Topbar OCB
CooperJohnson: tecnologia promove inclusão de cooperados surdos
CONTEXTO
Em 2019, a CooperJohnson identificou a necessidade de aumentar o nível de acessibilidade no atendimento aos cooperados com deficiência auditiva. Afinal, por meio do atendimento telefônico convencional realizado até então, este público não conseguia sanar suas dúvidas e sequer entender os benefícios oferecidos pela cooperativa.
Assim, se mostrou necessário investir na identificação de soluções tecnológicas que pudessem vir a endereçar essa questão e atender às demandas dos cooperados surdos. Ou seja, que viabilizassem o suporte em Libras ao atendimento telefônico tradicional.
DESAFIOS
O principal desafio enfrentado no processo de endereçar a questão do atendimento aos cooperados surdos da CooperJohnson foi de ordem tecnológica. Isso porque era necessário, afinal, encontrar uma tecnologia que fosse capaz de atender a demanda de realizar o atendimento por meio de chamada de vídeo, incluindo tanto o atendente quanto o intérprete de Libras e, dessa maneira, proporcionar acessibilidade a todo o corpo de cooperados.
Com a tecnologia adequada, a acessibilidade proporcionaria, ainda, o sentimento de inclusão e de pertencimento que a CooperJohnson pretendia quando do início do processo de inovação.
DESENVOLVIMENTO
Após a identificação da demanda por acessibilidade no atendimento de cooperados surdos, o primeiro passo da CooperJohnson foi avaliar as alternativas de ferramentas capazes de trazer mais acessibilidade ao atendimento. A cooperativa encontrou alguns fornecedores que, em teoria, ofereciam os serviços digitais necessários para viabilizar a demanda por explicação no site.
Entretanto, o atendimento telefônico ainda ficaria limitado. Foi quando a pesquisa chegou até a tecnologia do ICOM, uma central de Libras com tradução simultânea em tempo real. A ICOM usa tecnologia para conectar os intérpretes de Libras com o negócio que deseja proporcionar inclusão em seus atendimentos.
Assim, na prática, a ICOM funciona da seguinte maneira: por meio de uma vídeo chamada o sistema faz a triangulação da comunicação entre o intérprete, o surdo e o ouvinte. Então, ao receber a ligação de um cliente surdo, o usuário aciona a central de tradução simultânea e estabelece a comunicação por vídeo. A partir daí o intérprete faz a intermediação da conversa, proporcionando clareza na troca de informação para ambos os lados.
Foi esse modelo que atingiu as expectativas que a CooperJohnson tinha para essa iniciativa. A intenção era proporcionar aos cooperados um sentimento de pertencimento à instituição, além de resolver os problemas de entendimento e uso dos benefícios e serviços oferecidos.
RESULTADOS
Como resultado dessa iniciativa de inclusão social para os cooperados surdos, a CooperJohnson percebeu um aumento na quantidade de contatos realizados por esse público. São chamados com a finalidade de solicitar os empréstimos oferecidos pela cooperativa, sanar dúvidas sobre serviços e benefícios, termos de contrato, dentre outras finalidades. Agora, a cooperativa entende que consegue se comunicar de forma muito mais clara com os cooperados surdos.
Além disso, a plataforma tecnológica da ICOM permite à CooperJohnson acompanhar diversas métricas relacionadas aos atendimentos, como o tempo de ligação, os dados de cadastro do cooperado, os motivos que o levou a procurar o atendimento, dentre outros dados relevantes para o aprimoramento contínuo do atendimento.
A análise final é de que a iniciativa proporcionou um atendimento muito mais humanizado e próximo dos cooperados surdos.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A intenção é investir ainda mais em iniciativas que promovam a inclusão dos cooperados surdos e com outros tipos de deficiência. Assim, a CooperJohnson vai trabalhar no sentido de inserir legendas em vídeos publicados nas redes sociais, contratar intérpretes de Libras para os eventos e lives que venham a ser realizados, além de oferecer aos colaboradores da cooperativa treinamentos em Libras.
Além disso, estudos têm sido realizados para promover uma verdadeira transformação digital no site institucional da cooperativa. Assim, a ideia é que em breve ele conte com uma tecnologia capaz de comportar o apoio em tempo real em Libras para entendimento dos assuntos e textos abordados no site.
Contato do responsável:
Ennelise Cristina Corrêa
analista de Marketing da CooperJohnson
lise.correa@cooperjohnson.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Treinamento e ações para engajamento ajudam a elevar presença de 12 para 22 delegados. A Cogem, cooperativa de crédito que atua no modelo capital e empréstimo, conseguiu um ótimo resultado em sua primeira assembleia digital: foram 22 delegados presentes de forma virtual em 2020. No ano anterior, apenas 12 delegados marcaram presença na assembleia presencial da cooperativa.
Cooperativa mineira foi certificada pela auditoria internacional Regenagri. A cooperativa cafeeira Expocacer, que atua no cerrado mineiro, é a primeira no mundo a conquistar selo de agricultura regenerativa, com aprovação de 100% em todos os critérios avaliados por uma auditoria internacional. Os cafés certificados estão sendo distribuídos para 50 países por uma marca italiana.
Cooperativa do Espírito Santo que atua com distribuição de refeições para escolas adaptou modelo de negócios para garantir escoamento da produção e manutenção de empregos durante a pandemia. RESUMO Com a suspensão das aulas escolares da rede pública da Grande Vitória, no Espírito Santo, a Coopram acelerou o desenvolvimento de uma ideia que estava em fase de estudos, a venda virtual. Inicialmente realizada por WhatsApp assim que o distanciamento social foi decretado, a iniciativa logo ganhou um e-commerce. Com readequação total do modelo de negócios, a cooperativa conseguiu dar vazão à produção agrícola de mais de 200 cooperados e manter todos os empregos da cooperativa. Além disso, o projeto foi desenvolvido de maneira a permanecer ativo mesmo depois da volta às aulas.
Mudanças no Cocamar Labs criam estrutura mais abrangente, que engloba melhoria contínua, qualidade e inovação. Saiba como o programa de inovação Cocamar Labs está promovendo a transformação digital, cultura de inovação e relacionamento com o ecossistema inovador na cooperativa. Por meio de uma visão abrangente da inovação, que engloba inovação de processos e a disruptiva, o Labs integra programas de qualidade, melhoria contínua e inovação da cooperativa.