Fique por dentro

Retrospectiva InovaCoop 2023: cultura da inovação

GESTÃO DA INOVAÇÃO13/12/20235 minutos de leitura

Uma cultura de inovação forte e arraigada nos princípios das cooperativas faz toda a diferença para o surgimento de novas ideias, produtos e métodos que tornam o cooperativismo cada vez mais competitivo. Diante disso, fomentar a cultura da inovação é essencial para lidar com a nova economia.

Nesse cenário, o InovaCoop seguiu trazendo diversos conteúdos focados no desenvolvimento de uma cultura de inovação no ambiente de negócios cooperativista. Confira nossa seleção de artigos focados na cultura da inovação. Boa leitura!

Aprendendo e executando a cultura da inovação

Construir um ambiente propício e aberto para o surgimento de novas ideias inovadoras é o objetivo da cultura de inovação. Trata-se de um processo que leva tempo e é influenciado por uma série de fatores. Mas, no final, vale a pena passar por tudo isso. Com esse guia prático, listamos 9 medidas para promover a cultura da inovação na sua cooperativa!

Nessa mesma seara, produzimos um artigo indicando três caminhos para disseminar a cultura de inovação dentro das cooperativas. Essa é uma jornada imprescindível e cheia de desafios. Com isso, é possível tomar a rota rumo à cultura da inovação das seguintes maneiras:

Cultura da inovação se constrói na prática: o maior obstáculo da inovação é a cultura organizacional. Portanto, a construção de uma cultura de inovação deve ser feita por meio de ações.

A inovação é uma atividade coletiva: o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma transformação cultural. Todos os níveis hierárquicos da cooperativa devem se envolver para fomentar a cultura de inovação.

Reconhecimento estimula a inovação: outra forma de estimular a solidificação de uma cultura inovadora é o reconhecimento dos inovadores internos em um modelo que valoriza, de forma forma híbrida, o esforço e o resultado.

Aprendendo com grandes exemplos

Aprender com experiências de sucesso pode ser uma ótima maneira de entender o que dá certo na hora de elaborar uma cultura de inovação. Esse foi o objetivo do e-book que ensina as estratégias de inovação da Apple, Google e Amazon para colocar em prática na sua cooperativa. Não é fruto do acaso que essas três gigantes da tecnologia também são grandes protagonistas da inovação - isso está na cultura delas.

O ecossistema cooperativista também proporciona histórias inspiradoras para estabelecer uma cultura da inovação. Programas de ideias são ótimas formas para estimular a cultura da inovação e produzimos um artigo com 5 programas de ideias que ajudam a transformar o cooperativismo brasileiro.

Para conferir uma transformação cultural mais a fundo em uma cooperativa, contamos com detalhes como o programa Fábrica de Inovação impulsiona a cultura inovadora na Unimed Cascavel, apresentando resultados concretos. Confira também como o Sistema OCB/GO fortalece a cultura de inovação interna com um desafio que premia ideias dos colaboradores.

No entanto, também é possível aprender com erros. Para isso, selecionamos 5 inovações que deram errado - e quais lições podemos tirar delas.

Os meios e motivos para inovar

A cultura da inovação é resultado de uma combinação de hábitos e habilidades que fomentam um ambiente talhado às novas ideias. Assim sendo, uma série de soft skills são extremamente relevantes para o estabelecimento e a efetividade dessa transformação cultural. Aqui, selecionamos as 8 habilidades que impulsionam a inovação.

Criar essa cultura da inovação, afinal de contas, é essencial para que a cooperativa seja inovadora de verdade - e não só no discurso corporativo. Isso é central uma vez que a inovação é uma grande aliada da produtividade.

Enfrentando a desconexão geracional em prol da cultura da inovação

O estabelecimento de uma cultura de inovação tem muito a ver com a convivência mútua entre pessoas com vivências diversas. Nesse cenário, um dos grandes desafios do cooperativismo é engajar pessoas de diferentes idades e, assim, evitar a desconexão geracional. 

O InovaCoop convocou Helem Baldissera, analista de relacionamento da Cresol, e Mariane Natera, analista de inovação no Avance Hub Coplacana, para tirar dúvidas sobre como evitar a desconexão geracional. A partir desse conhecimento compartilhado por elas, preparamos um artigo sobre os desafios da sucessão e da integração de gerações.

Cooperativas que mostram o caminho

Esse assunto foi tratado pela Helem e pela Mariane porque elas representam duas cooperativas que estão mostrando os caminhos para a realização efetiva da sucessão no cooperativismo e o engajamento das novas gerações. As iniciativas de ambas estão registradas em nossos cases de inovação.

A cooperativa de crédito Cresol realiza dois programas de engajamento de jovens na cooperativa. São os os projetos Juventude Cooperativista e Juventude Conectada. Por meio deles, os jovens aprendem sobre o modelo cooperativista e a planejar a sucessão dos negócios familiares. Mais de 1.200 pessoas já participaram da iniciativa Juventude Conectada e os jovens começaram a participar mais ativamente das cooperativas Cresol.

Já a Coplacana, uma das maiores cooperativas do agro, diagnosticou a falta de engajamento dos jovens e a crescente idade de seus cooperados. Para encarar essa situação, a coop criou o Núcleo Jovem Coplacana a fim de conectar a nova geração ao agronegócio e ao cooperativismo.


Conclusão

Em um ambiente de negócios tão competitivo em que novidades tecnológicas surgem a todo momento e os hábitos mudam rapidamente, a cultura de inovação proporciona ferramentas para que as cooperativas possam concorrer, se adaptar e se destacar no mercado.

Este é artigo faz parte de uma retrospectiva que irá resgatar as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta