SmartCoop: a plataforma digital da FecoAgro/RS
CONTEXTO
A FecoAgro/RS e suas 31 cooperativas associadas são responsáveis por 50% da produção de soja, 60% do trigo e 45% de todo o leite do estado do Rio Grande do Sul. Ainda assim, a federação percebeu a grande importância de incluir as cooperativas e seus produtores na inovação digital para garantir que continuem a se desenvolver e continuar competitivos.
Depois desse diagnóstico inicial, as cooperativas associadas estavam decididas a não apenas falar sobre inovação, mas investir nisso. Além disso, a intercooperação tinha de estar no centro do projeto, já que se trata de um dos princípios do cooperativismo.
Daí veio a ideia de criar uma plataforma em que os produtores são também donos do projeto, e que garanta que a cooperativa vai estar ao lado do produtor 100% do tempo. Assim nasceu a SmartCoop, uma plataforma digital criada para trazer competitividade a todos os 173 mil produtores associados com ferramentas de gestão e vendas.
DESAFIOS
O primeiro desafio enfrentado foi entender a necessidade coletiva dos milhares de produtores e qual seria o papel da plataforma em ajudá-los nesse sentido. Além disso, era preciso juntar todas as cooperativas associadas à FecoAgro/RS para trabalharem de forma integrada e unida no projeto.
Por fim, depois de mapear as principais dificuldades dos produtores e estabelecer um plano de ação para abordar cada uma delas, ainda era necessário executar o desenvolvimento técnico do que se provou ser um sistema complexo e muito completo de gestão. Ao mesmo tempo, era preciso tornar esse sistema fácil e prático para os produtores.
DESENVOLVIMENTO
Durante todas as etapas do desenvolvimento, a plataforma teve o apoio de todas as cooperativas associadas à FecoAgro/RS, bem como de parceiros externos que tornaram o projeto viável.
O projeto foi desenvolvido de forma muito disciplinada em 4 ciclos:
1. Desenvolvimento da estratégia: em uma missão pelo Vale do Silício, nos EUA, 42 dirigentes e técnicos de cooperativas viram de perto um ecossistema de inovação bem desenvolvido. Em seguida, em viagem pela Alemanha, viram a digitalização das cooperativas do país. Isso culminou em um seminário estratégico em que se definiu a necessidade de as cooperativas caminharem juntas em favor da inovação digital.
2. Criação da estrutura do projeto: 21 colaboradores de 17 cooperativas passaram a trabalhar em cima das prioridades definidas no ciclo anterior, que envolvia montar 3 módulos: propriedade digital, comercialização e central de compras digital. A partir daí, era necessário criar uma estrutura de financiamento e definir onde a plataforma seria hospedada.
3. Construção: todos os técnicos das cooperativas se juntaram a uma Software House para construir, durante 6 meses, a plataforma. Por conta do tamanho e da complexidade do projeto, o tempo foi considerado recorde para a entrega da versão final da plataforma.
4. Uso e difusão: desde o dia 26/02/2021 a plataforma entrou em fase de testes por parte de alguns produtores, e agora já se encontra disponível para os produtores associados a FecoAgro/RS. Apesar disso, a etapa de difusão não é considerada a etapa final do projeto, mas sim o pontapé inicial de um projeto que ainda pode evoluir muito.
RESULTADOS
Apesar de ser um projeto muito recente, a FecoAgro/RS e todas as cooperativas parceiras consideram a SmartCoop um marco para o cooperativismo agropecuário no Brasil. A ideia é trazer grande aumento da competitividade para os 173 mil produtores associados à federação, uma vez que eles agora têm um ambiente 100% digital para acompanhar suas propriedades, negociar e comercializar seus produtos de forma rápida e prática.
Além disso, uma das metas da FecoAgro/RS com a iniciativa é aproximar os agricultores mais jovens ao cooperativismo e se beneficiar da agilidade que essa nova geração traz para o setor.
A FecoAgro/RS tem grande expectativa de que a SmartCoop será responsável por dar um salto em eficiência, produtividade e lucratividade no campo, democratizando a tecnologia na agricultura brasileira.
E, apesar de a iniciativa ser nova, já é possível perceber a construção de uma grande inteligência coletiva a favor das cooperativas e dos seus produtores, o que traz competitividade ao cooperativismo nacional.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A plataforma está apenas no início, e há muito espaço para desenvolvimento da SmartCoop. Entre os desafios que ainda resta atacar, estão a necessidade de aumentar a conectividade nas regiões rurais do país, para que os produtores tenham acesso à plataforma.
Além disso, as cooperativas ainda precisam fazer um esforço coletivo de treinar os produtores, para que eles usem todas as funções da SmartCoop da maneira correta e tirem proveito de todos os seus benefícios.
Por fim, a SmartCoop depende agora da resposta dos produtores que vão usar o sistema para que a equipe técnica possa fazer as melhorias necessárias a fim de entregar resultados melhores.
Contato do responsável:
Raí Schwalbert
SmartCoop Manager - CCGL - Cooperativa Central Gaúcha
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Sicoob Transcredi cria evento para estimular inovação
Missão 360º foi fundamental para transformar a mentalidade da cooperativa e transformar ideias em projetos. Para apoiar sua ferramenta interna “Pratique Inovação”, o Sicoob Transcredi desenvolveu o evento Missão 360º, que contou com palestras e uma maratona de 36h para a defesa de pitches e implementação de ideias ligadas à inovação. O projeto teve como objetivo estimular os colaboradores a defenderem as suas ideias, além de, indiretamente, transformar o mindset da organização.
Frísia amplia busca por inovação com a Digital Agro
Além da feira, plataforma passa a promover conteúdo, conexão com startups e inovação aberta. Frísia amplia Digital Agro e cria mais três iniciativas de inovação além da feira. Agora, a cooperativa passa a ter um programa de seleção de startups, uma frente de inovação aberta para receber ideias de colaboradores, cooperados, fornecedores e da comunidade em geral, e um blog de notícias sobre inovação. Tudo para acelerar a transformação da cultura da cooperativa e se aproximar cada vez mais do ecossistema de inovação e tecnologia.
Cooplem: transição para aulas virtuais proporcionou ampliação do potencial de mercado
Agilidade no primeiro momento do isolamento social garantiu manutenção dos alunos e evolução para modelo EAD derrubou fronteiras geográficas para atuação da cooperativa. Em apenas 20 dias, quando do início do isolamento social provocado pela pandemia, a cooperativa de ensino de idiomas conseguiu transferir as aulas para o ambiente virtual e, com isso, não apenas manteve os alunos existentes, como conseguiu criar um novo modelo baseado totalmente no ensino a distância.
Sicoob Primavera ganha cooperados com apoio do “cãolaborador”
O pet foi responsável por melhorar o astral da cooperativa e se tornou parte da identidade da organização. Pensando em melhorar o clima da cooperativa e criar uma referência para a organização, o Sicoob Primavera decidiu incluir um pet na equipe. Bud, o “cãolaborador”, foi a solução inovadora que a unidade mato-grossense da cooperativa de crédito encontrou para melhorar o astral do ambiente de trabalho. O cachorro chegou em tempos de pós-pandemia, em que a interação humana ainda estava limitada. O mascote acumula quase 10 mil seguidores nas redes sociais e se tornou parte da identidade da cooperativa, atraindo novos cooperados que apoiam causas animais e outras bandeiras levantadas por Bud em seu perfil.