas
Após a inserção do novo produto no mercado e a validação pelos consumidores, a Aurora pretende inserir a linha Bem Leve em 4 mil pontos de venda, totalizando mais de 6 mil toneladas de alimentos vendidos e atingindo um faturamento de R$ 57 milhões por ano, segundo estimativas da Inventta.
A consultoria também menciona planos para testar um novo modelo de receita via assinaturas, reforçando a proposta de agregar valor por meio da praticidade. Segundo Jean Pierre Kurtz, para os próximos passos, a Aurora Coop está de olho nas tendências de consumo do futuro, em especial a demanda por uma alimentação mais saudável:
“A Aurora tem essa preocupação de olhar para o futuro e entender o que o cliente do futuro quer. Isso pode nortear o desenvolvimento de produtos nos próximos anos”, finaliza.