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3 caminhos para disseminar a cultura de inovação por toda a sua cooperativa

A jornada para estabelecer uma cultura de inovação é imprescindível em tempos de mudanças velozes

GESTÃO DA INOVAÇÃO06/04/20237 minutos de leitura

A cultura de inovação não surge de uma hora para outra. Estabelecê-la demanda esforços e a definição de caminhos para estabelecer uma estrutura corporativa de incentivo a iniciativas inovadoras.

Além disso, a inovação é um processo amplo, que precisa estar integrado pela cooperativa como um todo. Assim, não basta ter um setor dedicado à inovação se a cultura inovadora não é praticada pelos demais setores. Quando existe uma cultura de inovação, ela é perceptível em todas as áreas, de maneira descentralizada.

Essa não é uma jornada simples, contudo. Há uma série de desafios no processo de consolidação de uma cultura de inovação interna que permita que o esforço inovativo seja de fato descentralizado.

Com isso, neste artigo iremos apontar três caminhos para disseminar a inovação por sua cooperativa como um todo. Confira!

Os caminhos para construir a cultura da inovação

Agora, vamos conhecer três sugestões para aplicar e fortalecer a cultura de inovação na sua cooperativa. Mas sempre tenha em mente: não existe uma fórmula pronta para inovar. Cada um desses três passos deve ser colocado em prática levando em conta as particularidades de cada negócio.

1. Cultura de inovação se constrói na prática

O relatório Innovation Survey 2023, realizado pela ACE Cortex, aponta que o maior obstáculo à inovação é, justamente, a cultura organizacional. Mais da metade das lideranças que participaram da pesquisa indicaram que esse entrave está se tornando mais relevante com o passar do tempo.

Para estabelecer uma cultura de inovação, não basta difundir uma ideia: ela só amadurece quando é colocada em prática. Ou seja: não basta falar sobre, tem que fazer! Só assim a cultura de inovação irá amadurecer nas práticas da cooperativa.

Treinamentos, apresentações e discussões sobre inovação são ótimas maneiras de apresentar novas ideias e métodos de gestão para as equipes. Entretanto, não adianta aprender a teoria sem colocar em prática.

Por isso, o intraempreendedorismo é tão importante: programas de ideias ajudam a deixar os times sempre atentos às oportunidades de inovar.

Os dados da Ace Cortex apontam que essas são as iniciativas práticas mais utilizadas pelas organizações em suas jornadas de inovação:

  • Se relacionar com startups (28,1%)
  •  Programas de ideias (25%)
  • Inovação em produtos e embalagens (15,6%)
  •  Workshops e treinamentos (14,8%)
  • Área dedicada a P&D (14,8%)
  •  Implementação de metodologias (9,4%)

Assim, há uma série de possibilidades para impulsionar o amadurecimento da cultura de inovação na sua cooperativa. Defina as que melhor se encaixarem nos negócios da sua coop. O importante, afinal, é arregaçar as mangas e ter iniciativa.

2. A inovação é uma atividade coletiva

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma transformação cultural. Portanto, o envolvimento de todos os níveis da organização no esforço inovativo é fator-chave nessa jornada. Neste ponto a descentralização é fundamental para que a cultura da inovação seja absorvida e praticada pela cooperativa como um todo.

Isso não significa que um departamento de inovação não tem importância, mas sim que suas ações devem estar integradas com as demais áreas da cooperativa. Até mesmo porque a inovação não pode ser tratada como uma ilha, uma atividade separada das outras. A cooperativa inteira deve ter oportunidades de apresentar novas ideias.

O papel dos líderes é imprescindível para a solidificação da cultura da inovação. A liderança estimula o surgimento de novas ideias e também proporciona segurança para a experimentação e o erro. Quando há essa confiança, colaboradores e cooperados se sentem confortáveis e incentivados a apresentar seus pontos de vista.

Uma outra prova de que a cultura da inovação é uma construção coletiva está na diversidade. O instituto Humanizadas, ligado à Universidade de São Paulo (USP), apurou que as organizações mais diversas têm mais capacidade de inovação. Equipes plurais, com pessoas de diferentes realidades, contextos e visões de mundo são mais propensas a apresentar novas ideias. Assim, essas pessoas colaboram, aumentando as perspectivas e impulsionando ainda mais as ideias inovadoras.

Por causa desse caráter coletivo da cultura de inovação, ela tem tudo a ver com gestão de pessoas. “Iniciativas de inovação muito afastadas do RH tendem a fracassar, pois os valores e as vivências de inovação são sistêmicos e precisam permear toda a organização para que sejam bem-sucedidas”, disse Luís Gustavo Lima, sócio e CEO da ACE Cortex.

3. Reconhecimento estimula a inovação

Outra forma de estimular a solidificação de uma cultura inovadora é o reconhecimento dos inovadores internos. Idealmente, isso é feito em um modelo que valoriza, de forma forma híbrida, o esforço e o resultado. Esse equilíbrio é fundamental para não fomentar o medo de errar, afinal ideias interessantes podem apresentar resultados não tão bons na prática.

Quando há o reconhecimento das boas ideias inovadoras, as equipes valorizam ainda mais a jornada de inovação. O reconhecimento pode ser atribuído, por exemplo, através dos programas de ideias que premiam as melhores inovações propostas pelos colaboradores e cooperados.

O reconhecimento, além de ser uma forma de engajar as equipes em prol da jornada de inovação, ajuda a construir um ambiente de trabalho positivo e impulsiona, também, o senso de pertencimento à cooperativa.

É preciso ter em mente, por outro lado, que os resultados levam tempo para aparecer. Paciência é uma característica central para o estabelecimento de uma cultura de inovação. Esse fator deve ser levado em conta em relação ao reconhecimento dos colaboradores e no estímulo à inovação.

Por que estabelecer uma cultura da inovação é importante

A cultura da inovação não é um fim em si mesma. Ela existe para fomentar o progresso da cooperativa nos negócios, fortalecendo a participação econômica dos cooperados e difundindo o modelo de negócios cooperativista.

Em nosso guia prático 9 medidas para promover a cultura de inovação na sua cooperativa explicamos que a cultura da inovação proporciona:

  • Vantagem competitiva: em um ambiente econômico de disputas acirradas pelo mercado, inovar significa sair na frente da concorrência com produtos e serviços aprimorados ou disruptivos.
  •  Capacidade de antecipar tendências: ao inovar seguindo de perto as tendências de tecnologia, comportamento e consumo, a cooperativa pode encontrar oportunidades de antecipá-las e largar na frente da competição.
  • Inovação contínua: quando há uma cultura de inovação, as novas ideias seguem surgindo. Para que sua cooperativa seja inovadora, não basta que a inovação seja esporádica. A frequência da inovação vem junto com a cultura.

Confira o material completo e conheça as nove formas de transformar a cultura da sua cooperativa rumo à inovação!

Unimed BH: sucesso criação da cultura de inovação

No Radar da Inovação contamos como a Unimed BH desenvolveu sua cultura de inovação. Tudo começou em 2014, quando a cooperativa criou um Centro de Inovação, que funcionava fora de suas instalações. Três anos depois, a liderança da Unimed BH levou o centro para dentro da operação no intuito de disseminar internamente a cultura de inovação.

Essa transição originou o Movimento Juntos Inovamos, com o intuito de catalisar as iniciativas internas e fomentar a cultura de inovação. Com isso, a iniciativa tem o objetivo de alcançar resultados positivos por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas aos negócios.

Dessa forma, o Movimentos Juntos Inovamos consolidou a cultura de inovação interna da cooperativa, que registrou um relevante impacto na cultura organizacional, com mudança de mentalidade das equipes. Além disso, a iniciativa inspirou outras cooperativas do grupo Unimed.

Conclusão

Não há um caminho único para encontrar soluções inovadoras. Mas existe, sim, um passo imprescindível: estabelecer uma cultura de inovação, para que o surgimento de novas ideias seja constantemente incentivado.

A construção de uma cultura de inovação na sua cooperativa leva tempo. Por isso, é importante ter paciência e engajamento. A construção dos hábitos e valores que promovem a criatividade faz diferença para a competitividade dos negócios em tempos de mudanças rápidas no mercado e nas demandas da sociedade.

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