Contexto
Especializada em Agronomia e Zootecnia, a Cooates, Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica, Produção, Bens e Serviços, oferece inúmeros serviços para os seus cooperados. No entanto, até 2022, a cooperativa não recorria à tecnologia para otimizar e acelerar o trabalho.
Segundo José Cláudio da Silva, presidente da Cooates, a cooperativa buscava um modo de acessar dados e receber fotos relacionadas aos serviços oferecidos, como o de reflorestamento, em tempo real. Apesar de já fazerem a análise da produção e dos projetos, a Cooates buscava um modo mais rápido e eficiente.
Além do desejo de monitorar os serviços prestados e os projetos executados ao vivo e com diversas informações, a Cooates também buscava aumentar as vendas da unidade de mel e própolis, intitulada Vale do Una. O objetivo da cooperativa era tomar decisões assertivas e aumentar a comercialização de seus produtos.
Desafios
Analisar os dados da produção mensal dos clientes e checar o andamento dos projetos era um processo demorado e desafiador. Segundo o presidente, os técnicos da cooperativa precisavam fazer visitas e produzir relatórios que, enfim, seriam analisados.
A espera e a falta de monitoramento dos técnicos cooperados impactavam diretamente a cooperativa, já que as decisões eram tomadas considerando as informações disponíveis na base de dados. “Como é que a gente vai tomar algumas decisões se não temos esses dados na mão?”, questiona o presidente da Cooates.
Desenvolvimento
Diante da falta de monitoramento, de dados em tempo real e do desejo de aumentar as vendas de produtos apiários, a cooperativa decidiu investir em plataformas low-code. Esse programa, assim como o nome já diz, permite que interfaces sejam desenvolvidas e personalizadas com pouco conhecimento em programação.
Planilhas e monitoramento
Para resolver o problema do monitoramento, a Cooates implementou as ferramentas do Google, em especial o Google Planilhas. Com esse e outros aplicativos do software, a cooperativa consegue monitorar a produção dos clientes e o trabalho dos cooperados em tempo real, além de receberem fotos sobre o andamento dos projetos.
Para escolher o software low-code que seria utilizado, os responsáveis também consideraram a praticidade para o cooperado. “O equipamento usado é o próprio celular do cooperado. Não tem custo para comprar novas ferramentas, e para acessar [os dados] na cooperativa temos computadores que processam essas planilhas”, explica José Cláudio.
Mesmo com mudanças, o processo de adaptação por parte dos associados foi tranquilo. O presidente da Cooates frisa que a comunidade cooperativa é muito engajada: “Quem está na cooperativa tem que vestir a camisa. Então, se ele veste a camisa e está num projeto, ele sabe a necessidade do engajamento para que o projeto dê certo”.
E-commerce
As plataformas low-code também são fundamentais para o e-commerce de produtos apiários da cooperativa. Para potencializar as vendas em uma interface personalizada e que não demandasse muito trabalho, a Cooates apostou na plataforma de desenvolvimento de site Wix, em 2023.
Marcos Luciano Pereira de Souto, gerente de e-commerce, explica que o objetivo da cooperativa é fazer com que a plataforma se sustente: “O nosso foco hoje é fazer o e-commerce funcional e escalável, porque a ideia é fazer ele consistentemente”.
No entanto, os profissionais pontuam a importância do marketing digital para potencializar os acessos e as vendas no site Vale do Una. “O problema do e-commerce é que você precisa manter um marketing não só na página de acesso”, comenta José Cláudio.
Para o comércio eletrônico ganhar visibilidade, a cooperativa está apostando em campanhas B2B e B2C através das redes sociais, rádio e televisão. “Não adianta você colocar ele no ar. Todo dia você tem que ver e melhorar alguma coisa”, ressalta Marcos.
Resultados
Ambos os projetos estão crescendo gradativamente e já apresentam bons resultados. Quando falamos sobre o monitoramento através de fotografias e planilhas, José Cláudio conta que a cooperativa coletou dados de produtores que tinham cana-de-açúcar: “Fizemos um levantamento de 100 mil toneladas”.
O presidente da Cooates ainda disse que o intuito desse monitoramento e do levantamento de informações é, além de agilizar o trabalho, fazer negócios: “Esse é o objetivo final, sempre gerar negócio”.
Já quando o assunto é o e-commerce, Marcos e José Cláudio frisam a força tarefa mobilizada para popularizar o site e potencializar as vendas. “É muito novo para gente também e todos estão se adaptando”, explica o gerente.
Mas apesar das vendas on-line ainda não terem atingido o resultado desejado, a cooperativa continua focada no marketing B2B, B2C, e até televisivo. “A gente fez uma parceria com a Band. Vamos colocar nosso e-commerce nos intervalos da Band para que as pessoas possam acessar o site”, conta o presidente.
Próximos passos
O sucesso das plataformas low-code no monitoramento da produção e na venda de produtos provenientes da apicultura sustentável motivou a Cooates a continuar inovando. De acordo com o presidente, a ideia é “realizar a integração das unidades de produção por meios digitais”.
Ao realizar essa junção entre as unidades, a cooperativa consegue “operar os dados em ferramentas digitais em nuvem”, explica José Cláudio. Dessa maneira, a Cooates se torna cada vez mais tecnológica e obtém dados precisos e essenciais para o crescimento da cooperativa.