Fique por dentro

Inovação no cooperativismo é tema de livro lançado pelo Sistema OCB

A publicação conta com recursos de realidade aumentada, cases de sucesso, artigos de especialistas e dicionário com principais conceitos que envolvem o tema

GESTÃO DA INOVAÇÃO04/04/20223 minutos de leitura

Motivado pelo crescimento expressivo da colaboração das cooperativas na economia do país, o Sistema OCB lançou, na última quinta-feira (24), o livro Inovação no Cooperativismo: Um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop. A obra tem por objetivo promover a cultura da inovação nas cooperativas e dar visibilidade às boas práticas já desenvolvidas ou em andamento no universo coop. A publicação impressa será distribuída gratuitamente para as Unidades Estaduais, cooperativas regulares no Sistema e parceiros institucionais.

"Nossa história mostra que o cooperativismo sempre foi inovador. Afinal, a atual demanda da sociedade pela economia de propósito, com a geração de emprego e renda e a promoção do bem-estar socioambiental, sempre fez parte do DNA do nosso modelo de negócio. Tenho absoluta certeza de que esta publicação vai inspirar todos aqueles que desejam se aprofundar no que diz respeito à inovação", destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A inovação faz parte dos objetivos estratégicos do Sistema e o livro busca apresentar as principais tendências da atualidade. São seis capítulos que vão da introdução ao tema, passando por metodologias e estratégias até cases de sucesso e a palavra de especialistas renomados no tema e que dão dicas do que o futuro ainda reserva no curto, médio e longo prazo.

De acordo com dados da publicação, oito em cada dez cooperativas brasileiras (84%) consideram a inovação fundamental e já incluíram o tema no planejamento estratégico de suas organizações. Outro ponto relevante é que quase metade das cooperativas (47%) já executavam projetos de inovação antes da pandemia da Covid-19. Estes e outros apontamentos reforçam o compromisso do Sistema OCB em auxiliar e estimular as ações dos mais de 17 milhões de associados e das mais de 4,8 mil cooperativas no país.


Realidade aumentada

A publicação ainda oferece ao leitor uma experiência única: a personagem Eliza, em homenagem à única mulher entre o grupo de fundadores do cooperativismo, Eliza Brierley. Por meio de QR Code, ela guia o leitor e conecta o texto impresso com a realidade aumentada. Na abertura de cada capítulo, a Eliza se projeta nas telas dos smartphones e fala com o leitor. Para a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, “a realidade aumentada proposta no livro também é uma inovação assim como o cooperativismo sempre se mostrou ser”.

Os artigos presentes na obra são assinados por especialistas referência no ecossistema de inovação brasileiro. Martha Gabriel, por exemplo, escreve sobre inovação como combustível da era digital; Arthur Igreja explica a importância da inovação para o planejamento estratégico; e Jacson Fressato trata da inovação na prática. Já Samyra Ribeiro fala das pesquisas e investigações por trás da inovação; enquanto Eduardo Damião traz as configurações facilitadoras para a inovação dentro das coops; e Mário De Conto explana sobre o cooperativismo de plataforma.

E, para complementar, a publicação conta ainda com um dicionário completo, com os principais verbetes e conceitos relacionados ao universo da inovação no cooperativismo.


Você também pode ter um exemplar do livro para chamar de seu participando do nosso Concurso Cultural! Acesse o link e participe para concorrer! 

Conteúdo elaborado pela equipe do

Sistema OCB