Fique por dentro

Retrospectiva InovaCoop 2021

Ao longo de 2021 o InovaCoop contribuiu para essas transformações, então vamos relembrar um pouquinho do que tivemos por aqui?

GESTÃO DA INOVAÇÃO09/12/20213 minutos de leitura

2021: que ano, hein?! Aconteceu tanta coisa que a gente nem sabe dizer o que foi mais marcante e transformador, mas sem dúvidas teve aprendizado para todos os gostos! 


Logo de cara, a gente iniciou esse ano tentando entender melhor como as nossas cooperativas estavam lidando com a inovação, o quanto estavam inovando e quais são os seus desafios. E os resultados da pesquisa sobre inovação no cooperativismo foram impressionantes! Que tal relembrar?

Ver tantas iniciativas inovadoras no cooperativismo e diversas outras surgindo de forma tão genuína, nos trouxe também uma reflexão: o quanto o coop, em sua essência, sempre teve o gene da inovação. Talvez seja por isso que esse modelo de negócio conta com tamanha capacidade de transformação, ficando cada vez mais em evidência. Aí é claro que aproveitamos todas as oportunidades para mostrar o quanto cooperativismo e inovação têm tudo a ver!


E por falar em capacidade de ser reinventar, se tem uma coisa que as cooperativas fizeram em 2021, foi isso! Agora explorando diferentes nichos, por meio das plataformas, os negócios cooperativistas estão alçando novos voos e gerando oportunidades. E é claro que o InovaCoop está presente, impulsionando essa empreitada do cooperativismo de plataforma! Tem até curso gratuito que mostra os caminhos das pedras!

,

Esse ano a gente também avançou muitos passos rumo à consolidação de uma cultura de inovação nas cooperativas. E com uma série de materiais, ficou bem mais fácil direcionar as estratégias e concentrar energia e recursos nas coisas certas!

Além disso, durante a Semana InovaCoop tivemos a oportunidade de fazer uma imersão em assuntos como competitividade e inovação, tendências e a construção de futuros, com grandes nomes como Maurício Benvenutti e Tiago Mattos. Vale a pena rever:


E mais: também convidamos a Martha Gabriel, que sabe tudo e mais um pouco sobre inovação, transformação digital e tendências, para trazer dicas e indicações de livros que não podem faltar aí na biblioteca da sua coop!

Em 2021 a gente fortaleceu ainda mais as relações dentro do ecossistema de inovação. Impulsionamos as parcerias entre cooperativas e startups, e com isso todo mundo sai ganhando. Conheça mais sobre este programa, que está na 2ª edição:


Ufa! Que ano intenso, minha gente! Aqui temos apenas uma amostrinha do que aconteceu este ano, navegando no site você encontra vários conteúdos que podem impulsionar a inovação na sua coop.

Pode ir se acostumando porque a inovação não para e já tem muito conteúdo no forno! Quem avisa amigo é: em 2022 tem muito, muito mais!

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta