Voltar
Radar da inovação

Dental Uni: inovação em ato complementar

Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes


09/07/2020
Nome da Cooperativa:Dental Uni
Ramo:Saúde
Região:Brasil
Palavras-chave:Inovação de processo
Resumo:

RESUMO CARD

Para ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.


CONTEXTO

Constituída há mais de 35 anos, a Dental Uni é uma cooperativa de planos odontológicos com cerca de 15 mil dentistas, que atendem mais de 700 mil beneficiarios em todo o Brasil. E precisou inovar para ampliar ainda mais a sua atuação.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) estipula que o portfólio de produtos das operadoras siga um rol mínimo de procedimentos. Contudo, além do rol mínimo, muitas trabalham com um portfólio de serviços adicionais que encarecem o produto final, como implante, ortodontia, prótese, entre outros.

Em muitas situações, o atendimento de tais procedimentos adicionais, quando não cobertos pelo plano, é realizado com a negociação direta entre dentista e cliente. Dessa forma, preço e pagamento variam de acordo com o dentista, mesmo o paciente sendo beneficiário da cooperativa. Além disso, nesta situação a Dental Uni não podia garantir atendimento em todas as esferas da odontologia.


DESAFIOS

Diante desse cenário, surgiu a problemática: como garantir um tratamento completo ao cliente, sem encarecer o produto; e, por outro lado, como garantir ao dentista a ampliação dos serviços via cooperativa.

Segundo a Dental Uni, os desafios eram enormes, pois, além do engajamento do dentista, foi preciso criar um processo que ainda não existia com fornecedores de meios de pagamento. Outro desafio foi padronizar o processo com toda rede de dentistas, criando uma tabela única de serviços e possibilitando ao cliente uma forma extensa de pagamento.


DESENVOLVIMENTO

De forma simplificada, a Dental Uni resolveu o problema se tornando a mediadora do pagamento, tanto do paciente como do profissional dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, que repassa o pagamento aos dentistas em parcela única, mesmo que o paciente parcele em 12x sem juros. .

Ao desenhar esse processo, foi necessário buscar fornecedores de crédito para integralizar a função dentro do sistema, já que seria oneroso e complicado entregar uma máquina de cartões para todos os consultórios. Este processo ainda não existia e foi desenhado junto aos cooperados, gerando uma onda de inovação, inclusive para os fornecedores de crédito.

O ato complementar funciona com o mesmo fluxo das demais operações em relação ao atendimento ao cliente. Em atendimento odontológico, o beneficiário é informado da necessidade do procedimento, então o cirurgião-dentista solicita a abertura e liberação da guia específica como ato complementar.

O pagamento é de responsabilidade do paciente e pode ser realizado em até 12x no cartão de crédito, com parcela mínima de R$ 30,00, ou em boleto bancário. Após a análise e liberação da guia, o cirurgião dentista realiza o tratamento.

O projeto envolveu colaboradores da área de Análise Técnica, responsável pela validação e coerência das guias, e do Financeiro, que realiza a mediação e confirmação dos pagamentos.


RESULTADOS

A Dental Uni avalia que os resultados são significativos:

  • Do ponto de vista de marketing: oferta ao cliente um tratamento completo sem onerar a sua mensalidade;
  • Ao dentista: possibilidade de aumentar seus ganhos e recebimento à vista pelos procedimentos;
  • Ao mercado: viabilidade de um tratamento odontológico em sua totalidade a um número maior de pessoas, que antes não tinham condições financeiras.
  • Hoje, a cooperativa fatura mais de R$ 10 milhões por ano neste processo.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

Segundo a cooperativa, o projeto está em execução, com sucesso e sem previsão de mudanças.

Contato do responsável:

Carla Ferreira

Analista de Marketing da Dental Uni

marketing@dentaluni.com.br - (41) 3020-3848

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta