Fique por dentro

Inovação social: quando novas ideias beneficiam a sociedade

A inovação é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social e bem-estar das comunidades. Entenda o que é inovação social, veja como ela se relaciona com o cooperativismo e conheça exemplos

TENDÊNCIAS24/02/20237 minutos de leitura

A inovação não diz respeito somente ao sucesso no mundo dos negócios. Ela também é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento social e ambiental. Essa ideia é tão forte que tem até nome: é a inovação social. Vamos conhecê-la?

A OCDE descreve a inovação social como o desenvolvimento e a implementação de novas soluções com o fim de melhorar o bem-estar de indivíduos e das comunidades. Além disso, a inovação social envolve evoluções em conceitos, produtos ou transformações organizacionais. Isto é: a inovação em benefício da sociedade.

Em meio ao crescimento da agenda ESG, a inovação social também vai ganhando protagonismo. O “S”, afinal de contas, diz respeito justamente à responsabilidade social, fator cada vez mais valorizado por mercado, reguladores e consumidores. Isso atua como um impulso para o surgimento de iniciativas de inovação social.

No mais, o social e o ambiental também andam juntos. Por isso, iniciativas com foco na preservação ambiental afetam diretamente a vida das pessoas e a sociedade como um todo e, portanto, também integram a inovação social. A demanda dos consumidores e dos mercados pela atenção às pautas ESG impulsiona iniciativas de inovação social.

Papel do cooperativismo na inovação social

O cooperativismo é um dos grandes responsáveis pelos avanços na inovação social. Afinal, o cooperativismo consegue direcionar o capital em prol de iniciativas que prezam pelo bem-estar e desenvolvimento das comunidades - inclusive na hora de inovar.

O papel social do cooperativismo é marcante. As cooperativas agropecuárias do Brasil, por exemplo, têm um enorme protagonismo na jornada pela segurança alimentar em todo o mundo. Sendo assim, as inovações no Ramo têm um forte potencial de impacto social tanto para seus cooperados quanto para a sociedade.

O cooperativismo também é um ator no combate às mudanças climáticas e, inclusive, marcou presença na COP27, a conferência do clima organizada pelas Nações Unidas. No Radar da Inovação, por exemplo, contamos a história da parceria entre Certel e Sicredi em prol da produção de energia limpa e renovável. Além disso, podemos destacar as iniciativas de cooperativas como a MinasCoop Energia, Cocamar, Cooplana e da Fundação Coopercitrus Credicitrus.

O sistema OCB também atua em prol da inovação social. É o caso, por exemplo, do NegóciosCoop, um marketplace cooperativo criado para impulsionar a intercooperação durante a pandemia de Covid-19., ajudando muitas cooperativas a fazer negócios e levar desenvolvimento para suas regiões e cooperados. Há também uma há iniciativa institucional chamada Cooperação Ambiental, na qual você tem acesso a tudo que vem sendo realizado pela instituição na temática.


Inovação social na prática

Inovação social significa criar sistemas em que o ganho é de todos - sobretudo da sociedade. OU seja: uma lógica sustentável a longo prazo que produz novas ideias almejando construir um mundo melhor. Veja alguns exemplos para entender a inovação social:

  • Rede Nossas Cidades: criada em 2011, surgiu para mobilizar pessoas em prol de melhorias nas cidades brasileiras. Ao todo, a iniciativa já reúne mais de 170 mil pessoas em ações virtuais e presenciais. Nela, qualquer pessoa pode começar uma mobilização, além de apoiar iniciativas de outras pessoas.
  • Colab: eleito o melhor app urbano no mundo, em 2013, pela New Cities Foundation, trata-se de uma rede social com foco na cidadania. Ele faz o meio-de-campo entre cidadãos e cidades, aproximando as pessoas e os gestores públicos.
  • Khan Academy: sem fins lucrativos, seu objetivo é disseminar a educação por meio de cursos gratuitos para todos os perfis. Há aulas de diversas disciplinas e graus de complexidade disponibilizados gratuitamente.
  • Catarse: a plataforma de financiamento coletivo mostra que a inovação social também pode ser um bom negócio. O serviço já ajudou a viabilizar quase 20 mil projetos de diversas áreas, fortalecendo a relação entre artistas e público. 

Em meio ao surgimento de iniciativas de impacto social, até mesmo premiações de sustentabilidade começaram a apreciar o tema. Vamos, então, contar a história da MapBiomas, uma iniciativa brasileira calcada na colaboração e premiada internacionalmente.

MapBiomas: colaboração brasileira ganha prêmio de inovação social

Em cerimônia realizada em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, o brasileiro Tasso Azevedo foi premiado como um dos Inovadores Sociais do Ano. Azevedo é engenheiro florestal, cofundador e coordenador do MapBiomas, uma rede colaborativa que incentiva a gestão sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Ao todo, 16 lideranças socioambientais foram premiadas pela Fundação Scwhab. Os critérios levam em conta a abordagem inovadora das iniciativas e o seu potencial de impacto global. A cerimônia aconteceu no dia 17 de janeiro. Outros dois representantes da MapBiomas também foram reconhecidos: a coordenadora científica Julia Shimbo e o coordenador técnico Marcos Rosa.

Azevedo evidencia que a inovação não tem o seu papel restrito à competitividade no mundo dos negócios. Pelo contrário - a mentalidade inovadora tem muito a contribuir para também tornar o mundo mais sustentável e um lugar melhor para todos.

Como o MapBiomas inova

O MapBiomas foi laureado dentro de uma nova categoria da premiação a de Inovação Social Coletiva. Assim, a novidade na premiação foi elaborada a fim de dar uma maior visibilidade a iniciativas de cooperação e impacto coletivo na transformação social. Em sua estreia, a categoria premiou cinco iniciativas, dentre as quais o projeto liderado por Tasso Azevedo.

O projeto é formado por uma rede colaborativa que contempla ONGs, universidades e startups de tecnologia que atuam em conjunto com o propósito de usar a tecnologia e a ciência para revelar as transformações ambientais no território brasileiro. Para isso, o MapBiomas foca em:

  • Produzir mapeamentos anuais da cobertura e uso do solo;
  • Monitorar mensalmente a superfície de água e cicatrizes de fogo;
  • Validar e elaborar relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil.

O MapBiomas foi fundado em 2015 visando gerar mudanças sistêmicas por meio de novas ferramentas e da inovação. Tasso Azevedo explicou assim:

“O acesso livre a informações e dados atualizados, históricos e de qualidade sobre o uso e cobertura da terra é premissa para a implantação de políticas públicas, combate ao desmatamento e para a atuação responsável de empresas. Hoje qualquer pessoa com acesso à internet tem condições de verificar o que está acontecendo em todo o território nacional”.

A premiação

O prêmio para inovadores sociais é uma realização da Fundação Schwab em parceria com o Fórum Econômico Mundial e é dividido em cinco categorias:

  • Empreendedor social
  • Intraempreendedor social público
  • Intraempreendedor social corporativo
  • Inovação social coletiva
  • Líder mentor da inovação social

Ao anunciar os vencedores, Hilde Schwab, presidente da fundação, disse que “os Inovadores Sociais de 2023 representam uma geração de líderes de mudança social e ambiental que demonstram que modelos inovadores de cooperação e atuação intersetorial são essenciais para avançarmos diante dos complexos desafios que enfrentamos”.

Além do MapBiomas, a premiação também laureou, por exemplo, um empreendedor nigeriano que apoia os negócios de pequenos agricultores e um pioneiro no conceito de “contratação aberta”, que que ajuda desempregados na busca por trabalhos sem barreiras como a verificação de antecedentes criminais. Veja todos os vencedores do ano neste link.

Conclusão

"Problemas complexos não podem ser resolvidos por organizações isoladas. Os premiados deste ano mostram novos modelos de colaboração entre setores usando tecnologia inovadora, recursos e conhecimentos compartilhados". Essa é a avaliação de François Bonnici, diretor-executivo da Schwab e chefe de inovação social do Fórum Econômico Mundial.

Isto é: a cooperação é um fator-chave para o desenvolvimento da inovação social- e a inovação social já está na raiz do cooperativismo.

E aí na sua Coop? Iniciativas de Inovação social estão no radar?

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta