Sipag 2.0: Sicoob vence prêmio internacional com plataforma de adquirência
Contexto
O Sicoob, reconhecido por seu compromisso com o cooperativismo e a inclusão financeira, identificou a necessidade de aprimorar sua atuação no mercado de adquirência. Diante de um cenário competitivo e da busca por maior autonomia e melhores resultados, a instituição decidiu desenvolver sua própria plataforma de pagamentos, a Sipag 2.0.
Criada em 2014, a Sipag é fruto de uma parceria entre o Banco Sicoob, que é dono da marca, e a filial brasileira da First Data Corporation (Fiserv Brasil), que é líder global em soluções de processamento de pagamentos e comércio eletrônico. A Sipag 2.0 marca presença em todos os estados do Brasil.
Segundo Brunno Giordano Mello, superintendente de sistemas de pagamentos e ecossistemas digitais no Sicoob, os principais fatores que levaram o Sicoob ao desenvolvimento de uma operação própria de adquirência – a Sipag 2.0 – foram:
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A busca por maior autonomia nas atividades de adquirência
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O ganho de competitividade
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Oferta de melhor experiência para os cooperados
Desafios
"A implementação da Sipag 2.0 foi um projeto de alta complexidade, envolvendo múltiplos atores e exigindo integrações com bandeiras, fabricantes de equipamentos, a criação de novos processos e a implementação de medidas de segurança robustas", narra Giordano Mello
Assim sendo, a jornada para a criação da Sipag 2.0 não foi isenta de desafios. A complexidade do projeto, que abrangia desde a integração com diversas bandeiras e fabricantes de equipamentos até a criação de novos processos e a implementação de rigorosas medidas de segurança, demandou uma abordagem inovadora e colaborativa.
Além disso, superar a resistência à mudança e promover uma nova mentalidade entre as equipes envolvidas também se apresentou como um obstáculo a ser transposto, revela o superintendente:
"O maior desafio foi fazer com que as equipes compreendessem a dimensão e a importância do projeto, além de promover uma mudança de mentalidade na execução — passando de uma visão de tarefas isoladas para a ideia de que todos são sócios no sucesso da Sipag 2.0”, diz.
Desenvolvimento
O processo de desenvolvimento da Sipag 2.0 começou com a aprovação no Conselho de Administração do Sicoob, que identificou na plataforma uma oportunidade de melhorar a geração de resultados e oferecer uma solução mais alinhada às necessidades dos cooperados. A construção da solução foi guiada por OKRs, uma metodologia que mensura objetivos e resultados-chave.
Outro pilar para o sucesso do projeto foi a cultura de parceria, que tornou a integração das áreas envolvidas mais ágil e coesa. Com isso, a iniciativa superou rapidamente os desafios típicos de um projeto de alta complexidade como o desenvolvimento da Sipag 2.0.
Além disso, a Sipag 2.0 foi construída com uma infraestrutura tecnológica de ponta que utiliza soluções e de organizações líderes no mercado.
"Toda a infraestrutura que suporta a operação da Sipag 2.0 e propicia seu expressivo crescimento foi implementada no CCS (Centro Cooperativo Sicoob), utilizando soluções e serviços de empresas mundialmente consolidadas", explica Giordano Mello
Essa infraestrutura, totalmente redundante e distribuída em datacenters e ambiente de nuvem, assegura alta performance e disponibilidade da plataforma, permitindo que as transações sejam processadas de forma rápida e eficiente, com uma disponibilidade de 99,99% nos sistemas de autorização.
A segurança também é um pilar fundamental da Sipag 2.0, com certificações PCI-DSS, PIN Security e ABNT ISO 27001, além de auditorias internas e externas que garantem a conformidade com os mais rigorosos padrões da indústria de cartões.
"Desde o início das discussões sobre a Sipag 2.0, nosso objetivo foi desenvolver uma solução moderna e atual. Por isso, escolhemos o SmartPOS como o principal terminal a ser oferecido aos nossos cooperados. Esse terminal não apenas realiza transações de pagamento, mas também permite a emissão de nota fiscal, fichas para eventos e a aceitação de PIX, tudo diretamente na solução”, elucida Giordano Mello
Com o objetivo de oferecer uma solução moderna e completa, a Sipag 2.0 se destaca por seus diferenciais. O uso do SmartPOS como terminal principal agrega funcionalidades que vão além das transações de pagamento, como a emissão de notas fiscais, fichas para eventos e a aceitação de PIX, simplificando o dia a dia dos cooperados.
Ademais, a capilaridade da rede de agências do Sicoob, presente em mais de 4.600 pontos de atendimento em todo o país, possibilita oferecer suporte técnico e operacional com eficiência, garantindo que os cooperados tenham acesso aos equipamentos, insumos e auxílio necessário para aproveitar ao máximo a plataforma.
“A experiência de obter a Sipag em uma de nossas agências, sendo atendidos por pessoas que realmente os conhecem — suas próprias cooperativas — fortalece ainda mais o vínculo com nossos cooperados”, diz Giordano Mello.
Resultados
A iniciativa é classificada como uma inovação de enorme sucesso do Sicoob. Em 2023, a Sipag 2.0 processou mais de 269 milhões de transações, movimentando R$ 45 bilhões. Hoje, todas as cooperativas do Sicoob já utilizam a Sipag 2.0. Em 2024, os resultados seguem melhorando.
"A Sipag 2.0 gerou resultados expressivos para as cooperativas, com um aumento de mais de 112% na geração de resultados ao compararmos o 1º semestre de 2023 com o mesmo período em 2024. Além disso, temos quebrado recordes mensais de faturamento (TPV) e, desde março de 2023, temos registrado crescimento consecutivo na base de clientes ativos, ou seja, aqueles que realizaram ao menos uma venda nos últimos 90 dias”, revela o superintendente.
A plataforma impulsionou a inclusão financeira, permitindo que micro e pequenas empresas, especialmente em regiões mais afastadas, tivessem acesso a soluções de pagamento e crédito, fortalecendo sua participação na economia local, ressalta Giordano Mello:
"A Sipag 2.0 permitiu que muitos de nossos cooperados realizassem sua primeira transação com cartão, incluindo aqueles que antes não tinham acesso ou conhecimento sobre a possibilidade de adquirir uma maquininha de pagamento".
Com todas essas conquistas, a iniciativa ganhou o prêmio de crescimento digital na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC) de 2024, sediada em Boston, nos Estados Unidos. Para Giordano Mello, o prêmio é a coroação de um momento significativo na trajetória do Sicoob, refletindo o esforço e a dedicação de todos os envolvidos:
“A premiação valida que estamos no caminho certo ao colocar nossos cooperados no centro da nossa estratégia e perseguir consistentemente esse objetivo. Esse reconhecimento demonstra que o Sicoob é mais do que uma simples escolha financeira; é um parceiro comprometido com o desenvolvimento e o sucesso de seus cooperados”.
Próximos passos
O Sicoob mantém seu olhar no futuro, buscando constantemente aprimorar a Sipag 2.0 e expandir seus benefícios para os cooperados. A adição de novas bandeiras, o desenvolvimento de serviços como a venda recorrente e a integração com empresas de automação e ERPs estão entre as próximas etapas da evolução da plataforma.
Além disso, a cooperativa está comprometida em otimizar seu back office financeiro-operacional, proporcionando maior autonomia às cooperativas e agilizando processos por meio da digitalização.
Contato dos responsáveis pelo case:
Brunno Giordanno Mello, superintendente de sistemas de pagamentos e ecossistemas digitais. E-mail: mello@sicoob.com.br.
Marcel Sebastian de Freitas, superintendente de operações de pagamentos. E-mail: marcels@sicoob.com.br.
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