Sicredi adota WhatsApp Enterprise para melhor atendimento

CONTEXTO
Em meados de 2019, o Sicredi - Instituição Financeira Cooperativa buscava melhorar o relacionamento digital com seus mais de 4,5 milhões de associados, presentes em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Segundo a especialista digital do Sicredi, Karina Richter de Fraga, a inovação organizacional foi desenvolvida após os seguintes questionamentos internos:
- Como fazer relacionamento a distância?
- Como facilitar o dia a dia das agências?
- Como ter um canal de comunicação seguro?
- Como entender as necessidades dos nossos associados?
DESAFIOS
Em meio a esse contexto repleto de dúvidas, havia um desafio do ponto de vista tecnológico. Era preciso criar ou utilizar uma solução que se integrasse ao sistema do Sicredi, para criar um canal de comunicação que aproximasse os colaboradores das agências aos os seus associados de forma digital.
Ou seja, além de melhorar a comunicação do ponto de vista do cooperado, era preciso otimizar o trabalho dos colaboradores nas agências. Logo, era preciso encontrar uma solução simples e eficiente.
DESENVOLVIMENTO
A solução encontrada foi o WhatsApp Enterprise, uma versão do aplicativo destinada às médias e grandes empresas e que permite integrações diretas com sistemas diversos e chatbots.
A especialista digital do Sicredi conta que, em conjunto com alguns parceiros de tecnologia, o primeiro passo foi validar a conta comercial oficial do Sicredi com o Facebook, para ter um badge (uma espécie de selo) de confiabilidade, que serve tanto para o Facebook como para o WhatsApp. O passo seguinte foi realizar a integração do WhatsApp Enterprise com o sistema da cooperativa.
“Desenvolvemos uma integração do WhatsApp com o nosso CRM. Assim, quando o associado entra em contato com o canal, nós identificamos ele de forma automática e direcionamos para um menu de opções parametrizável por cooperativa”, explica.
Dessa forma, é possível gerar uma experiência personalizada por cooperativa singular em uma conta única do Sistema Sicredi. Ou seja, a inovação atende a todas as cooperativas do sistema.
Também foi desenvolvida uma plataforma de atendimento para que os colaboradores possam se comunicar com seus associados, conforme explica Karina. “Essa plataforma auxilia o colaborador no seu dia a dia e possui funcionalidades solicitadas pelos próprios colaboradores, como filas de atendimento, envio de mensagens ativas, protocolos classificados e relatórios”, conta.
Além disso, também houve integração do WhatsApp com o assistente virtual Theo, que usa inteligência artificial do Watson (IBM) e auxilia, no próprio WhatsApp, os associados com dúvidas básicas e rotineiras dos produtos e serviços, reduzindo, assim, o atendimento operacional das agências.
RESULTADOS
A inovação trouxe o resultado que se esperava: o Sistema Sicredi conseguiu aproximar os associados das suas agências de forma digital, além de fomentar mais negócios e agilidade nas tratativas em andamento. Somente em abril de 2020, foram realizados aproximadamente 168 mil atendimentos no WhatsApp.
“Com isso reduzimos o atendimento telefônico das agências e tivemos um ganho de produtividade, pois via telefone é possível atender um associado por vez, e no canal WhatsApp é possível atender associados e forma simultânea”, relata Karina.
O assistente virtual Theo atendeu em torno de 30% dos atendimentos, que seriam atendimentos operacionais e chegariam às agências, porém foram respondidos pelo Theo sem a necessidade de intervenção humana. “Com isso, liberando nossos colaboradores para fomentarem mais negócios”, conclui a especialista digital.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Sistema Sicredi informa que está evoluindo sua plataforma de atendimento para agilizar ainda mais os atendimentos e também desenvolvendo um aplicativo para que os colaboradores tenham mais mobilidade e possam utilizar o WhatsApp Enterprise de aparelhos celulares, pois atualmente é possível apenas via web.
O assistente virtual Theo também está sendo trabalhado para aumentar seu conhecimento, para responder mais dúvidas e, assim, os atendimentos operacionais serão atendidos quase totalmente via assistente virtual.
Contato do responsável:
Karina Richter de Fraga
Especialista Digital do Sistema Sicredi
karina_fraga@sicredi.com.br; (51) 3358-4700
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Maringá unifica dados de pacientes em plataforma
Registro Eletrônico de Saúde organiza informações e histórico dos pacientes, tornando-os acessíveis aos profissionais de saúde do sistema Unimed. RESUMO CARDO Registro Eletrônico de Saúde consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas, garantindo uma melhor gestão das informações de saúde. A iniciativa é uma parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS.

Sicredi Ceará inicia gestão ambidestra em parceria com Instituto Fenasbac
Cooperativa é a primeira do Nordeste a ingressar no programa Gestão Ambidestra. Após conhecer o Instituto Fenasbac em uma palestra, a Sicredi Ceará se tornou a primeira cooperativa de crédito nordestina a participar do programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito". Focado na transformação cultural em prol da inovação, a iniciativa busca o equilíbrio entre aprimoramento contínuo da operação e a habilidade de inovar pensando nos desafios futuros.

Ailos Aproxima: marketplace para empreendedores durante a pandemia
Com 3 meses no ar, a vitrine online de produtos e serviços já contava com 4.500 cadastrados e 1.000 vendedores ativos. RESUMO CARDPlataforma de anúncios on-line idealizada pelo Sistema Ailos tem lançamento antecipado para contribuir com cooperados e empreendedores locais do Sul do Brasil, funcionando como vitrine de produtos e serviços e possibilitando conexões entre clientes e empresas durante a pandemia da Covid-19. Com acesso via aplicativo ou website, a plataforma fomenta as atividades do cooperado pessoa jurídica que é vinculado a alguma das cooperativas do sistema, beneficiando a economia local e gerando valor por meio do cooperativismo.

Com aplicativo, Nater Coop agiliza coleta e análise de dados
O app melhora a comunicação entre os produtores e os técnicos envolvidos no Programa Leite Certo. Em 2023, a Nater Coop desenvolveu um aplicativo para o seu programa Leite Certo. Assim, o app Leite Certo foi criado para melhorar a comunicação entre os produtores participantes e a equipe de assistência técnica, a fim de agilizar o processo de coleta de dados e análises. Dessa maneira, os cooperados fornecedores de leite têm acesso a informações precisas, que tornam os resultados da cooperativa mais eficientes.