Fique por dentro

Sistema OCB apoia a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma

Pela primeira vez no Brasil, a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma discute a inserção das cooperativas na economia digital

COOPERATIVISMO DE PLATAFORMA28/10/20225 minutos de leitura

A próxima edição da Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma irá trazer, pela primeira vez, o evento ao Brasil. O congresso vai acontecer entre os dias 4 e 6 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Sistema OCB Nacional.

Nesta edição, o evento terá o tema “Owning the Future: Sustainably Scaling Platform Cooperatives With the Global South” (Possuindo o Futuro: Escalando Sustentavelmente as Cooperativas de Plataforma com o Sul Global, em português).

Assim, o evento busca respostas para a seguinte questão: como as cooperativas digitais conseguem escalar seus negócios em meio às transformações tecnológicas e sociais? Afinal, o cooperativismo segue ajudando a tornar a economia moderna mais sustentável e colaborativa por meio de sua tradição e seus princípios.

A conferência está sendo organizada pelo Platform Cooperativism Consortium em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio).

Assuntos e debates

A edição brasileira da Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma irá proporcionar três dias de apresentações e debates com nomes importantes de dentro e fora do cooperativismo.

O fio condutor será a discussão de alternativas para que as cooperativas digitais possam competir contra grandes empresas de tecnologia que comandam a gig economy. Dessa forma, o evento irá colocar holofotes em temas como:

  • Como é possível construir um ecossistema digital de cooperativas no Sul Global, levando em conta os efeitos do colonialismo de dados e trabalho por parte do Norte Global?
  • Qual é a importância de escalar o escopo dos negócios ao mesmo tempo em que aderem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, impulsionando a agenda ESG?
  • De que forma as tecnologias descentralizadas ligadas à Web 3.0, como DAOs e blockchain, podem ajudar nas aspirações de crescimento e consolidação das cooperativas de plataforma?

Palestrantes e painelistas

Ao todo, a edição brasileira da Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma irá contar com mais de 30 palestrantes. Trebor Scholz, criador do conceito de cooperativismo de plataforma e líder do Platform Cooperativism Consortium, participará de painéis nos três dias de evento.

O Sistema OCB será representado nos debates por Clara Pedroso Maffia, gerente de Relações Institucionais, reforçando o papel da instituição no apoio ao desenvolvimento do cooperativismo de plataforma no Brasil.

Veja, também, outros destaques da programação:

  • Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), irá discursar acerca do poder transformativo das cooperativas de plataforma no Sul Global.
  • Rafael Grohmann, professor-assistente de Estudos de Mídia na Universidade de Toronto Scarbourough, no Canadá, e líder do Observatório do Cooperativismo de Plataforma, vai falar sobre aprendizados, teoria e políticas públicas em prol das plataformas sob posse dos trabalhadores na América Latina.
  • Rafael Zanatta, diretor da Associação Data Privacy Brasil, apresentará um panorama sobre a história e a situação do cooperativismo de plataforma no Brasil.
  • Anita Gurumurthy, pesquisadora e fundadora da IT For Change, levará uma perspectiva externa à conferência em sua palestra sobre digitalização e governança de dados nas cooperativas indianas.

Além disso, há mais um amplo leque de apresentações e painéis que passarão por tópicos como novas estratégias para as plataformas de trabalho, a relação entre as DAOs e o modelo cooperativista e como políticas públicas podem incentivar o cooperativismo de plataforma, por exemplo. A programação completa está disponível neste link.

Participantes da conferência

Diante da riqueza proporcionada pela programação, a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma proporciona conteúdo de interesse para uma variedade de perfis:

  • Cooperados: pessoas que fazem parte de cooperativas tradicionais verão os benefícios da transformação digital na busca por escalar os negócios na economia digital.
  • Formuladores de políticas públicas: advogados, pesquisadores do direito, legisladores e membros de organizações não-governamentais que atuam em prol de relações de trabalho mais justas conhecerão as restrições e barreiras legais que desaceleram a escalabilidade das cooperativas na economia digital.
  • Entusiastas de tecnologia: empreendedores, desenvolvedores, designer e participantes de hubs de inovação que se preocupam com o impacto social da tecnologia verão como os princípios do cooperativismo servem como norte para o desenvolvimento ético.
  • Pesquisadores: professores universitários, estudantes e pessoas intelectualmente interessadas nos efeitos do capitalismo de plataforma terão oportunidade de aprender, contribuir e ingressar na comunidade global de estudos sobre o cooperativismo de plataforma.

Sistema OCB apoia a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma

O Sistema OCB é um dos patrocinadores da edição brasileira da Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma.

Por meio desse apoio, o Sistema OCB segue em sua jornada em prol de impulsionar o cooperativismo rumo ao protagonismo na nova economia digital. Para isso, o cooperativismo de plataforma se apresenta como uma opção sustentável para as novas tendências dos negócios de forma ética, participativa e colaborativa.

Em suas Propostas para um Brasil mais cooperativo 2023-2026, a OCB defende que o futuro do setor passa pelo apoio e estímulo ao cooperativismo de plataforma. O modelo está ganhando destaque no Brasil e iniciativas como a realização da Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma ajudam no amadurecimento desse movimento.

O InovaCoop enxerga o cooperativismo de plataforma como ferramenta importante para o futuro da inovação nas cooperativas. Confira, portanto, o e-book que produzimos sobre o tema!

Sobre a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma

Originalmente realizada em Nova York, a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma ainda passou por Berlim e Hong Kong antes de chegar ao Brasil. Dessa forma, essa é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.

A edição brasileira da conferência tem parceiros como a Coonecta, o Observatório do Cooperativismo de Plataforma (OCP), o Laboratório de Pesquisa DigiLabour e o MundoCoop.

Vale lembrar, o evento acontece presencialmente nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2022, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, porém limitada. A inscrição deve ser realizada pelo site do ITS Rio. Participe!


Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta