Conexão com Startups
2ª Edição: INTERCOOPERAÇÃO | Status: Concluído
COOPERATIVAS QUE BUSCAM A SOLUÇÃO:
FECOERMS
CERGRAND
COESO
CERCAMPO
CERBEMS
RAMO:
Infraestrutura
REGIÃO:
Centro-Oeste
STARTUP:
Dados Legais
Gestão de dados
Desafio
A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.
Ferramentas de coleta, tratamento e gestão de dados (textos e imagens) somada ao processo de “aceite” a respeito da LGPD, com integração ao Whatsapp. Um diferencial seria ter ainda um canal de comunicação interna voltado a pesquisas de satisfação que possa ser ativado posteriormente.
Aprendizados
Alto custo para usar o WhatsApp, inviabilizou a solução inicial pensada;
Precisamos entender melhor o formato e o momento certo para impactar o usuário e conseguir a captura do consentimento;
Ajuda de um trabalho de marketing pela cooperativa pode ajudar na captura do consentimento;
Como próximos passos, testar e aperfeiçoar os envios e atingir a base em massa.
Resultado
A Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecoerms), tinha por objetivo organizar e validar os dados de associados e de clientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e declinou a proposta apresentada. O motivo foi o alto custo do serviço de coleta, tratamento e gestão de dados (texto e imagem) acrescentada ao processo de “aceite”, com integração do WhatsApp. A Federação continua, assim, estudando como solucionar o problema.