Indústria 5.0: conheça a evolução que une máquinas e seres humanos
Fique por dentro das características que guiam o futuro da indústria e saiba como ela transforma negócios e pessoas
O futuro do trabalho e da economia nos oferece diferentes perspectivas. Todas elas levam em conta o papel da Indústria, um setor econômico importante e responsável pela transformação de matérias-primas em bens e serviços.
Mesmo pouco antes da primeira Revolução Industrial, as máquinas se tornaram imprescindíveis nos processos de fabricação. Com o avanço tecnológico, os processos foram ficando cada vez mais automatizados e digitalizados, sem a necessidade de ação humana.
Contudo, nos últimos anos, com a chamada Indústria 5.0, o fator humano vem readquirindo protagonismo nos novos processos industriais, geralmente marcados pela digitalização, uso da inteligência virtual e análise de dados, entre outras tecnologias.
Assim, nessa nova indústria, a máquina existe para fornecer apoio e potencializar as competências humanas que mesmo as ferramentas tecnológicas mais avançadas não conseguem substituir. É possível automatizar a criatividade, a capacidade de análise, a resiliência e a cooperação mútua, afinal?
O que é a Indústria 5.0
A Indústria 5.0 é o ponto da mais recente evolução industrial. Ela propõe a humanização dos processos industriais, a fim de combinar aspectos essencialmente humanos à velocidade, produtividade e eficiência alcançadas pela automação trazida pelas máquinas e digitalização.
Uma definição dada pela União Europeia entende que a Indústria 5.0 “fornece uma visão da indústria para além da eficiência e da produtividade como únicos objetivos, e reforça o papel e a contribuição da indústria para a sociedade”. Nesse sentido, a Indústria 5.0 tem três pilares principais:
- Ser centrada no ser humano
- Ser resiliente
- Ser sustentável
Ser centrado no ser humano indica a fuga de um paradigma puramente técnica. O homem deixa de ser visto como meio para ser visto como fim. A organização deixa de existir somente para ser servida, mas também para servir às pessoas e à sociedade.
A resiliência aparece como pilar da Indústria 5.0 ao passo em que a preocupação maior deixa de estar essencialmente sobre os lucros e a eficiência, mas sim em construir organizações capazes de reagir sistematicamente diante de qualquer situação, proporcionando soluções mais estáveis e sustentáveis.
Além disso, a indústria do futuro não poderia estar alheia às questões urgentes de sustentabilidade. Isso requer, por exemplo, a aplicação de estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Diferenças entre a Indústria 4.0 e a Indústria 5.0
Não há, na verdade, um movimento de passagem entre eras, em que a Indústria 4.0 é, aos poucos, deixada de lado para dar espaço à Indústria 5.0. O que ocorre na verdade, é uma complementação da 4.0 com os aspectos da 5.0. O objetivo, portanto, não é desconsiderar os avanços passados, mas ampliá-los, gerando novas possibilidades.
A Indústria 4.0 intensificou a integração de novas tecnologias, promovendo a automação industrial, gerando impactos positivos de produtividade e eficiência. Porém, ao mesmo tempo, diminuiu o papel humano nos processos. A Indústria 5.0 caminha em direção a reequilibrar essa relação entre máquina e homem.
Nesse sentido, a Indústria 5.0 lança um novo olhar sobre os avanços da Indústria 4.0, por um caminho em direção à humanização e à responsabilidade ambiental.
Propósitos da Indústria 5.0
A Indústria 5.0 pretende explorar a fundo a capacidade humana de análise crítica e especializada na operação de super tecnologias e maquinários avançados. Isso acontece a fim de gerar produtos mais próximos à real necessidade do consumidor, de maneira customizada e personalizada.
Diferente da Indústria 4.0, em que o objetivo era a automação geral, a Indústria 5.0 privilegia a intervenção humana. Com isso, seu propósito é obter aquilo que a máquina não é capaz de oferecer, como a criatividade, a resiliência e o pensamento crítico e cognitivo.
No entanto, o objetivo da Indústria 5.0 não está centrado em resultados puramente financeiros. O objetivo é, também, criar valor atrelado à qualidade da vida humana, considerando a sustentabilidade e responsabilidade social.
Desafios da Indústria 5.0
O desafio da Indústria 5.0, então, é cumprir justamente aquilo que se propõe a fazer: tornar os processos industriais mais humanizados, em um movimento contrário à automação total, sem perder os ganhos de produtividade e eficiência trazidos pela Indústria 4.0.
A aplicação das ideias propostas pela Indústria 5.0 ainda está no início. A implementação completa ainda levará tempo e envolve a adoção de novas tecnologias e a qualificação da força de trabalho, o que exige altos investimentos. Muitos negócios de pequeno e médio porte, por exemplo, ainda buscam implementar a Indústria 4.0 em seus processos.