Conexão com Startups
2ª Edição: INTERCOOPERAÇÃO | Status: Concluído
COOPERATIVAS QUE BUSCAM A SOLUÇÃO:
Unimed Vitória
RAMO:
Saúde
REGIÃO:
Sudeste
STARTUP:
Instituto Senai de Tecnologia
Gestão de acessos às áreas restritas no hospital
Desafio
A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.
Buscamos softwares de controle e gestão de espaços, por meio de tecnologias como IoT, sensores e vestíveis. Por meio desses sistemas visamos controlar de forma individualizada e automática o processo de assepsia, fazendo com que cada colaborador seja monitorado a cada novo processo de atendimento ao paciente.
Aprendizados
Parceiro não era startup;
O processo de compra internacional gerou atrasos no piloto;
A solução testada se apresenta como uma oportunidade real de mitigação de riscos de contaminação.
Resultado
A parceria entre Unimed e o Instituto Senai de Tecnologia desenvolveram um sistema de monitoramento de assepsia com um conjunto de hardware e software de sensoriamento. Após desenvolvimento do kit (hardware e software) foram realizados testes no Senai e em uma área hospitalar disponibilizada pela Unimed. Os testes iniciais demonstraram resultados animadores e as instituições continuam com os testes até o final do ano de 2022.