Fique por dentro

SomosCoop Melhores do Ano premia inovação

Se é verdade que tempo é dinheiro, cada segundo seu vale ouro! Por isso, listamos aqui os três melhores cases de inovação, segundo o Prêmio Somoscoop - Melhores do Ano.

GESTÃO DA INOVAÇÃO27/11/20203 minutos de leitura

Alguma vez você já parou pra pensar no que pode estar acontecendo no mundo naqueles seus cinco segundos de curiosidade? A gente fez uma listinha pra te dar uma ideia. Veja só:

- 254 xícaras de café são consumidas;

- 205 mil mensagens são enviadas no Facebook;

- 3,2 mil fotos são postadas no Instagram;

- 47 novos sites são criados;

- A Amazon vende o equivalente a 7 mil dólares;

- Pelo menos 1 avião com passageiros aterrissa;

- O Universo expande 75 km;

- 500 mil reações químicas acontecem em cada uma das nossas células;

- 21 bebês nascem.

Isso tudo e muito mais ocorre ao mesmo tempo, em apenas cinco segundos. É tanta informação indo e vindo, tantas coisas disputando a nossa atenção que, muitas vezes, fica difícil encontrar o que se quer ou simplesmente se dar conta do que se quer, realmente.

Por isso, num mundo cheio de acontecimentos por segundo, quanto a gente tiver uma curadoria para direcionar a nossa atenção, melhor. E para encontrar a agulha nesse palheiro tão agitado, nada melhor do que uma premiação que eleja os maiores casos de sucesso do país, não acha? É como se alguém já fizesse uma triagem e uma validação ao mesmo tempo. Um exemplo perfeito disso é o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, que reconheceu 18 coops como os grandes destaques de 2020, em seis categorias (confira aqui). Uma dessas categorias, inclusive, é a Inovação. O ranking ficou assim:

  • 1º lugar - Coplacana (SP): Avance Hub: O Hub de Inovação da Coplacana
  • 2º lugar - Unicred União Agência Mais – A Primeira Agência Digital do Cooperativismo de Crédito Brasileiro
  • 3º lugar - Lar (PR): Gestão de Ideias Lar Cooperativa

Nossa ideia, com este material, é que você encontre aqui mesmo as informações necessárias para saber tudo sobre esses três casos de inovação que levaram o título de melhores do ano. E, assim, valorize os seus preciosos segundos. Vamos lá?!

1º lugar - Coplacana (SP)

Avance Hub: O Hub de Inovação da Coplacana

Criado em 2018, o Avance Hub é o espaço de inovação da Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. A iniciativa tem apoiado o desenvolvimento de startups e soluções tecnológicas para os cooperados, além de fomentar uma cultura de inovação na cooperativa. Quer saber como? Clique aqui.

2º lugar - Unicred União (SC e PR)

Agência Mais – A Primeira Agência Digital do Cooperativismo de Crédito Brasileiro

Criada em 2016 pela Unicred União, a Agência Mais é a primeira agência digital do cooperativismo de crédito brasileiro. A iniciativa atende mais de 5 mil cooperados que não iam às agências físicas, dá suporte digital aos 19,5 mil cooperados da Unicred União e mantém um índice de satisfação de 94% na cooperativa. Clique aqui para saber mais.

3º lugar - Lar (PR)

Gestão de Ideias Lar Cooperativa

O case da Lar Cooperativa mostra que um programa de ideias bem estruturado pode trazer inovação, economia financeira e muitos benefícios. Somente na última edição do Programa de Ideias, em 2019, a cooperativa recebeu 457 ideias dos colaboradores, que geraram uma economia de R$ 34,7 milhões à Lar. Legal, né? Clique aqui para conhecer.

Viu só?! Se é verdade que tempo é dinheiro, cada segundo nosso vale ouro, não é? E por isso, o InovaCoop faz essa curadoria dos assuntos e cases de inovação para você e sua cooperativa irem direto ao ponto. Até a próxima!

Conteúdo elaborado pela equipe do

Sistema OCB