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Tendências para a Black Friday: inovar é o caminho para se destacar

Nesse período cheio de oportunidades, a inovação é o caminho para sua cooperativa vender mais. Ela está preparada? 

TENDÊNCIAS21/11/20237 minutos de leitura

A Black Friday se tornou uma grande tradição de fim de ano. Um período de promoções agressivas, marketing intenso e alta no consumo, a quarta sexta-feira de novembro já entrou no calendário de quem quer fazer negócios, vender mais e encontrar boas oportunidades.

Longe de ser uma novidade, a Black Friday já existe nos Estados Unidos desde os anos 60. Tradicionalmente, a data ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes dos EUA. Com o avanço do e-commerce, no entanto, a Black Friday se espalhou pelo mundo e chegou com força também no Brasil.

O impacto da Black Friday nos hábitos de consumo no Brasil é notável e crescente. Para 2023, segundo dados levantados pela MField, a expectativa é de que as compras cresçam 32% em relação à Black Friday do ano passado. Ao todo, 75,6% dos participantes da pesquisa disseram que pretendem aproveitar a data para fazer compras.

Diante de uma concorrência feroz, quem quer aproveitar a data para impulsionar as vendas precisa se destacar. A Black Friday se tornou, assim, um período para entender o comportamento de consumo e inovar no marketing e na jornada de vendas. Neste artigo, iremos apresentar tendências e inovações que as cooperativas devem estar de olho na Black Friday!

5 tendências da Black Friday para inovar

Com a alta concorrência desse período, as marcas precisam inovar para chamar atenção dos consumidores no período de descontos. A data ganhou o mundo graças à internet, mas está presente em todos os canais de consumo, digitais ou presenciais. Diante disso, selecionamos  tendências e oportunidades para sua cooperativa inovar na Black Friday!

1. Uma Black Friday cada vez mais phygital

A chegada da Black Friday no Brasil foi fortemente impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e as expectativas corroboram isso. Um levantamento da Conversion apontou que a maioria das pessoas pretende aproveitar a data comprando online:

Sites/lojas virtuais: 40,7%

Aplicativos: 25%

Redes sociais: 6,6%

É inegável, portanto, que o ambiente virtual tem uma relevância enorme para quem quer aproveitar a data para vender mais. Só que isso não quer dizer que os ambientes físicos devem ser deixados de lado. O mesmo estudo indica que um quarto das pessoas vai ir presencialmente às lojas para comprar com os descontos!

Nesse sentido, a pesquisa “Tendências do Varejo”, realizada pela Opinion Box, revelou que 84% dos clientes desejam uma maior integração das lojas físicas e o comércio online. Por mais que o e-commerce tenha papel fundamental na Black Friday, inovar para alinhar o físico e o digital é um grande diferencial - além de ser um desafio e tanto - para as cooperativas.

2. Foco na segurança digital e experiência do usuário

Comprar pela internet já virou parte da rotina de muita gente, sobretudo no pós-pandemia. Só que as preocupações com a segurança digital seguem em alta. Fora os critérios mais gerais, como preços altos, frete caro e avaliações ruins, o fator que mais leva à desistência de uma compra é a desconfiança em relação à segurança do site.

Há quem aproveite o ambiente de negócios aquecido para dar golpes e cometer fraudes. Proporcionar um ambiente digital em que o consumidor se sinta protegido, então, é um fator capaz de diferenciar uma cooperativa em meio às promoções de Black Friday de suas concorrentes.

Além disso, a experiência do usuário é capaz de incentivar os frear uma jornada de compra. Problemas técnicos no site e a ausência de uma variedade nas opções de pagamento influenciam enormemente a decisão dos consumidores.

A interatividade é mais um fator relevante na hora de elaborar a estratégia de vendas para a data. As pessoas preferem receber promoções e interagir por meio do WhatsApp do que por e-mail, SMS ou ligação, revela a Meta.

Soluções inovadoras, como chatbots, são grandes aliados nessa jornada. Assim sendo, a maturidade digital da cooperativa e sua capacidade de inovação digital torna a Black Friday ainda melhor!

3. Black Friday em período estendido

A Black Friday, como o próprio nome dá a entender, acontece em uma sexta-feira. Em tese. Na prática, em meio à corrida para tornar esse período mais atrativo aos consumidores, boa parte dos negócios ampliaram a Black Friday que pode durar dias, a semana inteira ou até mesmo o mês todo. Apostamos que você já deve ter visto uma Black November por aí.

Uma outra faceta disso é a Cyber Monday, a segunda-feira pós Black Friday criada para impulsionar especificamente as vendas no e-commerce e mais focada em produtos eletrônicos e de tecnologia.

Na prática, seja Black Friday, Cyber Monday ou Black November, esse período foi ficando mais amplo para dar mais oportunidades aos clientes e conseguir fazer mais negócios.

4. Comunicação e marketing em destaque

No período da Black Friday, as ações de marketing e publicidade disparam! Campanhas dedicadas à data aparecem em todos os lugares. A concorrência pela atenção dos consumidores não tem trégua. Nesse cenário, uma estratégia de marketing e comunicação efetiva é uma forma de aproveitar ao máximo o potencial da Black Friday.

Essa é uma boa oportunidade para inovar! Usar dados para fazer campanhas direcionadas é uma possibilidade. Por exemplo: um cliente já comprou algumas vezes algum determinado produto da cooperativa que vai entrar em promoção - que tal fazer uma campanha de e-mail marketing alertando-o disso?

Os dados também podem ser usados para decidir quais produtos ou serviços da cooperativa irão fazer parte da campanha de Black Friday. Aproveite as ferramentas de marketing digital para inovar e tornar a sua cooperativa mais reconhecida e rentável nesse período de vendas aquecidas!

5. A Black Friday do Live Commerce

Modalidade que já faz sucesso na Ásia há bastante tempo e agora está chegando com força no Ocidente, o Live Commerce usa o engajamento de conteúdo ao vivo para converter vendas com apoio do marketing de influência. As pessoas param para assistir os criadores digitais e acabam comprando os produtos que eles anunciam. 

Esse item foi uma das tendências de negócios para 2023 listada pelo NegóciosCoop - e que se mostrou muito certeira. O maior exemplo disso é a live com as atrizes Larissa Manoela e Maisa para uma fabricante de cosméticos que faturou R$ 40 milhões de reais em 20 minutos.

A loja online de produtos eletrônicos e de informática Kabum realiza uma série de lives em que proporciona ofertas para seus clientes no período da Black Friday, por exemplo. O grande desafio do Live Commerce, entretanto, é encontrar soluções inovadoras para facilitar que quem está assistindo acesse os produtos com poucos cliques e sem fricções.

Conclusão: inovar para se destacar na Black Friday

A Black Friday ganhou proporções muito grandes no calendário comercial brasileiro. Dessa forma, ela se tornou uma ótima oportunidade para aquecer os negócios, realizar vendas, fidelizar clientes e atrair novos consumidores para as cooperativas.

Só que a competitividade é grande e não alivia. Com isso, encontrar soluções inovadoras para aproveitar ao máximo desse período tão esperado por muita gente a fim de encontrar bons negócios e até mesmo antecipar as compras natalinas.

E para potencializar ainda mais a relação entre cooperativas e consumidores durante a Black Friday, confira nosso curso e transforme clientes em fãs! Entenda sobre a arte de ir além em uma experiência e fazer o que for necessário para realizar um agrado para o cliente, que pode ser surpreendido com uma experiência que não estava esperando.

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