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Cooperativas inovadoras, negócios transformadores

Vinícius David, referência em inovação no Vale do Silício, foi o palestrante do evento de lançamento do InovaCoop: o site de inovação do cooperativismo brasileiro.

GESTÃO DA INOVAÇÃO23/06/20207 minutos de leitura

Legal, né?! Pois é, ele trouxe uma série de reflexões sobre a cultura e a prática da inovação, mostrou exemplos que podem e devem ser seguidos pelas nossas coops e destacou também a importância da inovação no cooperativismo! Ele acredita, e a gente também, claro, que o nosso modelo de negócios tem todo o potencial e as possibilidades de ter sucesso quando se propõe a inovar. Os principais insights estão aqui, neste post. Vem aqui conferir como foi!

O que é inovação

Inovar é ter a coragem de fazer diferente. Coragem de ousar, de se reinventar. Mais ainda, de se desafiar a utilizar o que já existe e torná-lo ainda melhor. Além de tudo isso, outro ponto importante para fazer acontecer é o propósito, que tem tudo a ver com cooperativismo, não é mesmo?

Inovação é quando se consegue, a partir de um propósito, promover transformações sociais, nas comunidades, criar oportunidades. E esse é, com certeza, um diferencial das cooperativas. Sobre a importância do propósito por trás de iniciativas inovadoras, Vinícius David fala mais a respeito neste artigo publicado na Gazeta do Povo. No texto, ele destaca questões importantes e que devem estar sempre no radar de quem quer inovar.

Sabe aquele olhar atento para as tendências, para as sinalizações que a sociedade e o mercado oferecem sobre demandas que precisam ser atendidas? Vinícius ressalta que ter esse olhar é fundamental para o processo de inovação. É a partir disso que se inicia o trabalho de criar soluções inovadoras para os problemas já existentes ou experimentar novas formas de se prestar algum serviço. Tudo isso considerando que a essência dos negócios pode mudar sim, mas na sua maneira de ser feita, e não no seu DNA, esse continua o mesmo. Cooperativas que utilizam aplicativos e outras tecnologias para otimizar seu trabalho ou a entrega de um produto/serviço, por exemplo, não deixam sua essência de lado, apenas incorporam isso ao seu dia a dia para dar ainda mais agilidade aos processos e fazer seu negócio ainda melhor. 

Pontos de ebulição

Momentos de crise são historicamente terrenos férteis para impulsionar grandes transformações. A gente acompanha isso ao longo da história. Foi exatamente em momentos como o que estamos vivendo agora que ocorreram mudanças efetivas na sociedade e nos negócios e surgiram algumas das principais tecnologias que conhecemos hoje.

Sobre isso, David faz uma referência direta ao cooperativismo como um dos exemplos de modelo de negócio que já nasceu a partir de uma ideia inovadora, com um propósito muito claro de unir pessoas com objetivos semelhantes e trabalhar de forma colaborativa. As cooperativas fazem, desde sua criação, o que muitas empresas têm buscado incorporar à sua cultura organizacional nos últimos anos: que é trabalhar em conjunto de forma organizada visando o crescimento coletivo e o impacto social na sua comunidade. Não há espaço para o individualismo no cooperativismo e tem ficado cada dia mais evidente que também não há mais essa possibilidade de crescimento estritamente individual na sociedade e no mundo dos negócios.

A importância das pessoas para inovação

Quando o assunto é atuação coletiva, centrada nas pessoas, o cooperativismo mais uma vez se destaca. Um negócio feito por pessoas e para pessoas, pensando no bem-estar das pessoas. Onde todos são donos e tomam as decisões juntos, têm voz e voto nas reuniões deliberativas que decidem os rumos dos negócios, os rumos da cooperativa.

E para inovar é preciso pensar, a todo o momento, em soluções que vão ajudar a resolver os problemas das pessoas. Pode ser uma solução para a entrega de produtos ou serviços aos clientes, para otimizar o dia a dia dos cooperados e colaboradores dentro das cooperativas, tem como inovar em muitas frentes diferentes. Não são as tecnologias usadas que inovam por si só, mas sim as pessoas que as utilizam para fazer a inovação acontecer. Por isso é tão importante que se tenha um olhar bem atento para a cultura organizacional, pois ela pode influenciar, despertar um sentimento de motivação ou até de desmotivação, de pertencimento ou não-pertencimento, e que certamente irá impactar na tentativa de inovar. É importante lembrar que a inovação pode acontecer em qualquer setor de uma instituição, todos podem inovar.

Um conjunto de pessoas em torno de um propósito deveria ser a essência de qualquer empresa. Se não há engajamento entre colaboradores, se as pessoas na maior parte do tempo estiverem infelizes com o seu trabalho, sem dúvida será muito mais difícil implementar um processo de inovação. Especialmente em organizações muito grandes ou com uma cultura corporativa muito tradicional. A mudança de mindset necessária para inovar, que invariavelmente depende das pessoas envolvidas no processo, vai esbarrar em uma série de obstáculos. Agora, se você tem na sua organização um ambiente, ao contrário disso, com todos esses pontos positivos, o caminho está aberto para a inovação. 

Aprendizado e coragem para inovar

O assunto aqui continua sendo as pessoas. Quais são os profissionais mais buscados pelo mercado hoje? Entre esses profissionais, quantos deles tiveram formações específicas nas áreas em que atuam? Essas são duas questões que colocam em xeque não apenas a necessidade de uma reformulação do nosso sistema educacional como um todo, mas também a forma como as organizações devem olhar para os candidatos na hora de contratar profissionais para a criação de soluções inovadoras.

As tendências estão se materializando cada vez mais rápido e, para acompanhá-las, novos profissionais - que saibam trabalhar com elas - precisam surgir, estar disponíveis no mercado. Mas não surgir do nada. Isso já vem acontecendo.Muitos já estavam alocados em áreas específicas e se reinventaram, aprendendo uma forma de se trabalhar. A mudança de mindset fez com que esses profissionais se destacassem e ganhassem espaço, mas a tendência é que crianças e jovens que ainda estão em formação aprendam a lidar com as mais variadas tecnologias desde cedo. Quando os “pós-millennials” chegarem ao mercado de trabalho estarão muito mais preparados para lidar com a multiplicidade de possibilidades, prontos para atuarem em áreas que ainda nem existem.

Para quem já está no mercado de trabalho, o Vinícius reforçou a importância do longlife learning, que é o aprendizado constante ao longo da vida. O profissional que atualiza seus conhecimentos com frequência e tem coragem para se reinventar na carreira. Leonardo da Vinci e Steve Jobs foram alguns dos exemplos que foram citados como pessoas que abraçaram novos conhecimentos e foram além de seus campos de atuação. Ambos mantinham o olhar sempre à frente de seu tempo. Para ser inovador é preciso ter coragem e resiliência para lidar com o diferente e com as adversidades.

4ª Revolução Industrial

Com a chegada da chamada 4ª Revolução Industrial, uma grande quantidade de tecnologias se sobrepuseram, ocuparam todos os espaços e estão acessíveis - em maior ou menor proporção - às pessoas. O impacto disso no mundo é irreversível. Agora, os negócios só precisam se entender e se apropriar adequadamente dessas tecnologias para implementá-la no dia a dia.

Segundo Vinícius David, para “surfar nessa onda” as organizações não precisam necessariamente criar algo novo, mas estarem atentas para reinventar formas e comportamentos, agregar tudo o que já foi dito - motivar pessoas, tê-las como ponto central do processo de inovação, olhar as tendências e aproximá-las da sua realidade. Ele, inclusive, fala mais a respeito do assunto neste artigo publicado no seu perfil no LinkedIn (vale à pena, inclusive, segui-lo para acompanhar outros insights!).

Gostou do nosso resumo com alguns dos principais pontos do webinário de lançamento do InovaCoop com Vinícius David?! Tem muito mais, assista agora à íntegra no YouTube do Sistema OCB!

Recomendamos também a leitura do artigo "O que é necessário para criar produtos e serviços extraordinários", publicado por Vinícius na Gazeta do Povo, no qual ele destaca cinco pontos que um gerente/head de produto precisa saber para inovar!